Uma casa bonita e contemporânea

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

No artigo de hoje, viajamos ao centro do México para conhecer uma bela moradia com um estilo contemporâneo, mas que não dispensa alguns toques mais tradicionais. Na cidade de Querétaro, no México, encontramos esta casa familiar, projectada pelo gabinete Ámbas Arquitectos, que consubstancia na perfeição um estilo moderno combinado com elementos tradicionais. Localizada num dos quarteirões mais exclusivos da cidade, a casa transmite uma sensação de conforto, de tranquilidade e de familiaridade. Venha descobri-la.

Fachada principal

A fachada da Casa P-29 – o nome escolhido pelos arquitectos que a desenharam – busca uma harmonia com o seu contexto e a integração dos espaços interiores com os exteriores. Houve cuidado na implementação de vegetação como elemento essencial, pelo que foram incluídas as espécies endémicas da região. Na fotografia, conseguimos percepcionar alguns dos elementos tradicionais que dão um toque único à casa como é o caso do avançado inclinado revestido por telhas cerâmicas que cobre o carro. As grandes janelas e vãos permitem uma transparência quase total para o interior da casa.

​A garagem

Terraços  por Ambás Arquitectos
Ambás Arquitectos

Fachada Frontal

Ambás Arquitectos

A garagem tem espaço para três automóveis e é parte essencial da fachada principal. Uma das características do desenho desta estrutura é a iluminação dentro do revestimento da mesma que lhe dá uma hierarquia visual na composição ao cair da noite. Nesta imagem, podemos também observar a transparência quase total e a comunicação visual com o exterior com que conta a zona das escadas através da qual entra uma boa quantidade de luz natural para o interior da casa.

No interior

A sala oferece um ambiente com qualidade onde sobressai o pé direito duplo e os elementos de iluminação natural e artificial que criam um espaço harmonioso e cómodo para os moradores. É uma área muito acolhedora, tipo casulo, que se localiza num desnível. Os sofás forrados em pele branca e a mesa de centro em vidro criam um ambiente moderno e luxuoso que se baseia numa paleta cromática simples com tons claros, café e com alguns toques de verde proporcionados pelas plantas.

Vestíbulo

Ao sairmos do desnível da sala, deparamo-nos com o vestíbulo marcado pela escada de mogno com guardas em vidro temperado e corrimão em aço inoxidável. A escada é, certamente, um dos grandes elementos de modernidade desta casa. Ao fundo, observamos uma ampla área comum que comunica com o jardim por via de uma grande porta de vidro deslizante que se prolonga do piso até ao tecto.

Ao cimo das escadas

Corredores e halls de entrada  por Ambás Arquitectos
Ambás Arquitectos

Circulación Vertical

Ambás Arquitectos

Chegamos ao topo das escadas onde descobrimos uma área muito bem iluminada graças à abertura zenital através da qual entra luz natural que engalana a qualidade dos materiais usados em cada detalhe. Este espaço distribui a circulação no interior da residência, conduzindo os moradores para os seus quartos.

​Escada iluminada

Corredores e halls de entrada  por Ambás Arquitectos
Ambás Arquitectos

Escaleras Iluminadas

Ambás Arquitectos

Despedimo-nos deste livro de ideias com uma vista nocturna para o interior da casa onde podemos apreciar a iluminação – integrada instalada no tecto entrelaçado – que cria um jogo de luzes e de sombras interessante reforçado pela folhagem das plantas – plantadas em sólidos vasos de barros – escolhidas para decorar o vão.

O que achou desta moradia? É moderna e confortável. Não concorda? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!