Renovação de um apartamento de 80 m² em Paris

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Situado na Avenida Wagram, em Paris, o imóvel que integra o nosso livro de ideias, tem uma superfície de 80 m² que, para além de mal aproveitada, estava intocada já há muito tempo. O passar do tempo e a falta de manutenção tornaram essencial uma transformação pelo seu novo proprietário que procurava uma área acolhedora e moderna. 

Os profissionais do gabinete Legarrec-Architectures tinham alguns objectivos para orientar o seu trabalho: pretendiam criar um espaço dedicado à recepção, assim como uma sala de estar e uma sala de jantar. Estas últimas divisões surgem integradas num único espaço.

Sem mais delongas, vamos ver o resultado do projecto.

O apartamento na fase de obras

Na fotografia, vemos o apartamento já em fase de trabalhos. Consegue-se perceber que o estado do imóvel não era mau – estava ainda habitável e funcional – mas carecia de uma modernização e de ver os seus espaços reinventados de forma a proporcionarem mais aconchego e conforto.

O projecto baseia-se, então, na transformação de um apartamento em estilo clássico num paraíso do design moderno.

​Antes da intervenção

Eis a sala de estar e a sala de jantar antes da intervenção. Como vemos, o grande espaço estava dividido em dois como era moda antigamente. A profundidade da área não era usada de forma optimizada uma vez que a parede com uma abertura interrompe o campo de visão. Os poucos elementos decorativos existentes na área, assim como a cor das paredes, evidenciam o estilo clássico que caracterizava o apartamento originalmente.

​Salas durante as obras

Estamos perante a fase de remodelação da sala. Os arquitectos transformaram o espaço profundamente. Removeu-se a parede que dividia ambas as salas, a lareira foi substituída e as portas laterais vão desaparecer. Curioso para ver como ficou?

​Um só espaço de estilo moderno

Eis o resultado da maravilhosa transformação. O espaço está agora irreconhecível. A sala de jantar e a sala de estar unem-se numa só peça na qual a comunicação se faz sem constrangimentos e a luz flui de forma homogénea. A profundidade de campo é impressionante e o efeito de espaço é acentuado pela cor branca das paredes, muito mais luminosa e moderna. Ao longo da parede lateral, foi criado um espaço de arrumação com móveis de superfície simples e minimalista. Esta sala é agora o epítome da modernidade e do luxo.

​Arrumação sob o comprido

Como já mencionado, numa das paredes sobressai um móvel branco que vem trazer ao espaço múltiplas soluções de arrumação que se caracteriza pelas suas linhas contemporâneas. O móvel é, em simultâneo, biblioteca, área multimédia e pano de fundo para peças decorativas. Os móveis inferiores resguardam os radiadores que assim não ficam expostos. Uma solução engenhosa!

Identifica-se mais com o estilo clássico ou moderno? O que achou do resultado desta transformação? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!