Casas campestres por SilvestrinDesign

10 casas em madeira que irá ter dificuldade em esquecer

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

A madeira é um material de construção de habitações desde tempos muitos antigos, construção de casas ou partes de uma casa em madeira tem imensas vantagens. Este é um material que todos nós gostamos de ver, para além do valor estético, é um produto natural e renovável, é um excelente isolante, apresentando boas condições naturais de isolamento térmico e absorção acústica, tem boa durabilidade, proporciona muito conforto. Todos reconhecemos por exemplo que andar sobre chão de madeira é bem diferente, mais agradável do que noutro tipo de pavimentos ou que ao toque e à vista um objecto de madeira é bem mais agradável do que um de metal ou plástico por exemplo… Não concorda? 

Recolhemos 10 habitações magníficas onde ela domina: a madeira.Verá que este é um material algo versátil e as possibilidades são imensas…  

1. Surpreendente

Começamos por uma casa de sucesso, a SilverWoodHouse. Quem já a viu adorou, uma casa original em que os clientes procuravam uma habitação que os fascinasse e esta casa da autoria de Ernesto Pereira conseguiu fascinar todas as pessoas que a conheceram, mesmo através de imagens. Aqui a madeira é um material dominante e o fio condutor destes espaços, ela aparece na fachada em contraste com o branco, está presente nas zonas dos vãos, criando diferentes planos e prolonga-se quase como um contínuo para o chão e para criar os espaços exteriores, como no vaso, por exemplo. São ripas de madeira destratada, dispostas na diagonal que lembram um espaço de praia e os ares da praia. Conheça melhor este espaço de sonho aqui.

2. Misteriosa

Casas escandinavas por ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT
ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

ДОМ В ПОСЕЛКЕ ПОЛИВАНОВО

ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

Esta casa com um aspecto misterioso localiza-se na Rússia. Na fachada dominam a madeira e o vidro. Sendo um material natural a madeira enquadra-se muito bem neste ambiente de bosque. O cenário é bastante bonito, onde algumas bétulas com os seus elegantes troncos brancos marcam o primeiro plano.

3. De construção rápida

Para um cliente com uma exigência: uma casa que fosse construída no menor tempo possível a solução encontrada foi este tipo de casa modular pré-fabricada, em madeira. A habitação, para além da facilidade e rapidez de implementação é sustentável e eficiente. O resultado é esteticamente muito agradável e enquadra-se bem com a envolvente verde. 

4. Constrastes

Esta é uma habitação muito moderna repleta de contrastes entre cores e materiais. A madeira domina, sobretudo no exterior. Neste caso a principal madeira utilizada foi a de cedro vermelho.

5. Colorida

Esta é uma construção de madeira bem citadina, por comparação com as anteriores. Era um antigo armazém de sal que foi recuperado transformando-se numa linda escola de bailado. A fachada é toda em madeira pintada numa cor especial que embeleza esta zona e diferencia este edifício dos restantes, o vermelho. Este é um projecto bem português da autoria do gabinete GAAPE – ARQUITECTURA, PLANEAMENTO E ENGENHARIA, LDA.

6. Modular

Já falamos de habitações modulares, esta é bem moderna mas representa apenas o anexo de uma moradia. Aqui a madeira é de facto o elemento dominante. Clique aqui para conhecer algumas imagens do processo construtivo deste espaço.

7. Num quarto moderno

A madeira também faz toda a diferença nos interiores de uma casa. Este quarto é um bom exemplo aqui a madeira não se limita a estar presente no chão aparecendo nas paredes e no tecto e ainda, no mobiliário. O espaço é confortável, moderno e também um pouco rústico, uma combinação interessante. Esteticamente, não restam dúvidas. É um espaço muito bonito. 

8. Aconchegante

Salas de estar rústicas por Ardesia Design
Ardesia Design

Chalet Gstaad

Ardesia Design

Aqui vemos a madeira como material principal e quase o único, na sala. O espaço é muito agradável, perfeito para relaxar e ainda, muito bem preparado para o Inverno com uma lareira muito elegante. Cabe à madeira conservar o calor que aqui se produz. Conheça outras salas fantásticas aqui

9. Um sótão

Um sótão é muitas vezes um espaço esquecido, uma zona de arrumações por exemplo. Este é muito especial, não só por ser em madeira mas também pela conjugação da mesma com alguns elementos de vidro. Estes fatores juntamente com o mobiliário e a clarabóia tornaram um sótão que poderia ser um arrumo esquecido num espaço muito luminoso e contemporâneo.

10. Original

E este hein?! Aqui o espaço é muito luminoso e original. O facto de a madeira estar pintada de um tom bem claro poderá ser uma das razões para este espaço ser tão luminoso. Este trata-se de um edifício pombalino em Lisboa que foi alvo de uma recuperação muito especial.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!