vista do interior da cozinha: Cozinhas modernas por FORA - Fagulha Oliveira Ruivo

10 janelas de tecto

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Apesar de todos querermos um espaço nosso, abrigado e confortável entre quatro paredes. Todos estamos conscientes que é fundamental que esse espaço comunique com o exterior. Gostamos de ver a luz do dia e o escuro da noite, precisamos de luz durante o dia para relaxar, para trabalhar, para viver. Ligar a luz artificial durante o dia pode ser bem aborrecido e até depressivo. Felizmente habitamos um país onde as horas de sol são bastantes portanto devemos aproveitar ao máximo. Por isso mesmo hoje falamos-lhe de janelas, mas não as janelas mais comuns, janelas de tecto. As famosas clarabóias que nem todos têm mas são excelentes pontos de luz vinda do tecto, podem funcionar como elementos de ventilação ou simplesmente para ter uma vista para o céu… E porque não?! Mostramos-lhe então 10 exemplos de janelas no tecto, nas diferentes divisões de uma casa, deixe-se inspirar…

1. Na cozinha

vista do interior da cozinha: Cozinhas modernas por FORA - Fagulha Oliveira Ruivo
FORA – Fagulha Oliveira Ruivo

vista do interior da cozinha

FORA - Fagulha Oliveira Ruivo

A cozinha é um dos espaços onde ter luz é uma mais valia ou mesmo algo fundamental, para poder preparar aquele almoço de família especial que tem prometido, por exemplo. Esta é uma cozinha fantástica de um projecto pelos arquitectos portugueses FORA. A cozinha tem uma ampla janela e como se não bastasse de luz no seu interior tem ainda uma clarabóia. Este permite entrada de luz directamente para a bancada e espaços de trabalho.

2. Nas escadas

O espaço de escadas de uma habitação é muitas vezes um espaço interior e por isso sem quaisquer janelas, escuro. Por ser um espaço muitas vezes longe da fachada, onde não se podem abrir janelas para o exterior nas paredes é o lugar indicado para ter uma janela no tecto. Este é bastante ampla e faz toda a diferença neste espaço de hall. Conheça outros espaços de escadas aqui

3. Na casa de banho

Ora aqui está outro espaço onde uma janela no tecto faz todo o sentido, a casa de banho. É um espaço onde queremos normalmente ter o máximo de privacidade e um espaço que muitas vezes não tem janelas. Quando têm são pequenas e altas para garantir a privacidade, assim porque não ter uma no tecto? Esta casa de banho é magnífica, quase como um spa. A luz natural que entra no espaço é uma enorme mais valia.

4. No sótão

Atelier Arquitetura e Design: Escritórios  por Poliune
Poliune

Atelier Arquitetura e Design

Poliune

Em casas de vários andares uma janela como estas só faz sentido claro, no andar superior. Assim este tipo de aberturas é muito comum em sótãos… Antigamente o sótão era quase sempre uma zona esquecida como um arrumo. Hoje em dia são espaço cada vez mais úteis e modernos, onde a luz que vem de cima faz toda a diferença.

5. Para trabalhar

Para trabalhar precisamos de bastante luz, se puder ser natural mais agradável se torna. Já que temos de trabalhar e não podemos estar ao ar livre pelo menos recebemos a luz que vem do exterior. Este espaço de trabalho é privilegiado, recebe luz directamente do tecto para a secretária… Veja aqui sete dicas para ter um escritório moderno em casa.

6. Original

Esta clarabóia inclinada é bastante original integrando-se na estrutura de madeira da habitação. Este é um espaço muito especial. Até no tecto vemos a folhagem das árvores da magnífica envolvente. 

7. Tempo atmosférico

Salas de jantar modernas por Neil Dusheiko Architects
Neil Dusheiko Architects

View towards dining area at night

Neil Dusheiko Architects

As imagens de casas e de arquitectura mostram quase sempre dias lindos com muito sol, mas não nos podemos esquecer que nem sempre está sol e uma janela no tecto vai obviamente faze-lo perceber o tempo atmosférico, assim como numa janela normal. Mas se estiver a chover por exemplo, neste caso vai chover mesmo na sua cabeça mas pense positivo, você estará no conforto do lar. 

8. Com elementos decorativos

Corredor, hall e escadas  por Concept Interior Design & Decoration Ltd
Concept Interior Design & Decoration Ltd

Bespoke glass chandelier suspended from a central skylight

Concept Interior Design & Decoration Ltd

A algumas clarabóias podem ser acrescentados elementos decorativos. Neste caso por exemplo temos a luz artificial a vir do mesmo sítio que a luz natural, uma vez que foram instalados candeeiros na zona da clarabóia. Assim de dia e de noite o espaço está iluminado com luz proveniente da mesma zona, o que pode ser muito útil.

9. Com um design diferente

Casas de banho modernas por studio XS
studio XS

Light filtering into the Master Bathroom

studio XS

Já pensou que também para janelas deste tipo podem haver designs múltiplos, para todos os gostos?! Uma opção é como a que vê na imagem, em que a janela tem um padrão desenhado sendo que a luz entra e projecta uma sombra desenhada muito agradável e interessante.

10. A triplicar

Casa RT - Reabilitação:   por A2OFFICE
A2OFFICE

Casa RT – Reabilitação

A2OFFICE

Esta imagem mostra a reabilitação de um lanternim, para iluminação e ventilação. A estrutura tinha apenas um vidro e no âmbito da reabilitação surgiram mais três, muito modernos.

Gostou desta selecção?! Deixe o seu comentário...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!