De prédio histórico a loft super moderno

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Era um prédio localizado num contexto urbano complexo, com uma forte componente histórica e cultural na cidade do Porto. Na zona da sua implantação concentrou-se no século XIII uma comunidade judaica que deu origem à toponímia da rua: Rua Monte dos Judeus. Hoje esta área revela  uma nova dinâmica urbana, com uma interessante interação com os antigos residentes, as novas operações comerciais e alguma reabilitação urbana, tornando-se num foco de elevado interesse urbanístico, cultural e Arquitetónico. É neste contexto de requalificação urbana crescente na área envolvente, que surge a proposta dos arquitectos OODA para a requalificação de um imóvel devoluto e em muito mau estado de conservação, transformando-o num edifício habitacional 6 pisos onde se distribuem 10 frações habitacionais independentes, com características arquitetónicas originais do edifício adaptadas a uma realidade habitacional contemporânea. O projeto tem como objetivo a reabilitação integral do edificado restante. Conheça os detalhes deste projecto abaixo.

Fachada

Monte Judeus:   por OODA
OODA

Monte Judeus

OODA

Como vê o edifício insere-se num bairro bem tradicional, uma longa escadaria que une o acesso a vários edifícios passa mesmo ao lado do prédio em questão, sendo uma área urbana com alguma vida, onde vizinhos de encontram e conversam por exemplo. A nova fachada inspira-se nalguns traços do passado e na envolvente mas tem um ar renovado, muito moderno. 

Um open space

Monte Judeus:   por OODA
OODA

Monte Judeus

OODA

Como é cada vez mais comum, cozinha sala, quarto, todos se encontram num mesmo open space. E todos têm a ganhar com esta moderna disposição, a ausência de paredes faz com que a casa tenha mais espaço e com que estes sejam mais amplos, mais arejados. Para uma pessoa ou um jovem casal esta é a combinação perfeita. 

Janelas para o Porto

Monte Judeus:   por OODA
OODA

Monte Judeus

OODA

Esta zona de sala e cozinha beneficiam de amplas janelas para o Porto, luz não falta e a vista é mesmo privilegiada. Bem perto do sofá e da mesa de jantar localiza-se a cozinha, cujo espaço é definido sobretudo pela bancada ao centro, como uma ilha, branca com a base em madeira, inclui lavatório e é muito prática para os vários trabalhos da cozinha. 

A casa está decorada com elementos bastante jovens como por exemplo o tapete da sala, com um padrão bastante colorido traz uma energia especial ao espaço. Outro elemento decorativo desta casa é o quadro na parede, conheça aqui 10 quadros que vão fazer a diferença.

Sala de estar

Monte Judeus:   por OODA
OODA

Monte Judeus

OODA

A madeira está muito presente nesta habitação, desde o chão aos móveis, é ela a responsável por grande parte do conforto que aqui se vive para além de ser esteticamente agradável. Tudo num mesmo espaço não significa que as coisas estejam apertadas. Esta sala de estar por exemplo tem o tamanho de uma sala de estar normal e é bastante agradável. Tem um sofá onde cabem várias pessoas virado para um móvel moderno onde se encontra a televisão.

Escadas

Monte Judeus:   por OODA
OODA

Monte Judeus

OODA

Ao lado do sofá está um espaço com uma mesa para refeições, muito moderna e elegante, perfeita para um jantar neste open space. A cozinha é logo depois, o que é bastante prático. Ao fundo uma escadaria em madeira liga ao espaço superior. 

Quarto

Monte Judeus:   por OODA
OODA

Monte Judeus

OODA

Uns degraus acima da sala localiza-se o quarto que pode ver ao fundo. A diferença de alturas e a estrutura em madeira são os principais delimitadores dos diferentes espaços embora estes se encontrem abertos e ligados entre si. Para obter alguma privacidade no quarto bem moderno pode fechar-se uma cortina.

Casa de banho fora do comum

Monte Judeus:   por OODA
OODA

Monte Judeus

OODA

A casa de banho é a única realmente separada das restantes divisões, e percebe-se bem porque. Por uma janela ao fundo entra luz natural no espaço. Este é bastante original sobretudo devido ao material da parede, com um padrão em favos de mel, o tom é claro ajudando na luminosidade deste espaço. O lavatório, a instalação sanitária e o duche são bem modernos.

Conheça outras casas de banho aqui.

Gostou?! Deixe o seu comentário...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!