Jardins modernos por Hungaro Decor

9 zonas de exterior sensacionais: transforme a sua também!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Seleccionámos algumas ideias para jardim especialmente a pensar em si. Este ano está a passar a correr e, à semelhança de todos os outros, os dias frescos depressa dão lugar aos mais quentes e soalheiros. As manhãs estão mais quentes e as noites mais amenas. Esquecemo-nos do frio do Inverno, vemos a natureza a florescer à nossa volta e sentimos necessidade de nos aproximarmos dela. Queremos sair de casa para sentir os aromas primaveris e estivais e para, finalmente, ganharmos aquela cor saudável. Se temos um jardim em casa, ou até um terraço, um pátio ou uma boa varanda, conseguimos ir satisfazendo esse desejo nos nossos tempos livres. No entanto, só é agradável se a área estiver confortável.

O livro de ideias de hoje reúne nove zonas de exterior distintas. Veja-as com atenção e inspire-se para decorar a sua.

8. Uma pérgola fantástica

Ideal para o proteger da luz do sol. O melhor da pérgola é que pode construí-la, apoiando-a numa das paredes de sua casa que lhe proporcionará suporte e lhe permitirá simplificar em boa medida os procedimentos de construção e limitar os custos. Ainda assim, também pode optar por uma estrutura totalmente independente e com diferentes materiais.

1. Um oásis no exterior

Se procurar dar um novo aspecto ao seu jardim – quando ler jardim, pense também em pátio e terraço – nada melhor do que apostar na elegância e na pureza. Para iniciar o nosso livro de ideias, propomos-lhe este projecto que reúne elegância a rusticidade e que oferece aos moradores e aos convidados todo o conforto. Para se assegurar de que o seu jardim tem tudo aquilo de que necessita, o melhor é dividi-lo em áreas distintas. Assim, poderá mobilá-lo de acordo com o propósito de cada espaço.

2. Um deck de madeira como protagonista

Jardins rústicos por Vida de Vila
Vida de Vila

Área externa

Vida de Vila

Quando queremos imprimir um novo aspecto ao nosso jardim sem investir muito tempo a pensar em que piso escolher, a melhor ideia é o deck de madeira. É uma opção moderna, simples e fresca com uma manutenção fácil. Neste jardim, o deck alonga-se por todo o seu comprimento e largura e cria um fantástico efeito tropical a par com a exuberância da vegetação.

3. Com tudo incluído

Num jardim como este, a vida é melhor. Imagine quão perfeito seria, numa soalheira tarde de Verão, reunir os amigos para uma refeição sob a pérgola seguida de refrescantes mergulhos. Não precisa de ter um espaço muito amplo, basta saber aproveitá-lo e adaptá-lo às suas necessidades. Por exemplo, num espaço pequeno, pode substituir a piscina por um jacuzzi.

4. Com pedra estilo tropical

À semelhança da madeira, a pedra é um material ideal para o exterior pela naturalidade e rusticidade que lhe oferece. No jardim da imagem, um projecto do gabinete Taller Estilo Arquitectura, a pedra é usada expressivamente nos muros que resguardam a casa, em torno da piscina e no chão sob a forma de círculos a desenhar um caminho. O turquesa da piscina, a vegetação e a luz dourada que emana da casa vêm atenuar o aspecto cru do material.

5. Com um jardim vertical

Os pátios tendem a distinguir-se dos jardins pela ausência de árvores e de relvado. Mas, na arquitectura moderna, procura-se mesclar ambos os conceitos. Assim, podemos ter um bonito pátio com tudo aquilo de que necessitamos para desfrutar da natureza. Os jardins verticais são uma excelente opção para quem tem pouco espaço e quer ter uns “pulmões verdes” dentro da casa. A sua instalação não é difícil. Porém, aconselhamos que peça ajuda a um profissional que o ajudará a escolher as melhores plantas.

6. Um ambiente mais selvagem

Se vive na cidade e procura escapar-se, de quando em vez, à selva de betão, mas nem sempre tem tempo de o fazer, então, chegou a altura de pôr mãos à obra. Repare que só lhe cabe a si escolher o estilo do seu jardim pelo que se os jardins com um ar mais selvagem o seduzem, por que não? Este tipo de jardim é, na verdade, fácil de criar. Só precisa de um pavimento em betão ou de terra para ser mais natural, algumas plantas, árvores e arbustos espalhados pelo terreno de forma pouco linear e criar uma pérgola com retalhos de tecidos leves como o linho ou a organza que vão proporcionar-lhe a sensação de estar em pleno deserto.

7. Lareira e iluminação

Jardins clássicos por homify

Nada melhor do que conviver com os seus amigos e família em torno de uma lareira. Já assim canta a música “os meninos à volta da fogueira”. A verdade é que é um ponto de reunião perfeito para passar noites divertidas com os seus ou apenas com a sua cara metade num ambiente mais romântico e intimista. Pode instalar, em torno da lareira, uma zona de assentos circular, mais propícia à socialização. Não se esqueça de garantir o conforto através de muitas almofadas e uma boa iluminação.

9. Um design vanguardista

Se é uma pessoa que gosta de quebrar as regras e ousar um pouco mais, então nada melhor do que um pátio vanguardista, tal como o seu estilo de vida. Inspire-se em projectos dentro deste género e adapte as suas ideias e concepções ao espaço que tem disponível. Repare no terraço da imagem que sobressai por reunir a mais marcantes tendências modernas que vão desde as plantas escolhidas – os cactos – passando pelo minimalista jardim de seixos de estilo asiático, pela cadeira Acapulco fluorescente até, e como não podia deixar de ser, ao evoluído sistema de iluminação.

Dos nove jardins que lhe acabámos de mostrar, qual foi o seu preferido? Deixe-nos a sua resposta. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!