Lago Artificial: Como Criar um em Casa? 15 Exemplos

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
View from the Lake José António Andrade Interiors Jardins ecléticos
Loading admin actions …

O barulho da água, o cair de uma pequena cascata ou fonte de água, a serenidade dos peixes que deslizam entre as plantas aquáticas, a dança dos insetos que pousam por cima dos nenúfares… Enfim, um lago no jardim, convida imediatamente à tranquilidade, relaxamento e paz.

Sem falar do facto de um ponto de água próximo traz, sempre, uma sensação de frescura, que é muito bem-vinda nos dias quentes de verão. E isso é bom: os dias de sol e calor são uma boa altura para construir um lago que valorize o seu jardim.

Mas como construir um lago artificial de jardim? Como ter um projeto para criar um lago? Neste artigo, a homify quer explicar-lhe como pode fazer um lago artificial, bem como dar-lhe dicas sobre lagos ornamentais. Além disso, tem o privilégio de poder inspirar-se nestas 15 imagens incríveis de jardins.

Vai ver que os animais, as plantas e os insetos irão surgir gradualmente para criar um ecossistema rico, divertido e educacional, graças ao lado artificial do seu jardim.

1 – Como criar um lago artificial passo a passo?

CASA MS1 - Moradia no Belas Clube de Campo - Projeto de Arquitetura - exterior lago Traçado Regulador. Lda Moradias Pedra Branco
Traçado Regulador. Lda

CASA MS1 – Moradia no Belas Clube de Campo – Projeto de Arquitetura – exterior lago

Traçado Regulador. Lda

Lembre-se de que criar um lago artificial não é uma tarefa fácil.

Primeiro, porque representa uma carga de trabalho maior do que parece: cavar e depois remover a terra.

Além disso, o seu design não pode ser improvisado. A sua localização, por exemplo, deve ser estudada, de acordo com a composição dos solos e as condições de permeabilidade do seu solo. Na verdade, se o seu solo for muito arenoso ou pedregoso, deve colocar, de preferência, uma lona, por exemplo, para reter a água adequadamente.

A profundidade necessária também requer alguns critérios. Se não for muito fundo, a flora e a fauna que se desenvolverão no seu lago não terá espaço suficiente para florescer. Também é necessário que a água possa oxigenar-se de forma adequada, e no inverno que só a superfície possa congelar.

2 – Escolher a localização ideal do lago artificial no seu jardim

Construir o seu lago artificial no jardim é um exercício relativamente fácil. Opte por um local que seja claro, plano e fácil de trabalhar. Observe que seu lago artificial precisará de seis horas de sol por dia. Portanto, prefira a exposição sudeste ou leste.

Cuidado porque algumas árvores têm raízes tão grandes que podem danificar a lona posteriormente. Por outro lado, a queda das folhas ou de frutos pode criar excesso de matéria orgânica dentro do lago, nomeadamente no outono. Portanto, certifique-se de deixar alguma distância entre o lago e as grandes árvores! Finalmente, prefira um local perto da sua casa se tiver filhos pequenos, para que possa monitorá-los de perto.

3 – Que material escolher para construir uma lagoa?

Quanto ao tamanho, este poderá ser escolhido como preferir. Tudo depende do efeito que deseja alcançar. O efeito estruturado de linhas retas, como um retângulo ou um quadrado, produz um efeito moderno imediato. Nesse caso, prefira fazer um lago de cimento

No entanto, para um acabamento mais natural que combina com a paisagem de seu jardim, uma lona é o ideal. Na verdade, segue as irregularidades do terreno, adapta-se às curvas da envolvente e cobre os diferentes níveis de profundidade. Só precisa, então, delimitar o perímetro com pequenas pedras ou seixos.

4 – Cavar a terra para fazer lago artificial pequeno ou grande

CASA . Quinta do lago COISAS DA TERRA Jardins ecléticos
COISAS DA TERRA

CASA . Quinta do lago

COISAS DA TERRA

Já determinou a melhor localização para o seu lago? Ok! Então, agora está na hora de cavar o seu buraco.

Comece por contornar a lagoa com uma pá ou tinta spray.

Em relação à profundidade, cave um buraco de pelo menos 80 cm para permitir que os peixes passem o inverno quente e o verão fresco. Se comprar carpas ornamentais suba até 1,20 m. Este magnífico peixe pode crescer de cinco a sete centímetros de comprimento quando atinge o tamanho adulto. Dê-lhe bastante espaço para se mover livremente e desenvolver todo o seu potencial.

Dica: cave uma escada a 30 – 40 cm da borda do lago e 30 cm de largura para facilitar a plantação das futuras plantas.

5. Pensar na manta geotêxtil

Garden with natural swimming pool Atelier Jardins do Sul Jardins ecléticos
Atelier Jardins do Sul

Garden with natural swimming pool

Atelier Jardins do Sul

A manta geotêxtil é tecido sintético protetor que condicionará a longevidade da sua piscina. Coloca-se no fundo do lago, evitando assim fugas de água no caso das raízes ou pedras acabarem por danificá-lo.

