10 ideias com pedra que tornam a sua casa moderna!

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

Hoje trazemos-lhe um artigo dedicado a um elemento da natureza que pode fazer toda a diferença na decoração da sua casa: a pedra. Se costuma ler os artigos da homify ou até mesmo revistas de decoração, já deve ter percebido que os revestimentos em pedra/pedras são cada vez mais uma tendência. A pedra é considerada, sem dúvida alguma, um dos elementos que mais pode trazer beleza e conforto a uma casa. Se se deslocar a uma loja de revestimentos, perceberá a quantidade de opções que tem, de diferentes tipos de pedras, com cores e texturas diferentes.

Passando por cada divisão de uma casa, vamos mostrar-lhe várias opções e ideias de como conjugar o resto da decoração da casa com este elemento natural. Praticamente todos os exemplos que lhe vamos apresentar são de pedras mais rústicas, em bruto, muito texturadas, mas existem também revestimentos e mármore e pedra polida, por exemplo. Continue a ler e inspire-se com a homify!

Na zona do chuveiro

Casas de banho modernas por ARKITURA GmbH
ARKITURA GmbH

Wellnessoase

ARKITURA GmbH

A primeira divisão que vamos visitar é a casa de banho. Geralmente, é a divisão mais pequena de toda a casa, mas, se pensarmos bem, é dos locais da casa onde mais vamos durante o dia, inevitavelmente. Tomamos banho, fazemos a nossa higiene pessoal – que incluí muito mais coisas do que lavar os dentes –, no caso das mulheres, maquilham-se, e por vezes até nos vestimos lá… Se é uma divisão que usamos tanto porque é que a menosprezamos tantas vezes, nem nos preocupando com a sua decoração? Nunca é demais relembrar que esta é uma divisão essencial para a nossa casa e, por isso mesmo, deve estar cuidadosamente decorada, para que a higiene, limpeza, conforto e o bom gosto contribuíam em harmonia para que nos sintamos bem diariamente a utilizar esta divisão.

Na primeira fotografia que lhe mostramos de uma casa de banho, mostramos este fantástico projecto em que a parede principal está revestida de vários pedaços de pedra de tom castanho acinzentado. O espelho, na parede do lado oposto, ajuda a duplicar este efeito, reflectindo-o. É uma casa de banho cheia de luz – podemos ver a natureza lá fora – e o revestimento em pedra equilibra esta ligação com o exterior. Por outro lado, é um material muito bom para uma zona de banho, por ser 100% resistente à água. O tapate azul comprido e fofinho combina muito bem com a cor e textura da parede. Mistura muito interessante e bem conseguida!

Na zona do lavatório

Casas de banho clássicas por Ignacio Quemada Arquitectos
Ignacio Quemada Arquitectos

Hotel at a Baroque XVIII Century House. Bathroom

Ignacio Quemada Arquitectos

Da zona do chuveiro, vamos para a zona do lavatório. A conjugação de um estilo mais rústico com um estilo mais moderno é evidente. Os lavatórios, em porcelana branca envidraçada e arredondados, de traços modernos, combinam perfeitamente com a parede de pedra. Na realidade, esta sim é uma verdadeira parede de pedra. Não se trata apenas do revestimento neste material, mas a própria parede é de pedra, sendo assim desde a construção da casa, daí a enorme espessura da parede, como se verifica.

No hall/escadas

Saimos da casa de banho e vamos para o hall de entrada, zona de passagem entre divisões ou escadas. Este fantástico hall, um projecto de INDIRE REFORMAS S.L. tem como personagem principal, sem sombra de dúvida, a parede de pedra que acompanha todas as escadas. Mais uma vez, rústico mistura-se com moderno. As pedras e os degraus de madeira são rústicos pelos seus materiais. No entanto, o próprio design dos degrau e o vidro utilizado como protecção puxam-nos para um lado mais minimalista e contemporâneo. O facto dos pedaços de pedra não serem todos do mesmo tamanho, quebra um pouco a monotonia que poderia ser criada pela cor da madeira e da própria pedra.

Na sala

3d interior - cozinha, sala de jantar e estar: Cozinhas rústicas por Davide Domingues Arquitecto
Davide Domingues Arquitecto

3d interior – cozinha, sala de jantar e estar

Davide Domingues Arquitecto

Chegamos então à sala! Esta sim muito mais moderna do que rústica. Apesar da presença da pedra, este estilo de decoração de campestre nada tem! Uma sala muito ampla, ligada à cozinha. Os tons de madeira clara branco e o cinzento escuro no tecto predominam. A parede de pedra funciona como um pequeno apontamento no meio desta decoração tão clean. Ao contrário da maioria dos exemplos anteriores, aqui podemos ver pedaços de pedra bastante grandes, o que acaba por chamar mais à atenção e reforçar o “pequeno detalhe” que é esta parede… e que acaba por ser um grande detalhe!

Junto à lareira

Todos nós gostaríamos de ter uma lareira em casa. Quem tem, sabe muito bem quão bom é sentirmo-nos quentinhos e confortáveis e como a lareira é um grande contributo para que tal aconteça. Já quem não tem, sabe a falta que ela faz. Mostramos-lhe uma lareira cuja parede em que se insere está toda revestida de pedra. Para além de ser um material muito bom condutor de calor, dá o toque especial que a divisão precisava. Já pensou em tocar nestas pedras no Inverno? Melhor aquecedor não há!

No quarto

CASA EM FORMA DE ABRAÇO : Quartos rústicos por pedro quintela studio
pedro quintela studio

CASA EM FORMA DE ABRAÇO

pedro quintela studio

quarto que lhe mostramos é um quarto muito original. Um projecto de Pedro Quintela em que a montanha de Sintra está dentro de casa. Citando o próprio arquitecto, “Repare-se no pormenor desta parede não chegar ao tecto para circular o ar e iluminar o espaço”. Um espaço muito bem pensado e bem conseguido, em termos funcionais e de decoração.

Na zona de trabalho

O escritório é uma zona um pouco improvável para este material aparecer mas a verdade é que resulta! Para não ficar demasiado repetitivo e para que o espaço continue bem aproveitado em termos de arrumação, no projecto na fotografia existem duas prateleiras brancas a quebras a monotonia do padrão criado pelas pedras.

Molduras para completar

As duas sugestões que se seguem não se aplicam propriamente a nenhuma divisão em específico. A primeira é que coloque em frente à parede de pedra umas molduras com ilustrações, quadros ou fotografias. A parede servirá como pano de fundo para as suas memórias ou para as obras de arte de que mais gosta

Nas molduras das portas

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Cozinhas ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

A segunda ideia que lhe damos é que crie molduras de portas em janela em pedra. Delimita os espaços e, por outro lado, realça elementos tão importantes como as janelas – que contribuem para que haja luz natural na casa, a melhor amiga da decoração.

À entrada de casa

Jardim  por Ingarden Limited
Ingarden Limited

Teak Garden Planters , Cubes or Tall Squares

Ingarden Limited

Terminamos na entrada da casa. Se tiver uma casa grande, com jardim por exemplo, e não quiser optar pelos típicos portões de metal, pode sempre ter muros de pedra ou canteiros de pedra a dar as boas vindas às pessoas!

Qual das ideias mais gostou? Diga-nos nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!