Habitação rural moderna e contemporânea

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

Quando pensamos em casas no campo imediatamente associamos o tema a um tipo de construção rústica. Na verdade isto deve-se ao facto de em zonas rurais ser muito frequente a construção com base em técnicas antigas e tradicionais. 

No entanto, nem sempre é assim e o projecto que lhe iremos mostrar hoje é a prova de como é possível ter uma casa de campo moderna e contemporânea. A habitação cujas imagens iremos ver irá impressioná-lo pelo seu carisma extremamente sofisticado. O design está presente em todos os detalhes e pormenores não só exteriores mas também interiores.

O projecto desta magnífica habitação foi da autoria dos profissionais alemães Schiller Architektur BDA e o resultado final vai impressioná-lo pela sua sofisticação extrema. Continue desse lado e fique a conhecer uma casa rural moderna e contemporânea.

Um cenário espantoso

É sobre este cenário magnífico que a habitação se ergue no meio de uma envolvente natural e verdejante. A casa é feita de volumes rectos e geométricos onde se distribuem as diversas funções habitacionais. 

No espaço exterior imediatamente adjacente à habitação encontramos uma área lounge perfeita para tirar partido da localização natural e privilegiada. Esta zona é conformada através de duas zonas distintas: uma área de jantar conformada por uma grande mesa rectangular e respectivas cadeiras, e outra zona mais descontraída onde existem pequenos sofás e poltronas de jardim ideais para momentos de lazer e descanso.

Fachada moderna

A fachada conforma-se a partir de três blocos distintos. A composição é variada e sugere uma aproximação a uma forma quase aleatória que é gerada através da intersecção dos vários volumes. No lado direito identificamos a área de garagem, imediatamente por trás situa-se um volume de carácter mais privativo onde se localiza uma suite principal e respectivas instalações sanitárias. Do lado esquerdo encontra-se o volume maior destinado às áreas comuns como cozinha e sala de estar (no piso térreo) e quartos das crianças (no piso superior). A ligação entre os três blocos é feita através de um pequeno corredor com uma saída para o exterior.

Interiores luminosos

Passamos para os interiores da habitação e perdemos-nos numa imensidão de claridade e luz. O tecto funde-se com as paredes criando uma sensação de que o espaço é infinito. O pavimento em madeira conforma uma aura acolhedora ao mesmo tempo que transmite alguma cor ao ambiente interior.

Linhas rectas e puro design

Numa habitação familiar a higiene e espaços dedicados à conformação de instalações sanitárias são fundamentais. Como tal, esta imagem e a próxima irão mostrar-lhe duas casas-de-banho, ou seja dois espaços com o mesmo objectivo funcional, mas com abordagens integralmente distintas.

Esta é a casa-de-banho social, elemento de extrema relevância para o bom funcionamento da habitação. A estética segue uma linha minimalista que já vimos noutros espaços da casa sendo esta contrastada com tons exactamente opostos. O pavimento revestido com soalho em madeira cria uma atmosfera mais acolhedora e confortável nesta divisão que se caracteriza pela sua estética puramente funcional e minimalista.

Branco e mais branco

Passamos agora para o piso superior onde se localiza uma outra casa-de-banho pessoal privada para os quartos. A tonalidade branca converte-se no principal elemento que caracteriza esta divisão. 

As linhas horizontais desenhadas pelo móvel e pelo espelho acentuam um movimento linear que alonga o espaço no seu comprimento criando uma sensação visual confortável. O grande espelho cria a ilusão de grande amplitude espacial e reforça ainda mais a excelente iluminação do espaço. 

Escadas

Estas são as escadas através das quais é efectuado o acesso ao piso superior onde se localizam os quartos e as zonas mais privadas. O design especial destas escadas cria uma ilusão de flutuação espacial transmitindo a ideia de que as tábuas de madeira pairam no ar sem qualquer tipo de suporte. Este efeito é conseguido através da utilização de materiais claros em união com uma excelente iluminação natural que cria um efeito etéreo na composição.

Enquadramentos perfeitos

Terminamos com uma perspectiva impressionante que realça e solidifica a importância da luz natural no dia-a-dia. Nesta imagem vemos uma divisão que é animada por um rasgo de luz diagonal que vai desenhando diferentes formas no espaço consoante a posição solar. Se ficou impressionado com este detalhe luminoso leia também este livro de ideias exclusivamente dedicado à luz natural.

O que achou desta habitação rural moderna e contemporânea? Qual a sua divisão favorita?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!