Ideias grandiosas para apartamentos pequenos

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Tem um apartamento pequeno? Nada de ficar deprimido! É bem possível criar um quadro de vida agradável e simples sem por isso dar cabo da cabeça! Afinal são apenas metros quadrados, certo? 

O principal objetivo que deve reter num espaço, nomeadamente se este for pequeno é a organização e ordem, além de otimizar ao máximo o espaço, mas atenção não dizemos com isso que o deve atulhar. Todos gostamos de ter as coisas, e pensamos sempre que temos espaço para mais móvel ou mais um eletrodoméstico, mas não… o nosso apartamento é pequeno. É melhor não termos coisas inúteis, não é verdade? 

Como sabemos que quem vive numa casa pequena, vive sempre um dilema de organização e de aproveitamento, e sabemos ainda, que é importante sentir-se à vontade no seu próprio apartamento. Decidimos partilhar convosco sugestões tão eficazes e bonitas, que serão para si uma verdadeira fonte de inspiração. 

Esperamos agora que graças a essas imagens poderá projetar melhor o seu pequeno apartamento. Faça-nos saber, sim?

Espaço envidraçado

Salas de estar minimalistas por Polygon arch&des
Polygon arch&des

APARTMENT “VERBI”

Polygon arch&des

Quando falamos em pequenos apartamentos, falamos mesmo em pequenas áreas, como 40, 50, 60 ou até 70 m². Não são de todo grandes áreas, mas são excelentes alternativas para primeiras casas (estudantes; solteiros; recém-casados) ou até para pessoas mais idosas, que vivem sozinhas. São, geralmente, mais baratas, práticas e de fácil manutenção, por isso são ótimas opções. Estes pequenos apartamentos, podem ser T0 ou T1, tendo este último o privilégio de ter um quarto. 

Mas no caso de não ter uma divisão própria para o quarto, há que puxar pela cabeça e procurar alternativas, isto se não quiser ter um sofá cama ou um móvel multifuncional. Adoramos esta solução que divide a sala, a cozinha e o quarto, por uma parede falsa e outra de vidro, deixando a luz natural penetrar. É uma opção que não altera em nada a arquitetura e é facilmente removível. Assim, obtém um espaço extra, para maior privacidade e à vontade no dia-a-dia.

Quarto e sala no mesmo espaço

Salas de estar ecléticas por Sandra Dages
Sandra Dages

Appartement paris 11 ème

Sandra Dages

Na mesma ordem de ideias da imagem anterior temos aqui uma sala de estar, que divide o mesmo espaço com o quarto. Neste caso, dividiram as duas áreas, com uma simples cortina branca. 

Neste pequeno apartamento, tudo temos: sofá, mesa de apoio, mesa de centro, cama, roupeiro e uma pequena cozinha, que dispõe de uma pequena mesa de jantar a dividir a área. Além disso a decoração é agradável e elegante. Sem dúvida um projeto que merece ser espreitado!

Estreito também é estilo!

Ter um apartamento pequeno, é ter a possibilidade de encontrar várias arquiteturas possíveis. Neste caso, espreitamos uma casa pequena e estreita, na cidade de Coimbra, um projeto assinado pelo arquiteto José Tiago Rosa. 

Um fantástico T1, com um design moderno, onde presencia a filosofia minimalista e industrial, por esta parede de tijolos na sala. Sem dúvida que a organização foi a nota que tocou em toda a constituição deste apartamento. E esta imagem mostra exatamente isso mesmo, como um lugar limpo e organizado parece ganhar espaço e parecer maior. 

O branco!

Dentro de toda a paleta cromática, não há dúvida que o branco é o nosso queridinho para decorar espaços pequenos, sendo que esta cor faz verdadeiros milagres! E quem nos comprova isso em imagem é a arquiteta Ana Maria Timóteo, com este pequeno apartamento de apenas 45 m². Aqui o branco esbanja beleza, luz e brilho. O que parecia pequeno e atulhado, de repente ganhou vida e outra dimensão. Aquele sofá de azul vibrante trouxe o toque final de um apartamento cheio de pinta. Adoramos!

Apartamento elegante

Mais uma ideia branca, mais uma ideia feliz! Mas temos aqui um pequeno apartamento com carácter, com personalidade, graças à presença da pedra e da madeira, uma conjugação feliz de vários materiais e texturas. Poder-se-ia pensar que é uma decoração rústica devido àquela parede, mas o mote foi o contemporâneo, vemo-lo pela escolha astuta do mobiliário, linhas simples, retas, que não sobrecarregam de todo o nosso campo de visão. Fica leve e atraente num pequeno apartamento. 

Cozinhas pequenas

Poderá ser considerado uma desvantagem num pequeno apartamento, o tamanho reduzido da cozinha, mas nós gostamos de ver as coisas pelo lado positivo e bom da questão. Numa cozinha mais pequena, será mais prático de se organizar, não sujará tanto e limpará tudo de forma mais fácil, sem perder horas a fio a esfregar isto ou aquilo. Por outro lado, se a sua cozinha for aberta para o salão tem ainda a vantagem de partilhar dois dedos de conversa com quem está do outro lado ou espreitar a televisão da sala de estar. 

Um apartamento diferente

Estamos perante um apartamento bem diferente, mas que a unicidade de cada detalhe conquistou o nosso olhar homify. Um apartamento que parece estar situado no topo de um antigo prédio, devido às características do teto (saliência das vigas). Nesta tela branca, apostaram em cores vibrantes, que apelam o verão e a boa disposição. 

Decerto, um apartamento pequeno, mas cheio de alma! Veja este detalhe da escada de madeira que nos levar a subir para o quarto, é super romântico!

Loft

Micro Loft: Salas de estar minimalistas por José Tiago Rosa

Com este exemplo, queremos vos transmitir que é bem possível ter um pequeno apartamento e poder rentabilizá-lo ao máximo. Hoje em dia, existem móveis super práticos, que permitem aproveitar todo o espaço da casa, nomeadamente a altura, já que a largura falta. Como foi o caso deste projeto, que fizeram de um T0, um microloft, graças a esta estrutura de madeira. Esta permitiu criar fronteira, entre a cozinha, a sala/escritório e o quarto numa mesma divisão, além disso dispõe de arrumações. Um projeto realizado pelo Arquiteto José Tiago Rosa, em parceria com o Arquiteto Nuno Miguel Tavares. 

Gostou das nossas grandes ideias partilhadas neste artigo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!