Chalé de madeira encantador no meio do bosque

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Os profissionais do Morimoto Atelier inspiraram-se nos elementos da arquitectura japonesa para criar um chalé de madeira que consegue transportar a natureza para o interior. A pequena casa de madeira encontra-se rodeada por uma floresta, completamente isolada da civilização, o que faz dela o refúgio perfeito para os seus ocupantes.

O casal reformado desejava profundamente ter um espaço onde pudesse desfrutar da natureza e praticar os seus passatempos preferidos sem distúrbios. Os quartos no interior do chalé foram projectados de acordo com o estilo tradicional japonês com materiais naturais e um estilo descomplicado com ênfase na qualidade.

Vamos descobrir o projecto.

Rodeado por árvores

Os proprietários do chalé procuraram demoradamente um local ideal para construir a casa. E encontraram-no. O terreno situado numa altura elevada, na proximidade de uma floresta de pinheiros, trouxe consigo a possibilidade de ter a natureza por perto, assim como a paisagem da região circundante. A ideia de o projecto ser um chalé esteve sempre presente e consolidou-se após o casal encontrar o lote perfeito no meio da natureza.

​Uma estrutura honesta

Os chalés são, normalmente, feitos de madeira, mas nem todos têm um acabamento como o deste. O acabamento escuro aplicado à madeira traz ao edifício uma aura misteriosa e elegante.

Está, certamente, inerente uma sensação de honestidade à forma como o edifício foi construído. Pode-se dizer que os proprietários valorizam o facto de a estrutura ter sido construída pelas mãos de artesãos qualificados. Mesmo a caixa de correio à moda antiga tem uma estética familiar como se tivesse sido feita em casa pela própria família. 

O Atelier Morimoto revelou que o formato do chalé é inspirado nos chalés dos Alpes suíços. Isso é evidente no tecto inclinado que podemos observar na primeira imagem e que não é típico na arquitectura japonesa que privilegia coberturas planas.

​Escuro e claro

Adoramos o mistério. De um lado, temos a passagem escura, do outro o brilho de um dia soalheiro. As portas de correr são emolduradas por madeira mais clara que indica os pontos de entrada e proporciona um contraste subtil em relação ao predomínio do preto.

O jardim apresenta uma abordagem japonesa minimalista com plantio e folhagem esparsos.

​Interiores verdadeiramente japoneses

O interior pode ser simples, mas o design denota apreço pela forma e pela matéria. Construído em madeira e coberto por tatames, este espaço interior sobressai pela forte presença da estética japonesa.

O casal pode desfrutar da natureza a partir desta casa, estando a atmosfera aproximada do mundo exterior, graças ao uso expressivo de madeira e de vidro.

​Luz e sombras

O núcleo estrutural da casa é simples. Repare como, graças às superfícies envidraçadas, o chão possui reflexos e cores distintas. 

Na traseira da imagem vemos uma cozinha básica, mas bem equipada. Os armários minimalistas são em madeira escura – tal como no exterior – que contrasta com o esquema cromático que rege do espaço.

​A manter todos quentes

A tónica final para um refúgio acolhedor é sempre a lareira. Abraçar as chamas quentes com um bom romance e uma bebida quente entre as mãos é a melhor maneira de usufruir deste recanto.

O local idílico e a honestidade do projecto fizeram deste um projecto delicioso para ser descoberto. Tão cedo não nos vamos esquecer desta viagem ao Japão.

Se pudesse ter um chalé como este, em que região o construía? Partilhe connosco as suas ideias!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!