Tons de Rosa: Associações, Ideias e 23 Inspirações!

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Projecto 3D - Ouro sobre rosa Smile Bath S.A. Casas de banho minimalistas Rosa
Loading admin actions …

Uma das cores que está na ordem do dia na decoração é o cor-de-rosa.

Esta magnífica cor, nascida do casamento do vermelho e do branco, convida-se a entrar na casa para enaltecer a decoração de interior e, assim criar um ambiente romântico, que evoca uma deliciosa sensação de êxtase, semelhante à sensação calma que nos transporta quando lemos um conto de fadas.

Embora, os tons de rosa são, muitas vezes, prediletos para decorar um quarto de uma menina, também pode ser integrado – com pequenos toques – por toda a casa, de forma a iluminar de forma extraordinária qualquer divisão do seu interior: da sala à cozinha, passando pelo escritório ou casa de banho. Apesar das suas várias vantagens, tendemos sempre a hesitar antes de o utilizar num interior… mas a nossa hesitação é um erro!

Neste livro de ideias, reunimos várias dicas para usar o cor-de-rosa em sua casa. Mostraremos, ainda, 23 fotos de tirar o fôlego onde pode ver como associar os tons rosa escuro, claro em casa.

Inspire-se muito!

1. O cor-de-rosa na decoração

Na decoração, o rosa cria tantos ambientes quantos tons que existem, desde o rosa claro ao fúcsia, incluindo o rosa velho.

O cor-de-rosa é uma cor dinâmica que sempre simbolizou suavidade, sedução e amor. Mas também é uma cor popular graças ao seu lado tranquilo e relaxante.

2. Como usar o cor-de-rosa na decoração?

Projecto 3D - Ouro sobre rosa Smile Bath S.A. Casas de banho minimalistas Rosa
Smile Bath S.A.

Projecto 3D – Ouro sobre rosa

Smile Bath S.A.

O cor-de-rosa pode encontrar o seu lugar em qualquer divisão da casa. Tudo vai depender da tonalidade escolhida, do mood desejado e da forma como a cor será utilizada: por pequenos toques, em grandes quantidades ou no look total. De facto, o cor-de-rosa pode revestir pisos e paredes, mas também acessórios e móveis.

3. Associar o cor-de-rosa a outras cores

Para não atribuir o cor-de-rosa ao elemento feminino como tradicionalmente fazemos no quarto de uma rapariga – uma princesa – deve ser associado a outras cores. Com este espírito, o cor-de-rosa atravessou todas as épocas e encontra-se hoje na nossa decoração contemporânea.

Por exemplo, o cor-de-rosa claro combina perfeitamente com tons mais escuros como o beringela, o bordô…

Para uma atmosfera mais feminina ou glamourosa, combine-o com azul, amarelo, roxo ou verde. Se associar estar cor ao preto, branco ou cinza – tons neutros, terá um ambiente de requinte e elegância.

4. Que cor-de-rosa para cada divisão de casa?

Quarto 4 Lagom studio Quartos escandinavos Rosa

O cor-de-rosa claro é ideal para o quarto, nomeadamente para um toque mais glamouroso. Mas ainda pode aplicá-lo numa casa de banho, como vimos na segunda fotografia. O espaço fica muito moderno e elegante.

Numa sala de estar, pode apostar no cor-de-rosa nos móveis ou acessórios. Por exemplo, um sofá rosa irá proporcionar um toque de frescura, nomeadamente se for destacado com acessórios de cobre ou móveis em rattan.

O rosa gold é muito popular na decoração de interior, mas deve ser usado em pequenos detalhes decorativos. Estará associado a materiais naturais como madeira ou prata. Este tom de cor-de-rosa é muito chique e deve ser usado em itens decorativos: candeeiros, molduras, vasos, cestos, espelhos, entre outros.

O rosa pálido é um tom muito elegante. Pode encontrar o seu lugar numa casa de banho graças aos acessórios: cortina de duche, toalhas, um banco… Com apenas alguns acessórios, todo um ambiente se transforma.

Este tom também pode ser aplicado numa das paredes da casa de banho ou da cozinha, em combinação com o cinza ou preto. Em contrapartida é necessário associar o rosa fúcsia com o branco. O truque é criar um contraste entre essas duas peças. Para fazer isso, tem que brincar com os móveis, as paredes, os ladrilhos… Enfim, dar asas à sua imaginação!

5. Tons de tinta rosa para parede

Casa das Salinas 2 | Quarto Suite Catarina Batista Studio Quartos modernos
Catarina Batista Studio

Casa das Salinas 2 | Quarto Suite

Catarina Batista Studio

Quando se trata de pintura, a escolha é vasta, entre os acabamentos acabamentos foscos, acetinados, metalizados ou mesmo glitter.

Por isso, é caso para dizer que é tudo uma questão de gostos individuais e dos espaços em que a tinta se destina a ser aplicada.

No entanto, em relação aos tons de rosa, deve-se lembrar que o rosa brilhante deve ser usado com moderação. Isto é particularmente válido se o resto da decoração não for delicado. Prefira tons claros e suaves para um interior com elementos decorativos mais chamativos.

6. O papel de parede cor-de-rosa

O papel de parede, por outro lado, permite mais excentricidades. Graças aos seus padrões as, mais ou menos visíveis, acaba por decorar ou destacar um espaço mais ou menos sóbrio.

