Vitrine – A Maneira Mais Eficaz de Expor os Seus Objectos Queridos – 12 Inspirações

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
A JOIA d´AZOIA pedro quintela studio Quartos campestres Acabamento em madeira
Loading admin actions …

Está à procura de um espaço de arrumação adicional para sua casa? As vitrines dão-lhe a vantagem de expor os seus objectos favoritos, ao mesmo tempo que os mantém protegidos do pó e da humidade.

A vitrine, que esteve um pouco fora de moda durante algum tempo, tem conhecido um ressurgimento incrível pelas suas múltiplas possibilidades. Ela é muito mais do que uma simples unidade de armazenamento, ao permitir uma organização perfeita dos elementos que contém, ao mesmo tempo que permite a sua visualização em destaque. O resultado final não depende apenas do móvel em si, mas também dos objectos que nele coloca e da organização que lhes dá, e por isso cada vitrine ganha um carácter próprio, personalizado o ambiente de maneira única. De madeira ou metal, pequena ou grande, com mais ou menos vidro, com uma vitrine pode criar uma cristaleira, um armário de curiosidades, uma sapateira ou mesmo um expositor para os seus acessórios de moda. Até pode fazer uma espécie de estufa interior para criar algumas plantas e fazer um jardim interior, como já vimos numa casa!

Na homify temos centenas de ambientes onde foram incorporadas vitrines dos mais variados estilos e com muitos tipos de utilização. Venha espreitar as nossas inspirações, saiba um pouco mais sobre o tipo de vitrine em questão e escolha a peça que melhor se adequa às suas necessidades, para poder pedi-la ao seu carpinteiro de eleição!


1 – Vitrine refrigerada

Começamos por uma vitrine inusitada para um artigo de decoração e mobiliário, não é verdade? Mas tendo em conta a beleza do espaço criado pela NO PLACE LIKE HOME ® e que esta é uma das utilizações mais comuns para este tipo de móveis, esta escolha já não parece estranha!

A vitrine refrigerada é muitas vezes o ponto central do estabelecimento, chamando os clientes com os alimentos ali expostos com o seu aspecto delicioso, ao mesmo tempo que os mantém protegidos. Mas esta estética profissional não se ficou pelos estabelecimentos, tomando cozinhas e salas com o seu estilo industrial, tornando-se parte integrante de decorações um pouco por todo o mundo.

2 – Inspiração industrial

Vitrines de parede Davivero CozinhaArmários e estantes Vidro Cinzento
Davivero

Vitrines de parede

Davivero

Inspiradas nas vitrines comerciais, temos agora estas vitrines de parede numa cozinha de estilo industrial da DAVIVERO.

As vitrines na cozinha, também chamadas de armários louceiros, são móveis especiais, destinados a dar o merecido destaque àquelas panelas de estimação ou aos seus equipamentos de topo, servindo tanto para decoração como local de arrumação, mas precisam de um cuidado extra: – como muitas vezes têm grandes superfícies envidraçadas precisam de uma limpeza frequente, pois podem ser locais de acumulação de pó e gorduras que se tornam bem visíveis, pondo em causa a beleza das peças ali expostas!

3 – Um louceiro tradicional

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores Cozinhas modernas
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Os materiais mais comuns para o fabrico de uma vitrine são a madeira e o metal, mas também há vitrines embutidas, com paredes de pladur, como veremos mais à frente. As vitrines de madeira escura, como a que temos na imagem acima, estiveram muito em voga nas casas de antigamente, mas o seu volume e a sua estética antiquada tornaram-nas obsoletas. Actualmente, graças aos ambientes de inspiração retro que utilizam muitas vezes móveis antigos, este tipo de vitrine clássica voltou a estar na moda e nós adoramos a ideia. Tudo o que signifique reaproveitar peças antigas permite ajudar na preservação do ambiente e das memórias dos nossos antepassados, criando ambientes cheios de carácter e personalidade.

4 – Comercial requintado

Eugénio de Campos - Jewels Regina Pinheiro Studio Lojas e Espaços comerciais clássicos
Regina Pinheiro Studio

Eugénio de Campos – Jewels

Regina Pinheiro Studio

As vitrines de vidro são fabulosos mostradores e têm potencialidades de design ilimitadas de valorização dos elementos expostos. É por isso que são tão utilizadas em lojas para valorizar os produtos mais exclusivos que devem ser promovidos. Mas uma vitrine como a da imagem acima é outro nível de elegância e luxo… Não nos importávamos de a ter numa sala de estar para expor peças da Vista Alegre, por exemplo!

