Sensacional transformação de uma casa argentina

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Sensacional transformação de uma casa argentina

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Jardins  por Parrado Arquitectura
Loading admin actions …

No nosso antes e depois de hoje, vamos conhecer um projecto de reforma integral localizado na Argentina. Este projecto é da responsabilidade do estúdio Parrado Arquitectura e nele teremos a possibilidade de conhecer a história de uma construção típica deste país da América do Sul: a ’casa chorizo. Sim, é mesmo isso que está a pensar. Em português, seria a casa chouriço’.

Este tipo de casa, embora se possa encontrar noutras zonas do país, está intimamente ligada à cultura da capital. Trata-se de um estilo construtivo que se encontra especialmente vinculado ao fenómeno da imigração europeia que teve lugar em finais do século XIX. As ’casas chorizo’ caracterizam-se por ser construções longitudinais, onde os ambientes estão unidos um atrás do outro, tal e qual como os chouriços num talho. Outra característica importante e que, sem dúvida, também define o estilo de construção, é o pátio. Geralmente, os ambientes organizam-se em paralelo a um pátio interior ao qual se tem acesso directo a partir de todas as divisões da casa.

Venha connosco conhecer a história desta casa em ruínas que graças a uma remodelação profunda reencontrou a sua essência.

A fachada antes da remodelação

Nas grandes cidades argentinas, predominam as fachadas contínuas e com belas cornijas, elegantes molduras e enormes aberturas de madeira maciça.

Nada do que mencionámos anteriormente está presente na fachada da casa. Facilmente percebemos que a principal fachada do edifício sofreu múltiplas transformações, todas elas sem sentido e pouco benéficas. O resultado é o que vemos: paredes sujas e destruídas, janelas muito pequenas e uma entrada triste e pouco funcional.

A nova fachada

Os profissionais do estúdio Parrado Arquitectura souberam interpretar as necessidades de uma casa que se encontrava totalmente em ruinas. Ainda assim, a verdade é que as alterações não foram drásticas, uma vez que o objectivo era recuperar o passado glorioso do edifício. Tratava-se de devolver a vida a uma fachada triste, recuperando-lhe as molduras, aumentando as janelas e pintando as paredes numa cor mais chamativa.

Sala de jantar

Os arquitectos que lideraram o projecto conservaram o conceito espacial original da casa. Os ambientes amplos e de tectos altos são elementos característicos neste estilo de construção. 

As pequenas janelas que vimos na primeira imagem foram aumentadas de forma a oferecer maior quantidade de luz natural ao espaço interior, sendo também elevadas de forma a preservar a privacidade dos proprietários.

Os detalhes

É interessante perceber como a utilização dos arcos interiores favorece a ligação entre os diferentes ambientes de forma elegante e subtil. Neste caso, podemos ver como a sala de estar e de jantar se unem num espaço único onde a energia flui naturalmente.

A biblioteca é outro elemento que se destaca neste ambiente, expandindo-se sobre a parede e mostrando-se imponente e funcional. 

A sala de jantar

Vamos agora até à sala de jantar conhecer mais mudanças  

Numa das paredes da sala, o reboco foi completamente picado deixando à vista o ladrilho original. Este pormenor cria um contraste fabuloso e aumenta a sensação de conforto no espaço. Além disso, o diálogo entre as paredes brancas e a de ladrilho oferece um certo toque mediterrânico ao interior do edifício.

Casa de banho renovada

A casa de banho foi renovada radicalmente e uma das mudanças mais eficazes foi a abertura de uma clarabóia no tecto. Os benefícios dente elemento são indiscutíveis, tornando a casa de banho mais luminosa e agradável. Além de tudo, os pormenores de madeira emprestam conforto ao espaço que, com a sua banheira de hidromassagem, foi criado para proporcionar bem-estar aos moradores.

O pátio antes da remodelação

O pátio interior neste estilo de casas é uma herança de antepassados espanhóis. Contar com um espaço destes é realmente uma benção e representa um verdadeiro oásis na confusão da cidade. É muito normal encontrar pátios com espaços para relaxar, árvores de fruto e até pequenas hortas, algo que permite criar um óptimo e benéfico ecossistema para o dia-a-dia. 

Claramente, este pátio não é um bom exemplo do que acabamos de dizer e o único verde presente neste espaço sāo mesmo as manchas de humidade que se formaram no piso.

O pátio depois da remodelação

A transformação é impressionante. Os arquitectos inspiraram-se nos pátios romanos e criaram um espaço que evoca um certo romantismo colonial. Tanto a fonte como os revestimentos contribuem para a criação de um lugar de sonho. Outro elemento que foi incorporado com êxito neste pátio é a galeria. Graças a ela os ambientes interiores relacionam-se de forma mais harmoniosa com os exteriores.

O segredo mais bem guardado

Se subirmos pelas escadas que vimos na imagem anterior, chegaremos até ao terraço da casa. Sem dúvida, o segredo mais bem guardado. 

O terraço foi transformado num espaço ao ar livre pensado para ser desfrutado da melhor forma. Aqui, os arquitectos aproveitaram os desníveis para sectorizar os diferentes usos que foram projectados para o terraço. Este paraíso está equipado com uma zona de refeições exterior e com um jacuzzi redondo sobre estrados de madeira.

O que mais podemos pedir de uma casa que se encontra bem no meio da cidade?

Conhecia o conceito de "casa chorizo"? Achou esta transformação interessante? 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!