Decoração de Corredor – Como Conseguir um Muito Estilo neste Espaço Difícil – 17 Inspirações de Bom Gosto

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Moradia em Sesimbra, Lagom studio Lagom studio Corredores, halls e escadas modernos Madeira maciça
Loading admin actions …

A decoração de corredor é sempre um assunto espinhoso que frequentemente redunda em espaços inóspitos e nada agradáveis. Seja na decoração de corredor de apartamento ou de moradia o problema é quase sempre o mesmo – um espaço apertado, muitas vezes interior e sem iluminação natural, com o único propósito de fazer o acesso aos espaços da casa. O que colocar ali para o tornar mais bonito e acolhedor?

Há vários pontos a ter em conta. A iluminação artificial é um factor chave, que pode fazer toda a diferença na sensação espacial, mesmo antes de haver uma decoração digna desse nome. E depois entra o tamanho e a qualidade dos elementos adicionados ao espaço, que têm de ter dimensões adequadas, tanto numa perspectiva funcional (ninguém quer andar em casa a esbarrar nos móveis) como na perspectiva estética (um móvel volumoso numa decoração de corredor estreito torna-o imediatamente mais apertado e feio).

Sabendo destas dificuldades, hoje a homify seleccionou para si projectos inspiradores de profissionais de excelência para se inspirar e copiar. Nestas imagens não há sensação de claustrofobia nem erros de decoração, apenas ambientes lindos que vai gostar de ver para ganhar o estímulo certo para transformar o seu corredor. Não perca!


1 – Uma parede que estimula os sentido

Corredor muito comprido que se tornou num espaço com cor , luz e muito acolhedor. FEMMA Interior Design Corredores, halls e escadas modernos Madeira metal, cor branco, areia, cinza claro
FEMMA Interior Design

Corredor muito comprido que se tornou num espaço com cor , luz e muito acolhedor.

FEMMA Interior Design

Começamos em grande com uma proposta perfeita da FEMMA INTERIOR DESIGN. Este corredor longo e estreito era o exemplo perfeito de um corredor típico, escuro e apertado, se não fosse o experiente trabalho dos designers de interiores. A iluminação indirecta, numa calha superior e lateral, alia-se aos tons claros para dar mais amplitude visual e para destacar a beleza do papel de parede, que ganha protagonismo na decoração. A estreita consola tem um design leve, graças às suas finas penas metálicas, mas tem também um ar régio graças ao dourado e ao mármore, servindo de apoio a alguns elementos decorativos judiciosamente escolhidos. Um corredor maravilhosamente decorado onde dá imenso gosto passar e apreciar!


2 – Funcionalidade mesmo em pouco espaço

Hall de entrada Lagom studio Corredores, halls e escadas escandinavos Pedra Branco hall de entrada, aparador, dots
Lagom studio

Hall de entrada

Lagom studio

Neste trabalho da LAGOM STUDIO o corredor é também o hall de entrada, tendo uma área realmente pequena, mas isso não impediu o seu aproveitamento e decoração num estilo que nós adoramos – o escandinavo.

A cor branca brilhante é a base certa para dar mais luz à pequena área, tornando-a visualmente maior e preparando-a para receber algumas peças imprescindíveis com muito estilo. O aparador era uma necessidade de organização e tem as dimensões certas para não ser demasiado impositivo. O espaço que sobrava não era muito e um cabide tradicional ali só iria roubar amplitude. Assim os profissionais optaram por uns engraçados ganchos em forma de botão, que decoram e servem de cabide. Ideias excelentes para quem aprecia o estilo nórdico!

3 – Um corredor arrojado

Este corredor está repleto de escolhas arrojadas e de elementos de dificilmente associaríamos a uma decoração de corredor pequeno. Mas funciona! Porquê?

É tudo uma questão de equilíbrio. As cores claras e frias perpetuam-se em padrões com uma combinação cromática de tons análogos de azul, gerando sensação de continuidade Os apontamentos em amarelo dão um pouco de calor ao espaço e todos os elementos têm as dimensões certas para não tomarem todo o espaço. A decoração é uma arte em todos os sentidos!


