7 truques para fazer um espaço pequeno parecer maior

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

As cidades estão superpovoadas e os espaços para habitação escasseiam. Os preços aumentam e aquilo que antes se pagava por um apartamento grande paga-se agora por um estúdio ou por um T1. As famílias têm-se vindo a adaptar a esta nova realidade. Não é por acaso que agora se vêem cada vez mais casas com plano aberto – cozinha e salas dentro do mesmo espaço -, uma predilecção pela decoração escandinava – com cores claras e uma estética simples – e um aproveitamento de espaços na vertical – veja-se o caso dos lofts. Hoje em dia, viver numa grande cidade significa adaptarmo-nos a determinadas circunstâncias e, quer queiramos quer não, é isso que fazemos. Mas, não desanime. Viver num apartamento pequeno não significa viver com menos conforto. Com boas estratégias de decoração e um racional aproveitamento do espaço, podem-se criar áreas extremamente cómodas e convidativas.

O nosso livro de ideias de hoje vem a propósito disto. Deixamos-lhe sete sugestões para tirar melhor partido de uma área exígua. Veja quais são.

1. Um tecto dinâmico

Muitos prédios mais antigos têm tectos falsos a cobrir a estrutura original. Para desfrutar de ambientes mais altos, sugerimos um tecto com vigas expostas que vem quebrar a monotonia de um tecto plano, trazendo um sentido rítmico ao seu ambiente. Se tem este interessante elemento arquitectónico em sua casa, então tire partido dele. Trate a madeira, pinte-a de branco e dê-lhe um bom acabamento. 

O projecto da imagem é da Galleria del Vento.

2. Um acabamento claro

A luz natural é, sem dúvida, um elemento importante no que toca a fazer uma casa parecer maior. Para a enfatizar, deve optar por acabamentos claros no piso, no tecto e nas paredes. Privilegie o branco e tons crus e combine-os com têxteis em linho, algodão ou outros tecidos leves. Guarde a cor para pequenos apontamentos. Referimo-nos aos ornamentos como almofadas, velas ou até tapete. Se não se identificar com uma área toda branca, pode pintar uma parede de uma cor mais vibrante ou forrá-la com um papel de parede. Porém, seja criterioso nas suas escolhas.

3. Parede de tijolo branca

Parede e piso  por Mosaicnet srl
Mosaicnet srl

Betonwood

Mosaicnet srl

tijolo aparente está na moda. No caso da imagem, aparece pintado de branco, conferindo uma estética industrial a esta sala, mas preservando a sua luz e frescura. Uma parede em tijolo pode fazer toda a diferença numa divisão pela rusticidade que lhe traz e pela textura e irregularidade que lhe está inerente. Se tem uma parede assim em casa, pinte-a de branco. Preservar a sua cor natural poderá escurecer o ambiente.

4. Soalho corrido

Sala de estar  por Mardegan Legno
Mardegan Legno

Soggiorno moderno con pavimento in Rovere

Mardegan Legno

Para aumentar a sensação de profundidade de um ambiente, opte por um soalho corrido. Este tipo de pavimento, que se desenha por via de longas linhas horizontais, estende os espaços, fazendo com que pareçam maiores do que aquilo que realmente são. Escolha uma madeira clara como a do carvalho-branco, do bordo ou do vidoeiro que é semelhante à do bordo, mas menos resistente. Também pode dar uma lavagem branca à madeira já existente.

5. Prateleiras finas ou suspensas

Sala de estar  por Adele-C

Para desimpedir espaço no chão, opte por suspender as estantes e os armários para guardar os seus objectos pessoais. Ao colocar estantes nas paredes, ganha, por exemplo, espaço no chão para a colocação de um móvel de televisão ou de uma secretária. Pode também optar por estantes com uma estrutura fina – à semelhança das que vê na imagem – que farão com que os livros pareçam flutuar no espaço.

6. Superfícies espelhadas

Casas modernas por CSP2 studio
CSP2 studio

Zona notte

CSP2 studio

O recurso a superfícies espelhadas é um truque já conhecido para multiplicar, de forma surpreendente, a dimensão percebida do espaço. Podem estar num corredor pouco iluminado, nas portas de correr de um guarda-roupa ou numa sala especialmente estreita. Note-se, ainda, que os espelhos reflectem a luz natural e artificial que assim se espalha de modo mais homogéneo pela divisão em causa.

7. A cabine de duche ao centro

Repartir o espaço da casa de banho, utilizando a cabine de duche pode ser uma ideia interessante. De um lado, mantém a zona do armário com os lavatórios e o vaso sanitário e, do outro, a banheira. No entanto, as superfícies envidraçadas que resguardam a cabine deixam a luz passar de um lado para o outro da área.

Vai pôr em prática alguma das sugestões que lhe acabámos de deixar? Diga-nos na caixa de comentários.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!