5 – Vintage industrial

Este tipo de vitrine, com conotações farmacêuticas, já fez parte de muitos estabelecimentos de saúde no passado. Agora estas vitrines vintage têm vindo a ser renovadas e usadas em ambientes retro, de quartos ou casas de banho. São perfeitas para expor produtos de beleza caros ou com embalagens atraentes, funcionando como elementos decorativos e organizadores.

6 – Estética revisitada

A estética das vitrines da foto anterior tem na realidade tido tanto sucesso, que a nossa conhecida gigante do mobiliário já criou uma vitrine IKEA inspirada nela!

Há na ikea vitrines de vários estilos, mas esta é uma das preferidas do momento e por cerca de 130 Euros é realmente um investimento cheio de potencial para expor as suas peças antigas de estimação!



7 – Vitrines de apoio

Atmosferas | Projecto de Interiores Paula Gouveia IDesign.art by Paula Gouveia Salas de estar industriais
IDesign.art by Paula Gouveia

Atmosferas | Projecto de Interiores Paula Gouveia

IDesign.art by Paula Gouveia

As vitrines verticais são móveis belíssimos que pode adicionar para ter mais arrumação e para adornar uma sala ou um quarto, mas não há obrigatoriedade quanto ao design!

Não precisa de ter uma vitrine como móvel completo, assente no chão. Pode optar por adicionar uma vitrine sobre um a consola preexistente para obter um expositor dedicado às suas peças mais valiosas, como vemos nestas duas propostas.


8 – Vitrines de sala clássicas

Não esconda as suas loiças bonitas e caras pois elas podem podem dar um upgrade único à sua decoração de sala de estar. Ao invés de um aparador fechado opte por um louceiro com vitrine. Assim pode guardar as peças que não quer expor e mostrar a todos as peças de que mais se orgulha.

Há móveis com esta configuração em qualquer estilo, mas um clássico é um clássico e vai ser actual para sempre.

Apartamento em Sintra MUDA Home Design Escritórios modernos
MUDA Home Design

Apartamento em Sintra

MUDA Home Design

9 – Vitrinas embutidas

Já falámos delas lá atrás e aqui temos dois exemplos maravilhosos de vitrinas embutidas. Estas vitrinas são armários embutidos, construídos à medida, com as portas frontais envidraçadas para que seja possível ver os elementos no seu interior. São a resposta ideal para quem gosta de ter uma vitrina, mas não gosta da ideia de ter móveis avulsos no espaço.

Como pode ver na imagem acima, as vitrinas embutidas não precisam necessariamente de ter um estilo moderno, pois as portas e os acabamentos podem ser executados ao seu gosto. Mas se pretende um ambiente moderno e minimalista, então a vitrine da imagem abaixo é a ideal para si!

Loft Ana Rocha Salas de estar escandinavas

10 – A vitrina certa para o seu espaço, sempre

Não consegue encontrar a vitrina com as dimensões adequadas ao espaço que tem em sua casa? Tem objectos colecção com dimensões muito diferentes e não consegue encontrar um móvel para os expor todos juntos porque há alguns que não cabem? A solução é, obviamente, mandar fazer uma vitrine à medida!

Um bom designer e um carpinteiro competente vão poder construir o móvel de exposição perfeito para o seu espaço e para as suas peças, sem os inconvenientes de um móvel produzido em massa.

11 – Uma vitrina para o bar

Tem garrafas bonitas e apelativas? Bebidas de que se orgulha? Sabemos que as garrafas com pó têm um apelo especial, mas a sua sala não é uma cave de vinhos e o pó não é bem vindo! Por isso inspire-se neste cenário de bar clássico e construa uma vitrine para expor e proteger essas garrafas especiais e os copos de cristal que todos cobiçam!

12 – Vitrines para o quarto

Acha que as vitrinas são exclusivo da sala e da cozinha? Pense outra vez! Uma vitrine num quarto pode ter um valor inestimável para o seu bem estar e para a decoração do espaço.

Pode usar a vitrina como biblioteca, para organizar os livros que anda a ler, ou os livros da escola, num quarto de criança. As portas de vidro vão permitir ver as lombadas com facilidade, tornando o processo de escolha mais fácil na hora de ler ou de arrumar a mochila. E os livros vão estar mais protegidos do pó!

Ter uma exposição não implica que a tenhamos à vista de todos nas áreas sociais. Porque não fazer uma vitrina de exposição no nosso quarto, com as peças que nos são mais queridas, como neste trabalho de um quarto de menino?

Uma vitrina no toucador para expor bijuterias e acessórios de moda é outra ideia incrível, que pode facilitar muito as nossas rotinas no quotidiano!

As nossas inspirações para vitrines acabam aqui, mas não pare de ler. Encontre mais ideias para vitrines no artigo ’Vitrines – Uso Comercial, Residencial e 15 Imagens Encantadoras’.


Ficou tentado com alguma destas ideias de vitrines?

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!