4 – Um corredor, uma galeria familiar

Na decoração de corredores internos estreitos há elementos que podem ter um valor inestimável, e as molduras enquadram-se nessa categoria. Esqueça os móveis e concentre-se nas paredes, embelezando-as com os elementos que lhe são mais caros – fotos da sua família. E como não pode abusar dos elementos ouse nas molduras! Uma composição de molduras clássicas com acabamentos modernos, estéticas diferentes entre si e tendo as cores como fio condutor, como a que vemos na imagem acima, é uma ideia a copiar de certeza.


5 – Suba os quadros

Fotorreportagem de Apartamento em Lisboa, HOUSE PHOTO HOUSE PHOTO Corredores, halls e escadas modernos Apartamento, Remodelado, Luxo, Lisboa
HOUSE PHOTO

Fotorreportagem de Apartamento em Lisboa

HOUSE PHOTO

Já estabelecemos que as decorações de parede podem ser as melhores aliadas da decoração de corredor, muito por causa da sua pouca espessura. No entanto, mesmo com elementos tão estreitos a fazer a decoração, ela pode apertar visualmente o espaço, se for colocada demasiado baixa, porque faz um efeito de cinto. Para contrariar este efeito, pendure as obras de arte mais acima e em alturas diferentes.


6 – Aproveite originalidades do espaço

Hamptons Classic in Lisbon LojaQuerido by Ana Antunes Corredores, halls e escadas clássicos Branco
LojaQuerido by Ana Antunes

Hamptons Classic in Lisbon

LojaQuerido by Ana Antunes

Por vezes as casas têm particularidades que as tornam únicas, como nichos e vãos, mesmo no corredor. Se tiver essa sorte em sua casa pode aproveitá-la para instalar algumas peças de mobiliário estreitas, deixando a restante área livre para preservar a sensação espacial. Mas cuidado! Mesmo com um lugar que parece próprio para colocar um móvel deve cuidar da leveza do corredor, pelo que aconselhamos peças estreitas claras ou transparentes como a consola da imagem.

7 – Conjugue estilos

Tem um gosto particular por peças clássicas mas o seu corredor é demasiado estreito? Lembre-se: – está tudo nas dimensões (e nas conjugações claro)!

Neste trabalho os designers de interiores usaram como única peça de mobiliário uma consola antiga em talha ricamente trabalhada sobre um espelho e em fundo branco. A peça ganhou todo o protagonismo merecido e o corredor continua a parecer amplo.

8 – Uma prateleira muito especial

Decorador Online, Home Traces Home Traces Corredores, halls e escadas modernos
Home Traces

Decorador Online

Home Traces

Este trabalho tem ideias excelentes para decoração de corredor, mas o nosso foco prendeu-se à estreita prateleira branca que percorre toda a extensão do espaço, gerando uma apreciada sensação de continuidade sem ocupar área útil e que serve de apoio a molduras com fotos.

9 – Quando as paredes são decoração

Requalificação Apartamento em Belém, ARKADA ARKADA Corredores, halls e escadas clássicos
ARKADA

Requalificação Apartamento em Belém

ARKADA

Por vezes a melhor solução para um corredor é deixá-lo vazio de móveis, mas isso não significa que fique vazio de estilo. Neste trabalho as paredes, os rodapés e as sancas clássicas são a melhor decoração, fazendo um efeito de moldura que fica lindíssimo e vale por si mesmo. A fina carpete dá conforto e ajuda a dar a percepção de profundidade.

10 – Minimalista

Corredor Distribuição NEUTRO ARQUITECTOS Corredores, halls e escadas modernos
NEUTRO ARQUITECTOS

Corredor Distribuição

NEUTRO ARQUITECTOS

O estilo minimalista é muito bem vindo na decoração de corredor porque é naturalmente simples e despido de grandes enfeites. Nesta proposta, o corredor estreito faz-se de branco e de painéis de madeira muito clara, adicionados de uma simples obra de arte em tons claros, também extraordinariamente leve. Menos é mesmo mais!

