Reabilitação de casa campestre impressionante

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Apresentamos-lhe um projecto de reabilitação em Macieira de Cambra, sabe onde é?! Fica em Vale Cambra, no interior do distrito de Aveiro, sendo uma zona rural. Vai conhecer uma habitação rústica que foi modernizada mantendo alguns aspectos rústicos, sobretudo na fachada. Este processo não esqueceu a envolvente e procurou estabelecer uma relação com o exterior.

O projecto é da autoria do gabinete AR STUDIO ARCHITECTS, de S. João da Madeira que converteram esta casa antiga e em degradação numa agradável moradia moderna.

Antes: Fachada

Casa da Eira:   por FM+DA arquitetos
FM+DA arquitetos

Casa da Eira

FM+DA arquitetos

Era assim, uma casa muito típica de um ambiente rural. Dois andares, fachada em pedra e janelas pequenas. Os sinais de abandono tornavam-se evidentes. Mesmo nesta imagem isso é perceptível, nomeadamente por exemplo porque existe uma varanda que representa um grande perigo, não tendo qualquer guarda. E no exterior vários elementos e muito lixo por todo o lado.

Fachada renovada

Casa da Eira:   por FM+DA arquitetos
FM+DA arquitetos

Casa da Eira

FM+DA arquitetos

Uma opção interessante e determinante, foi a de manter a fachada de pedra assim como os muros. Assim preservou-se um elemento histórico e tradicional e ainda a relação com a paisagem. Mas a fachada não manteve exatamente o mesmo desenho. Foi respeitada mas foram-lhe adicionados alguns elementos, aspectos que denunciam que ali houve uma transformação e denunciam também uma intervenção mais moderna, um novo modo de pensar uma fachada antiga. O mais evidente são os volumes escuros que sobressaem da parede. Que existem também para proporcionar mais qualidade no interior, nomeadamente pela entrada e luz natural.

Fanático por reabilitações como esta?! Conheça outra impressionante aqui

Antes: Interior

Casa da Eira:   por FM+DA arquitetos
FM+DA arquitetos

Casa da Eira

FM+DA arquitetos

Nos interiores o mesmo se verificava… Paredes muito degradas, móveis pelo espaço sem qualquer organização, já envelhecidos e claramente em desuso. 

Era um espaço triste, envelhecido e o pó e humidade terão tomado conta do espaço. Os arquitectos tiveram de perceber o potencial deste volume e explorar aquilo que faria sentido e teria valor, do passado, para criar espaços modernos e confortáveis, ao serviço dos seus futuros habitantes.

Interiores com modernidade

Casa da Eira:   por FM+DA arquitetos
FM+DA arquitetos

Casa da Eira

FM+DA arquitetos

No interior os espaços são muito modernos, dominam paredes brancas e a casa tem luminosidade. Alguns toques rústicos que lembram o passado desta habitação foram integrados num desenho novo, absolutamente moderno. Como é o casa da parede em pedra que vê na imagem. Onde traços do passado e acabamentos modernos vivem em sintonia.

Cozinha

Casa da Eira:   por FM+DA arquitetos
FM+DA arquitetos

Casa da Eira

FM+DA arquitetos

Também na cozinha o espaço tornou-se muito moderno mantendo alguns traços mais tradicionais como a parede de pedra. Reparou na imagem do antes num tradicional forno a lenha?! Pois é, também a casa moderna beneficia desta estrutura, mas com um desenho muito mais moderno, é um espaço simples e geométrico. Apesar das valências dos fornos modernos muitas pessoas continuam a preferir o tradicional forno a lenha, pelo método e pelo sabor da comida que dizem ser bem diferente e assim a tradição vai sendo mantida…

Este espaço inclui um balcão ao centro, muito prático, funcionando como uma ilha que pode ser usada para preparação dos pratos ou simplesmente como lugar para um jantar mais informal. A inovação nesta cozinha vai sobretudo para os candeeiros. Os brancos, do balcão, são bem modernos e bonitos. Já os candeeiros em primeiro plano são muito originais e lembram que esta é agora uma casa bem moderna. 

Conheça aqui outras cozinhas modernas.

Jardim

  por homify

O jardim terá sido também renovado, tendo um novo pavimento em pedra, ou antigo recuperado. Este pavimento conduz-nos pelo jardim que é sobretudo relvado com alguns apontamentos como uma eira e uma zona com uma vinha que proporciona alguma sombra. Um jardim tradicional com espaços agradáveis.

Algumas habitações das vizinhanças são visíveis a partir do jardim mas privacidade não falta, tratando-se de um ambiente rural.

Gostou?! Deixe o seu comentário...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!