O interior desta casa é menos modesto do que a fachada

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Não há nada como ter uma casa de estilo rústico rodeada por natureza e com um ambiente tranquilo propício ao descanso e a deixar de lado a realidade e os longos dias de trabalho. Este estilo caracteriza-se por incluir materiais próprios do seu entorno como madeira e pedra, bem como cores naturais. É um estilo consensual pela sua natureza familiar e pelas atmosferas aconchegantes que o caracterizam.

O projecto que integra este livro de ideias é da autoria do gabinete Arquitetamos Escritório Antônomo. A moradia surpreende pelos interiores cheios de detalhes modernos e funcionais - que combinam na perfeição com o conceito rústico – a contrastar com um exterior simples.

Venha conhecê-la.

​A fachada, um cofre de surpresas

A chamada Casa do Bosque recebe-nos assim.

Deste ponto de vista, podemos contemplar a beleza de uma casa simples e dos materiais naturais com acabamentos que não escondem a sua origem. As paredes em cor terra contrastam na perfeição com o verde da vegetação e o profundo azul do céu.

Detalhes como as janelas com portadas de madeira, telhas em cerâmica e colunas com troncos naturais brindam-nos com o estilo rústico no exterior que encerra um interior surpreendente.

​Entrada

A entrada é o cartão de visita de uma casa e, como tal, começamos a entender aquilo que os profissionais – e os moradores – pretendem transmitir. O material predominante é a madeira, tanto na estrutura, como na decoração, o vidro, que se funde magistralmente com os elementos arquitectónicos, a iluminação natural e os focos de luz simples e bem distribuídos.

O ponto focal neste espaço é a escada flutuante que tem como fundo uma janela que permite ao exterior ser parte integrante do vestíbulo.

​A sala principal, perfeita para o descanso

A sala é o núcleo social da casa e uma das suas divisões principais. A sala de estar que vemos na fotografia oferece o melhor do estilo rústico, vintage e colonial. O pé direito duplo e as vigas em madeira definem a arquitectura do espaço. 

Os móveis são ideais para passar bons momentos de descanso e a janela inunda a divisão de luz e de calor. A lareira de canto é um elemento-chave na sala pela sua imponência em termos estéticos e pelo conforto que traz aos moradores nos dias mais frios.

​Mais uma sala

Para além da sala principal que acabámos de ver, a Casa do Bosque integra ainda uma sala mais pequena e intimista. Tal como a sala principal, também esta combina vários estilos que realçam a arquitectura rústica da moradia.

O mais apelativo é a decoração rica em texturas e em cores, tal como em detalhes divertidos que irrompem no conceito geral, trazendo-lhe originalidade e identidade.

​A cozinha – parte 1

As cozinhas amplas são típicas das casas campestres. À semelhança das casas modernas, trata-se de uma área aberta que inclui cozinha e área de refeições. A península demarca virtualmente as zonas com propósitos distintos. A estética rústica prolonga-se até este espaço, mantendo-se assim uma coesão em relação às restantes divisões da casa. Aqui, mais uma vez, destacam-se as vigas de madeira de eucalipto acompanhadas por candeeiros de estilo clássico, do lado da mesa, e modernas, do lado da cozinha.

​A cozinha – parte 2

O segundo ambiente desta cozinha expressa sem restrição o estilo rústico. Os fornos de tijolo fazem-nos crescer água na boca só de pensar na deliciosa comida cozinha em forno de lenha.

​O quarto de hóspedes

Numa casa com esta dimensão não podia faltar um quarto de hóspedes. O quarto é simples com uma paleta cromática sóbria que oferece tranquilidade ao ambiente. A janela deixa entrar um generoso caudal de luz natural que reflecte nas paredes claras, distribuindo-se homogeneamente pela área.

Tem um quarto de hóspedes em casa? Leia o nosso artigo Como preparar um quarto de hóspedes.

​Quarto principal

O quarto principal tem mais detalhes do que o quarto de hóspedes. Integra uma confortável cama em dossel que descansa sob as vigas de madeira. O quarto inclui uma casa de banho privativa resguardada apenas por uma cortina. Os têxteis são típicos do estilo rústico com cores e texturas ricas. A janela deixa a natureza prolongar-se para o interior, tornando o ambiente ainda mais romântico.

​O terraço: diversão com estilo

A diversão tem lugar nesta casa. Ladeada por vegetação frondosa e selvagem está a piscina apoiada por um alpendre confortavelmente equipado com um par de cadeiras de vime almofadadas e uma cama de rede que faz parte do imaginário de qualquer casa de campo que se preze. A vegetação, para além de garantir privacidade aos moradores, também cria uma espécie de microclima local que torna a temperatura mais amena.

​Piscina

A Casa do Bosque situa-se no Brasil e, como tal, não lhe podia faltar uma piscina para refrescar os moradores, servir como pano de fundo para agradáveis momentos de convívio e levar uma brisa suave para o interior da residência. A piscina está completamente envolvida por palmeiras e vegetação exótica que cria como que um oásis privado para os proprietários.

Apanhar sol

Terminamos o nosso livro de ideias com um espaço lounge revestido por um deck de madeira e com mobiliário adaptado ao exterior. Para além da comodidade, o espaço proporciona uma vista privilegiada para a paisagem natural, dando aos moradores e convidados a sensação de este local permanece intocado pelo mundo.

Achou este projecto interessante? De que parte da casa mais gostou? Deixe-nos a sua opinião! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!