Dicas para manter a sua casa SEMPRE arrumada!

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

No que diz respeito a artigos sobre arrumação, há apenas uma certeza: estes nunca vão ser demais. Já todos experimentámos várias formas, técnicas, truques de manter a ordem e a arrumação na nossa casa, volta meia volta lá vem mais um artigo sobre o tema e damos por nós a implementar novas regras. Temos que admitir que tem a sua piada já que é um processo que faz parte das nossas vidas e possivelmente será um dos que mais dificuldade temos em manter. Somos pessoas insistentes e continuamos sempre à procura da melhor solução para nós e para a nossa casa, se essa solução ainda por cima nos for favorecer a nível de tempo de lazer e descanso, tanto melhor. Pois então, uma vez mais cá estamos nós para um daqueles artigos que tanto adora e que fazem parecer o ritual da arrumação da nossa casa algo super simples e divertido e que estamos ansiosos por fazer – ou talvez não! Então vamos a isto acreditando que vai ser desta que as melhores soluções vão surgir!

Arrume os seus pratos assim que estiverem secos

No seguimento da roupa vem com certeza a loiça. Ainda que não dê tanto trabalho como a roupa, a loiça também é algo que convém estar sempre nas prioridades nas nossas arrumações. Nos dias que correm, a maioria das casas tem uma máquina de lavar e isto sem dúvida que é uma ajuda preciosa no que diz respeito a tratar da loiça, já que esta tarefa se resume a passar os pratos por água e colocá-los na máquina e tirar os pratos, já depois de lavados e colocá-los nos armários, podia ser mais simples? Pois, também não nos parece. Desta forma a sua loiça estará sempre no sítio certo, ou pronta para lavar, ou pronta para usar. Quanto a este ponto nada a apontar, é ainda mais fácil se fizermos a coisa da forma descrita.

Faça um plano diário

Espaços de restauração  por ALA Arquitetura & Interiores
ALA Arquitetura & Interiores

Quadro – Tofani Ristorante

ALA Arquitetura & Interiores

Comecemos então pela regra número um da arrumação e que tem simplesmente que ver com a planificação, como vê ainda nem sequer estamos a falar de arrumação propriamente dita. Se partilhou casa com colegas ou amigos, lembrar-se-á certamente do quão preciosos eram estes planos que diziam que no dia tal, a pessoa x teria de limpar e arrumar determinada parte da casa, lembra-se? Ora bem, não queremos ir tão longe, os tempos de partilhar casa foram certamente uma boa experiência mas agora os tempos são outros… Assim sendo e já que o recordámos das famosas listinhas, temos que lhe dizer que um plano diário, ou semanal se preferir pode ajudar em muito a manutenção da sua casa. Quando implementar esta regra, siga-a sempre à risca, porque eventualmente vai surgir um momento em que já tem tudo tão esquematizado e como sendo parte dos seus hábitos, que sem pensar muito sobre o assunto as coisas rapidamente tomam o seu rumo no que a arrumação diz respeito. 

Tenha os corredores desafogados

Corredores e halls de entrada  por homify
homify

Curioso buraco na consola

homify

Os corredores da nossa casa são o espaço de passagem por excelência e por isso mesmo – porque não há muito mais que lá possamos fazer a não ser passar – se os tivermos livres e sem grandes móveis ou mesmo peças de decoração, estes vão ser simplesmente um espaço de passagem que liga diferentes divisões e sabe que mais? Não é nada mau, pelo contrário é uma forma de acentuar a arrumação da sua casa. Nem todos os espaços precisam de ter coisas, às vezes é bom confrontarmos-nos com um pouco de vazio mesmo para que possamos dar mais valor à decoração que escolhemos para a nossa casa.

Faça um horário

Bem sabemos que não precisa de mais regras na sua vida, já que todos os dias tem de cumprir uma imensidão de horários para que tudo corra como é esperado. Portanto, e porque também não queremos que isto das arrumações se torne assim um aborrecimento do pior, vamos relaxar um bocado e assumir que estes horários de que lhe falamos são super flexíveis e podem mudar sempre que lhe convier, de forma a que não se sinta permanentemente obrigado a ter de fazer isto e aquilo e ainda mais não sei o quê. Com calma, que as nossas vidas já têm muita coisa a acontecer ao mesmo tempo. Este horário é mais ou menos o plano de que lhe tínhamos falado de onde fazem parte as tarefas que deve executar para que  sua casa se encontre sempre, ou quase sempre super arrumada!

Trate da roupa sempre que possível

Tratar da roupa é das tarefas que mais trabalho nos pode dar, principalmente quando para além da nossa roupa temos ainda de tratar da roupa da restante família. O conselho mais sincero e importante que lhe podemos dar é que o faça com tanta regularidade quanto possível, para que não deixe acumular ao ponto de ter de passar um domingo inteiro dedicado a esta tarefa. Assim que tiver roupa suficiente para uma máquina, não pense duas vezes e deite mão à obra, vai ver que será o primeiro a agradecer.

Divirta-se enquanto arruma

Parede e piso  por Camila Feriato
Camila Feriato

Projeto Remobília – Parede de lousa

Camila Feriato

E para que tudo o que lhe dissemos lhe faça ainda mais sentido e pareça ainda mais simples a última sugestão que lhe deixamos é: divirta-se enquanto arruma! É a melhor maneira de o tempo passar depressa ao mesmo tempo que o trabalho é feito. Ponha uma roupa confortável, música a tocar – exagere um bocadinho, é durante o dia, os seus vizinho vão com certeza perdoar – e ponha mãos à obra. Se quer saber, pode até ser terapêutico, já que desta forma afastará a sua cabeça de todos os problemas com que tem de lidar no seu dia a dia, para estar concentrado, ao mesmo tempo que distraído a tomar conta da sua casa!

Achou úteis as nossas dicas?!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!