Existem várias opções: floral, bolinhas, abstrato ou excêntrico, o papel de parede é cheio de inventividade para se destacar de uma tinta (em particular porque tem a vantagem de poder misturar outras cores além do rosa, tal como o roxo, por exemplo).

Com um padrão simples, mesmo cor-de-rosa claro (e portanto discreto), é o suficiente para chamar a atenção e servir de decoração. Mais uma vez, uma simples tira de papel de parede liso ou com uma mistura de diferentes tons de rosa numa parede , numa porta ou num fundo de estante de parede, o papel de parede decora tudo com imensa subtileza.

Esta é uma forma eficaz de não ter de se limitar ao resto da decoração. Com papel de parede estampado muito extrovertido, é preferível permanecer minimalista na restante decoração para não criar excesso.

Como o cor-de-rosa já é uma cor bastante impressionante, é melhor, em contrapartida, suavizar um pouco a decoração.

7. Decorar com cor-de-rosa

As almofadas cor-de-rosa podem ser muito úteis para dar um toque especial ao sofá ou a uma cama.

Uma manta por cima do sofá para dar um toque de cor, ou ainda, umas cortinas de cor-de-rosa para efeito original.

Para quem tende a cansar-se facilmente com a decoração, esqueça o conjunto rosa de mesa de jantar e cadeiras. Em vez disso, prefira uma mesa de centro simples de estilo escandinavo, cujo tampo, assim como parte das pernas, seria coberto de rosa. A poltrona, também, quando colocada num canto da sala, pode dar um boost ao espaço se for revestida de rosa.

Para um toque vintage chique, por que não dar-se ao luxo de modernizar um telefone antigo num bonito cor-de-rosa?! Fica a dica!

8. Cor-de-rosa na cozinha

Do lado da cozinha, existe a possibilidade de brincar com a loiça investindo em loiça cor-de-rosa. Isso pode variar de copos coloridos a pratos, incluindo talheres ou chávenas simples. Mais uma vez, não há necessidade de comprar um conjunto completo.

Além disso, existem, cada vez mais, eletrodomésticos cor-de-rosa (frigoríficos, máquinas de café, liquidificadoras, etc.). Estas peças, tão funcionais como estéticas, podem ser expostas livremente na bancada para dar um toque retro à sua cozinha (especialmente se o rosa for combinado com o azul claro, por exemplo).

9. Tons de tinta rosa para parede

10. Dicas gerais

Tudo é permitido em termos de decoração desde que a associação com as outras cores seja feita de forma natural.

Para as pessoas que têm medo de perder, também pode optar por elementos decorativos simples antes de se lançar de corpo e alma no amor incondicional da decoração cor-de-rosa!

11. Mais inspiração

Fica agora com mais inspiração de espaços, onde o cor-de-rosa foi aplicado de forma equilibrada, criando espaços bonitos e inspiradores.

Todos os projetos são creditados por profissionais registados na homify, para mais informações deve clicar em cima da respetiva imagem. Se precisar do contacto de um decorador ou designer de interiores, clique aqui.

12.

046 | Quarto bebé, Ericeira, Mafra T2 Arquitectura & Interiores Quartos de criança ecléticos
T2 Arquitectura & Interiores

046 | Quarto bebé, Ericeira, Mafra

T2 Arquitectura & Interiores

13.

Simulação tridimensional - projecto quarto de bebé The Spacealist - Arquitectura e Interiores Berçários
The Spacealist – Arquitectura e Interiores

Simulação tridimensional – projecto quarto de bebé

The Spacealist - Arquitectura e Interiores

15.

Pink Spot, Londres DelightFULL Lojas e Espaços comerciais modernos Cobre/Bronze/Latão Branco
DelightFULL

Pink Spot, Londres

DelightFULL

16.

Pintura de interiores/quarto de criança Home 'N Joy Remodelações Quartos de rapariga Rosa
Home 'N Joy Remodelações

Pintura de interiores/quarto de criança

Home 'N Joy Remodelações

Os tons de rosa para parede ficam sempre bem para destacar um espaço.

17.

19.

Quarto de criança Lagom studio Quartos de rapariga Rosa
Lagom studio

Quarto de criança

Lagom studio

20.

QUARTO MENINA DE T3 EM MATOSINHOS TGV Interiores Quartos de rapariga
TGV Interiores

QUARTO MENINA DE T3 EM MATOSINHOS

TGV Interiores

21.

Quarto Natura MUDA Home Design Quartos campestres
MUDA Home Design

Quarto Natura

MUDA Home Design

22.

Project - Dream Bedroom Closet LojaQuerido by Ana Antunes Quartos clássicos Rosa
LojaQuerido by Ana Antunes

Project – Dream Bedroom Closet

LojaQuerido by Ana Antunes

23.

Se quiser descobrir mais artigos sobre associações de cor para decorar a sua casa, dê uma vista de olhos a estes artigo da revista da homify:

- Como decorar com a cor azul petróleo?

- Decoração com cor mostarda: 12 ideias lindas que valem a pena conhecer

- Verde esperança: para uma casa positiva e muito trendy

Gosta de cor-de-rosa na decoração?

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!