11 – Corredores e espelhos

Decorar corredor com espelho é uma ideia que nunca irá passar de moda, em especial em corredores estreitos. Um espelho aliado a uma boa iluminação pode dar ao corredor o dobro da dimensão, em especial se o espelho for de grandes dimensões e estiver instalado na parede mais comprida, como na imagem acima.


12 – Personalização total

Hall de entrada piso 0 Lagom studio Corredores, halls e escadas modernos Madeira maciça hall, arte, quadro, ripado
Lagom studio

Hall de entrada piso 0

Lagom studio

Mais uma proposta do LAGOM STUDIO, mais um corredor apaixonante. Neste corredor sem entrada de luz natural, os designers criaram um ripado de madeira que abrange uma parede e o tecto, e colocaram a iluminação entre as traves de madeira para criar um efeito óptico único com grande impacto visual. Decoração no seu expoente!


13 – Leve a decoração para o tecto

Condomínio da Vinha, RRJ Arquitectos RRJ Arquitectos Corredores, halls e escadas modernos
RRJ Arquitectos

Condomínio da Vinha

RRJ Arquitectos

Não há espaço para, móveis ou decorações no chão do corredor sem comprometer a passagem? Decore o tecto, como fizeram os profissionais que criaram este corredor. O efeito criado pelas ripas de madeira desencontradas é fabuloso.

14 – O efeito da homogeneização da imagem

Recuperação em Évora, Tapada arquitectos Tapada arquitectos Corredores, halls e escadas modernos
Tapada arquitectos

Recuperação em Évora

Tapada arquitectos

Neste trabalho a estrela da decoração de corredor é mesmo a sumptuosidade dos painéis de madeira, que revestem as paredes e criam um efeito homogéneo que parece não ter princípio nem fim e que preserva a amplitude. Uma solução deste género deve ser bem pensada e acompanhada de um excelente projecto de iluminação para garantir que não se obtém o efeito contrário, acabando com um corredor visualmente mais apertado do que ele é na realidade.

15 – Torne a parede numa obra de arte

Hall de entrada Mariana Noguera Corredores, halls e escadas modernos decoração, interiores, design, arquitetura de interiores, moderno
Mariana Noguera

Hall de entrada

Mariana Noguera

Sem molduras, por mais leves que sejam, sem móveis e sem tapetes, mas com muito estilo! Ao fazer um mural de parede estará a transformar a parede do corredor numa obra de arte cheia de impacto visual que ajudará a prescindir de quaisquer outros elementos decorativos. Neste trabalho ficámos presos ao efeito hipnótico da pintura em aguarela a que a iluminação direccionada da ainda mais destaque. Uma solução perfeita para decoração de corredores internos estreitos, onde os móveis não têm lugar.


16 – Uma biblioteca no corredor

Esta é uma proposta inusitada para decoração de corredor, porque na verdade rouba área ao corredor, estreitando-o, mas se o espaço o permite, porque não?

Aproveitar a largura do corredor para cobrir as paredes com estantes embutidas e fazer uma biblioteca pode ser uma ideia muito gira para aproveitar um corredor amplo. Deve, no entanto, responder ao estreitamento da largura do corredor ampliando-o com abundância de branco e muita luz artificial.

17 – Uma porposta moderna

Casa Algarve -Black Diamond Atelier Ana Leonor Rocha Corredores, halls e escadas ecléticos
Atelier  Ana Leonor Rocha

Casa Algarve -Black Diamond

Atelier Ana Leonor Rocha

Não é preciso inventar soluções radicais ou originais. A clássica consola estreita, acompanhada de banquetas pequenas, é uma solução bonita para a decoração de corredor, sobretudo se este é também hall de entrada.

Quer ainda mais inspirações para a decoração de corredor? Então continue a ler o artigo ’6 corredores modernos que podiam ser os de sua casa’.


Qual destas inspirações pode influenciar a decoração do seu corredor?

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!