Casas minimalistas por ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

10 casas com grandes janelas

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Janelas e mais janelas… É desse elemento indispensável de uma habitação que lhe falhamos hoje. Que seriam as habitações de hoje em dia sem elas?! Espaços escuros e frios, autênticos bunkers… Felizmente hoje temos sempre janelas em casa. Maiores ou menos mas todos temos aquele espaço por onde vem a luz e faz toda a diferença, mesmo que alguns as tapem durante a noite, durante o dia são imprescindíveis. Hoje falamos-lhe de 10 casas com janelas bem grandes, onde entra luz por todo o lado. O resultado são espaços luminosos, muito agradáveis e quase sempre com vistas fantásticas, deixe-se inspirar…

1. Janela para todos os lados

Nalgumas casas quanto mais vidro melhor, mais luz entra, mais se vê. Esta sala abre-se quase completamente para o jardim, tendo uma janela muito ampla em duas frentes. Assim a disposição dos sofás na decoração da sala está como se as pessoas aqui se fossem reunir para observar o verde envolvente, é ele o protagonista. 

Como se não bastasse o vidro na horizontal ele está presente também na zona inclinada e ainda sob a forma de clarabóias…

2. Com vista para o jardim

Uma janela para além de trazer bastante luminosidade ao espaço permite vistas para o exterior. Neste caso vemos uma cozinha e uma zona de jantar num espaço com uma frente completamente envidraçada virada para o jardim da casa. Faz todo o sentido que este espaço seja visto do interior fazendo parte do dia a dia da família. Um jardim verde e agradável.

3. Em contraste com o betão

Neste castelo português do século XXI, projectado pelo gabinete Guedes Cruz Arquitectos as grandes janelas também são essenciais. A rigidez do betão contrasta com grandes planos de vidro através dos quais se vislumbra o bonito jardim. O ambiente nesta sala é certamente muito agradável.

4. Com vista para a paisagem

Casa Varatojo : Salas de estar modernas por Atelier Data Lda
Atelier Data Lda

Casa Varatojo

Atelier Data Lda

Neste projecto original que pode conhecer aqui as amplas janelas mostram uma vista panorâmica para a fantástica paisagem envolvente. Espaços de sala de jantar e de estar beneficiam muito com a luz natural que entra por estas janelas. Que seria destes espaços sem janelas como estas?! 

5. Numa moradia minimalista

Habitação Unifamiliar Monte dos Saltos: Casas minimalistas por olgafeio.arquitectura
olgafeio.arquitectura

Habitação Unifamiliar Monte dos Saltos

olgafeio.arquitectura

Nesta moradia minimalista as janelas representam rasgos simples e pontuais na fachada do edifício. A sua localização foi criteriosamente pensada de modo que grandes janelas estão associadas sobretudo a espaços sociais da casa, nas zonas com as melhores vistas e nos espaços que necessitam de mais luminosidade. É assim, são as janelas as principais responsáveis pela relação da casa com o exterior e vice versa e é assim que devem ser pensadas, de fora para dentro e de dentro para fora. As janelas para lá de trazerem luminosidade ao espaço são elementos de uma fachada e portanto estas devem ser reflexões tidas holisticamente…

6. Numa casa vitoriana

Fachada para o jardim com janela aberta: Cozinhas modernas por FORA - Fagulha Oliveira Ruivo
FORA – Fagulha Oliveira Ruivo

Fachada para o jardim com janela aberta

FORA - Fagulha Oliveira Ruivo

A casa original era uma casa vitoriana à qual se fez uma extensão que tornou possível a existência desta magnífica cozinha. Num lugar como Londres este espaço teve tudo a ganhar com a presença de uma clarabóia e uma janela única em toda a frente em primeiro plano. Esta janela é também uma porta pois pode ser aberta na totalidade num sistema original que faz com que interior e exterior se transformem quase num só. Conheça outras cozinhas aqui.

7. Para arejar

VILAMOURA . INTERDESIGN: Quarto  por Interdesign Interiores
Interdesign Interiores

VILAMOURA . INTERDESIGN

Interdesign Interiores

Vimos várias janelas grandes muito modernas, estas são um pouco mais tradicionais mas o objectivo é o mesmo: iluminar e arejar. Neste caso as janelas comunicam com uma varanda com vistas para a paisagem verde envolvente. 

Esta habitação localiza-se em Vilamoura e já nos imaginamos ao fim da tarde, quando fica mais fresco a abrir as janelas para reciclar o ar da casa e para que fique mais fresca.

8. Rústico

Sala de jantar  por OutSide BCN LED Lighting
OutSide BCN LED Lighting

Iluminación cocina rústica

OutSide BCN LED Lighting

É verdade, as janelas grandes são mais comuns em casas modernas, por várias razões… Uma delas é porque a tecnologia está cada vez mais evoluída permitindo janelas amplas mantendo o conforto térmico no interior da habitação. 

Aqui vemos uma janela ampla, bem moderna integrada numa moradia de estilo rústico, uma relação a que não estamos tão habituados mas o resultado é muito agradável, claro que a casa e os usuários só tem a beneficiar com uma janela ampla. Neste caso até está virada para um espaço exterior da casa de forma que não compromete a privacidade, por exemplo, o que na cidade poderia ser uma desvantagem.

9. Ao fundo, vê-se o Parque

Este projecto original é uma habitação onde o vernáculo, rústico e o moderno se encontram. A combinação é explosiva, vai gostar de conhecer mais detalhes. Aqui a ampla janela permite uma vista única para a paisagem, como se os donos da moradia fossem donos de toda a propriedade que os olhos alcançam. É como viver numa villa envolta por um parque à inglesa. 

10. Na floresta

Casas minimalistas por ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT
ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

Дом в поселке Брюховичи

ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

Este primeiro exemplo mostra uma casa bem moderna, de linhas geométricas, em plena floresta. A fachada é quase totalmente envidraçada, tirando o máximo partido desta envolvente de floresta e receber o máximo de luz. O ambiente é mesmo mágico.

As janelas são de facto muito importantes numa habitação, gostou?! Deixe o seu comentário...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!