A escolha da manta geotêxtil deve ser comprada com com cuidado e não pode passar esta etapa à frente, mesmo se escolher uma lona EPDM. Esta é uma garantia de qualidade e robustez. Ao instalar, corte-o em pequenos pedaços de forma a que fique perfeitamente agarrada às extremidades e cantos do lago. Não deixe que o solo apareça e se projete para fora da borda do lago, como acontece com a lona.

Importante: coloque a parte lisa do lado de dentro do lago.

6 – Instalar a lona, ​​a bomba e o filtro de água

Jardim da Corredoura, Portalegre, Portugal Margem Arquitectura Paisagista Lda Jardins mediterrânicos
Margem Arquitectura Paisagista Lda

Jardim da Corredoura, Portalegre, Portugal

Margem Arquitectura Paisagista Lda

Aqui pode precisar ajuda de uns amigos ou familiares.

Na verdade, dependendo do tamanho e espessura, pode rapidamente ser muito pesado e difícil de manusear.

A lona EPDM será flexível e mais facilmente dobrável. Lembre-se de tirar os sapatos para não estragar o revestimento e aproveite para colocar a bomba diretamente no lago. Não a instale no fundo do lago, pois deve estar acessível.

Por fim, coloque o filtro de água, que irá permitir limpar o lago, mover a água e regular a temperatura ao longo das estações.

7 – Encher o lago com água

Parque da Barquinha OpenGreen Jardins modernos
OpenGreen

Parque da Barquinha

OpenGreen

Agora é a hora de colocar água no seu lago, sem dúvida, um momento fantástico!

Deve encher devagar para que a lona tome a forma de terra cavada. Simultaneamente, puxe nas laterais à medida que vai para limitar os vincos. Espere entre 3 a 4 dias antes de preencher os últimos centímetros. Isso permitirá que a lona se estique o máximo possível.

Corte os pedaços salientes de lona e manta geotêxtil para um resultado mais bonito.

Dica: faça a leitura do seu contador de água, para saber quantos metros cúbicos de água foram necessários.

8 – Decorar o lago artificial

Agora é a parte mais divertida: decorar e tornar o seu lago artificial mais bonito.

Pode comprar plantas aquáticas e de preferência as flutuantes, para um efeito mais sensacional (ninfeia; cavalinha; Pistia stratiotes; Eichornia crassipes; vitória-régia; estrela-branca; Lemna minor; musgo de java, etc.), decorar co

m grandes pedras à volta e algumas dentro, pôr tartarugas e/ou peixes… Enfim, tornar este recanto um verdadeiro espaço bonito, agradável e relaxante. Até uma pequena fonte, pode instalar

Pode ver neste artigo, como a pode instalar: Como construir uma fonte no seu jardim em 7 passos.

Nota: as plantas são essenciais para tornar o lago mais parecido com o habitat natural dos peixes. Além disso, a maioria dos peixes alimentam-se de plantas. coloque primeiro as plantas (um dia antes) e só depois é que pode colocar os peixinhos dentro do lago. Coloque-os delicadamente no lago, com a ajuda de uma rede. O ideal é ter pelo menos 3 pares de cada espécie (3 machos e 3 fêmeas). Certifique-se de que essas são espécies que não se comem e conseguem viver tranquilamente juntos.

9 – Dica extra

Jardim interior em Castelo de Paiva APROplan Jardins modernos
APROplan

Jardim interior em Castelo de Paiva

APROplan

Boas notícias: a construção de um lago de jardim não requer autorização. Em apenas 3 ou 4 horas, consegue construir um magnífico lago que vai decorar o seu jardim com muito charme.

Contudo, se não se sentir confortável e à vontade para construir um lago peça ajuda profissional. Solicite 2 a 3 orçamentos para ter um termos de comparação. Na página da homify, pode encontrar contactos de jardineiros, arquitetos paisagistas, entre outros.

Depois de tudo concluído, só tem de apreciar, observar e meditar nesse recanto de água, que deixará qualquer um com inveja!

10 – Manutenção do lago

VILA VALVERDE Ecossistemas Hotéis campestres
Ecossistemas

VILA VALVERDE

Ecossistemas

Remova os detritos semanalmente e volte a colocar mais água se necessário com uma mangueira, por exemplo. Se chover regularmente, não será preciso.

Leia ainda:

- 17 ideias para ter um jardim moderno e com estilo.

11. Mais inspiração

Jardim da Corredoura, Portalegre, Portugal Margem Arquitectura Paisagista Lda Jardins mediterrânicos
Margem Arquitectura Paisagista Lda

Jardim da Corredoura, Portalegre, Portugal

Margem Arquitectura Paisagista Lda

Relvado sintético; Plantações; Revestimento com inertes. NB Jardins Jardins modernos
NB Jardins

Relvado sintético; Plantações; Revestimento com inertes.

NB Jardins

house in Vilamoura golf Matos Architects Jardins modernos Pedra Castanho
Matos Architects

house in Vilamoura golf

Matos Architects

Questão frequente:

Como fazer lago artificial de cimento? Este é projeto mais completo, como tal será preferível contactar um profissional especializado.

Gostava de construir um lago artificial de jardim? Conte-nos tudo!

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!