Mesas de jantar há para todos os gostos!

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

Um dos momentos mais importantes numa família é a refeição. A verdade é que é a essa hora que toda a família se reúne e partilha as novidades do dia e conta o que fará no dia seguinte. E se este momento é assim tão importante, deve haver especial atenção e cuidado a decorar e escolher os móveis da nossa zona de refeições, nomeadamente a mesa de jantar e as cadeiras. Se pertencer a uma família grande, então precisará de uma mesa maior, para que não fiquem uns na mesa e outros no sofá. Caso seja estudante ou viva apenas com o seu companheiro ou companheira, por exemplo, pode sempre por uma mesa mais pequena, até redonda se desejar, porque lhe ocupará muito menos espaço e servirá para o mesmo efeito.

Hoje a homify vai mostrar-lhe 10 meses de jantar para todos os gostos e necessidades. Das maiores às mais pequenas, das rectangulares às redondas. Não só lhe iremos mostrar as mesas de jantar, como também sugerir quais cadeiras deve conjugar com a mesa que escolher, que, ao contrário do que pensa, não é uma decisão assim tão fácil! Continue a ler e perceberá!

Para uma família grande I

As duas primeiras mesas de jantar que lhe mostramos são, sem dúvida alguma, para família muito numerosas ou então, para uma família pequena que habita uma casa com bastante espaço e adora receber pessoas em casa. Este projecto do atelier DF Arquitectos apresenta uma mesa muito extensa, num tom de madeira clarinho e, ao redor da mesa, vemos cadeiras de pele coçada do mesmo tom que o tampo e com pés brancos. Um detalhe muito especial deste projecto é uma iluminação original e, diga-se já, muito adequada. Todos nós sabemos quão importante é ter uma boa iluminação em casa e, em particular, na zona onde comemos. Ninguém gosta de comer sem luz mas, por outro lado, ninguém quer comer com uma luz branca forte nos olhos. É por este motivo que se tem de escolher cuidadosamente a forma como se ilumina a zona de refeições de uma casa. É essencial que principalmente a zona da mesa, o epicentro da sala da jantar ou zona de refeições, seja a mais iluminada, mas tem de ficar agradável ao mesmo tempo.

Para uma família grande II

A segunda mesa de jantar que lhe mostramos que é ideal para uma família grande é esta mesa branca com tampo de vidro. Pertence a uma decoração muito moderna, onde o medo de arriscar não está presente. Facto que se pode provar na mistura dos materiais e cores, desde a mesa de jantar, às cadeiras, ao tapete, mesa de apoio vermelha, parede azul… entre muitos outros elementos de decoração que nada têm a ver mas que resultaram muito bem juntos!

Mesa rústica com cadeiras de acrílico

Esta mesa de jantar é ou não é simplesmente espectacular? Apetece-me entrar na imagem e trazê-la para casa. E a vocês? É verdade que faz parte de uma zona aberta ao jardim, mas não deixa de ser uma mesa de jantar possível de pertencer a um espaço interior. É toda de madeira, rústica e conjugada com as cadeiras em acrílico ficou perfeita! Um toque natural e moderno ao mesmo tempo…

Conjugada com um banco de madeira

Ainda na secção das mesas de jantar mais extensas – não que esta seja tanto quanto as outras, mas não deixar de ser – temos esta mesa de vidro azul. Provavelmente se fosse a uma loja de decoração e visse esta mesa de jantar, nunca a levaria para casa com medo de não a conseguir conjugar com nada. Mas, como pode ver, não é tarefa impossível. Neste projecto vemos a mesa conjugada com a madeira e os tijolos na parede. Curiosamente, o que torna tão interessante esta ligação do azul com o tom da madeira, não são as cadeiras, mas sim o banco extenso, feito com ripas de madeira do mesmo tom que as cadeiras. Este tipo de banco é o ideal para “encaixar” mais uma pessoa quando necessário, ainda que se fique mais apertadinho!

Mesa raquintada e cadeiras confortáveis

Chegámos às mesas de jantar mais pequenas. Esta num estilo mais clássico, mas com linhas direitas que puxam o moderno também. Uma particularidade desta mesa de jantar é o pé dourado, que lhe confere muito mais requinte. As cadeiras parecem autênticas poltronas e o azul, que é tão idêntico ao tom com que foram pintadas as paredes, resulta muito bem. Qualquer um de nós gostaria de comer sentado em cadeiras assim!

Três amores

Salas de jantar industriais por Espaces à Rêver
Espaces à Rêver

​Pièce à vivre : salle à manger et cuisine – Appartement industriel chic & moderne 55m2 – 75010 Paris

Espaces à Rêver

Esta mesa de jantar não tem dois amores, mas sim três! E que em nada não iguais! Está conjugada com três tipos de cadeiras diferentes… E tão bem que resulta! Com um tampo de madeira e pés pretos, que fazem a ligação com as cadeiras pretas, é uma mesa que resulta bem com qualquer cadeira. Desde as cinzentas, às pretas, às castanhas. Esta originalidade surge não só na escolha das cadeiras, como também no padrão do tapete escolhido.

Redonda e de vidro

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de jantar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Nunca pode faltar no nosso catálogo: uma mesa de jantar de vidro. Por um lado, ocupa menos espaço fisicamente, e, por outro lado, ocupa menos espaço visualmente e é menos “agressiva” para com a decoração. Com umas mesas de vidro, podemos “abusar” nas cadeiras e estas, escolhidas por Tiago Patricio Rodrigues, são bem à moda dos anos 60, com o encosto e assento em palha natural indiana, como tanto se via. É curioso como resulta tão bem. O lado mais contemporâneo provém do tapete redondo macio, mas também dos pés prateados, tanto da mesa de jantar como das cadeiras.

Cores neutras

Salas de jantar clássicas por Cristiane Pepe Arquitetura
Cristiane Pepe Arquitetura

Branco e bege em sintonia

Cristiane Pepe Arquitetura

As cores neutras são e serão sempre uma máxima na decoração de qualquer divisão. Elas nunca nos desiludem. Se não quiser complicar nem arriscar muito, opte por algo simples. E mais simples do que escolher cores neutras, não há. É o que acontece neste exemplo. Esta mesa de jantar é branca, mas um branco meio sujo, o que a torna mais interessante. Para contrapor a simplicidade da mesa, foram escolhidas cadeiras com tons neutros também, mas às riscas, e um candeeiro muito original, em vidro.

Jovial

Estamos quase, quase a chegar ao fim, mas não quisemos de vos apresentar uma proposta mais jovial. Tal como a anterior, a mesa de jantar é redonda, branca e muito simples. Mas esta simplicidade em vez de ter sido contrariada com cadeiras também de tons neutros, clássicas, às riscas, foi contrariada com quatro cadeiras amarelas! É claro que nada disto teria resultado se não houvesse outros apontamentos de cor na divisão. São eles as chapas afixadas na parede, com cores fortes também, fazendo lembrar um estilo “Route 66”.

O formato mais original

Por último, mas não menos importante, temos a mesa de jantar com o formato mais original! Não é redonda, nem rectangular, nem quadrada. A sua forma irregular torna-a especial e, curiosamente, não nos faz estranhar muito a sua presença na decoração.

Qual destas mesas de jantar levaria para sua casa? Diga-nos nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!