Cores que Combinam com o Vermelho: 11 Ideias para Interiores Cheios de Personalidade!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
SOUTHERN COMFORT, SA&V - SAARANHA&VASCONCELOS SA&V - SAARANHA&VASCONCELOS Quartos rústicos
Loading admin actions …

O vermelho é uma das cores mais vibrantes, enérgicas e impactantes que se pode usar na decoração. Não é uma cor em que as pessoas arrisquem facilmente para pintar grandes superfícies, surgindo mais em apontamentos ou a colorir só uma parede em jeito de statement. Se se identifica com a cor e não sabe como pode incorporá-la no seu espaço, este artigo é para si.

Vamos mostrar-lhe 15 espaços onde o vermelho é utilizado: em alguns, de forma expressiva e, noutros, apenas como nuance. Na realidade, todas as cores podem combinar umas com as outras. Tudo depende da forma como são usadas e das tonalidades em que as escolhemos. Não há regras de ouro ou conjugações proibidas. Por vezes, experimentamos combinações improváveis e elas acabam por funcionar muito melhor do que, à partida, pensamos.

Veja, então, as cores que combinam com o vermelho na decoração.

1. Vermelho e cinza escuro / antracite

Se há cor que fica bem com o vermelho, essa cor é o cinzento. São ambas cores sofisticadas e clássicas que se complementam na perfeição. O vermelho atenua a frieza do cinzento e torna-o mais interessante e o cinzento mitiga a presença exuberante do vermelho, tornando o ambiente mais polido e equilibrado. Foi essa a combinação escolhida para este quarto cujas paredes cinza escuro, com um certo ar industrial, servem como pano de fundo para o mobiliário e cortinas num bonito e aconchegante tom de vermelho. O contraste é verdadeiramente chamativo. Este quarto não passará despercebido a ninguém!

2. Vermelho e cinza claro

Sim, é uma combinação parecida com a anterior, mas o cinza deste quarto é mais claro e o vermelho surge apenas nas almofadas, como apontamento. Em termos de efeito produzido, o vermelho volta a ser a cor que empresta calidez ao espaço e que acaba por criar um elo com os quadros que também têm vermelho. É um bom esquema cromático para um quarto de um jovem: sóbrio, mas, ao mesmo tempo, moderno e versátil.

3. Vermelho e branco

Se vai usar o vermelho na parede, sugerimos que eleja apenas uma parede para não sobrecarregar o espaço em questão. E quais as cores que combinam com o vermelho na parede? Ora, o branco é sempre uma boa opção pela luminosidade que aporta ao ambiente e pela forma como deixará que o branco sobressaia. Nesta sala, a parede da lareira foi a eleita para receber um vibrante tom de vermelho, tendo as demais paredes sido pintadas com branco. O cinza volta aqui a surgir, desta vez numa tonalidade muito, muito clara. E se acha que vermelho e verde não combinam, veja como as banquetas em veludo verde aparecem como um apontamento tão refrescante nesta sala de tons quentes.

Outra questão que pode surgir é: uma parede vermelha combina com que cor de sofá? Ora, o cinza claro é uma opção, assim como o branco, o creme, o bege claro ou o azul marinho.

Numa casa de banho branca, uma parede com mosaico vermelho é uma boa solução para tornar o espaço menos monótono e dar-lhe mais personalidade. Pode colocar o mosaico do mesmo modo como aqui se colocou (na parede correspondente à sanita e no nicho do duche) ou na parede adjacente à zona da banheira ou chuveiro.

4. Vermelho e… todas as cores?

Ok, ok. O vermelho e o branco são também as cores preponderantes neste quarto, mas os designers responsáveis pelo projecto não tiveram prurido em colocar um divertido apontamento na parede (inspirado no Lenço dos Namorados, uma peça artesanal típica minhota utilizada por mulheres em idade casadoura) que percorre todas as cores e que, a par com o vermelho, dá imensa vida a este quarto. Mais uma vez, está tudo nos detalhes!

Já para esta casa de banho, foi escolhido um papel de parede com um padrão boémio – lembra-nos o Woodstock! – e muito colorido que, em conjunto com o vermelho, propicia imenso sentido de humor e identidade ao espaço. Este projecto também nos mostra que uma área pequena não tem, necessariamente, que ser revestida e decorada com cores claras.

5. Vermelho e bege

O vermelho e o bege são, sem dúvida, uma das nossas combinações preferidas. O vermelho é visto como uma cor mais arrojada, mas o bege tem uma discrição clássica e calidez que se ajustam maravilhosamente ao vermelho. Juntos criam espaços extremamente aconchegantes e confortáveis como é o caso deste quarto. São tons que nos lembram a terra, o fogo, uma lareira a crepitar e o quentinho da nossa casa no Inverno.

O bege e o vermelho são, efectivamente, uma boa combinação para quartos, talvez por criar uma atmosfera tão acolhedora. Se, no projecto anterior, víamos as cabeceiras em vermelho, aqui vemos o vermelho apenas em salpicos que é como quem diz: nas almofadas e no banco sob a janela. É uma forma mais subtil e flexível de incorporar a cor.

6. Vermelho e azul claro

O vermelho e o azul marinho são utilizados juntos com frequência (já lhe vamos mostrar um exemplo), mas o vermelho fica igualmente bem com o azul claro. Na verdade, é uma combinação bastante elegante que também resulta na Moda. O vermelho é uma cor quente e o azul é uma cor fria: são, portanto, cores opostas que se atraem como estes ambientes provam. É uma conjugação refrescante, menos batida e que pode ser utilizada em qualquer ambiente da casa.

7. Vermelho e turquesa

Com um design de interiores contemporâneo, a decoração desta sala exsuda uma irreverência que provém do contraste entre o vermelho e o turquesa, duas cores fortes e contrastantes que reflectem um espírito jovem e sentido de humor. Se procura ideias para aumentar o volume da sua sala, então considere esta combinação de mais dois opostos que não podiam ficar melhor juntos!

Vermelho e preto é, porventura, a combinação cromática mais poderosa de sempre. São duas cores visualmente muito impactantes e dramáticas. Em contexto de interiores, trata-se de uma escolha interessante para um escritório já que cria uma atmosfera enérgica e estimulante. Sugerimos que opte por esta combinação apenas em ambientes modernos. O vermelho e o preto, numa decoração clássica, é uma conjugação algo datada e o espaço acabará por ficar pesado.

9. Vermelho e azul marinho

Ei-lo: vermelho e azul marinho, uma combinação que, invariavelmente, nos lembra decorações de estilo marítimo ou náutico e que funciona facilmente em qualquer divisão da casa. O vermelho, com a energia que o caracteriza, faz o contraponto perfeito ao azul marinho, mais frio e profundo.

O vermelho e o amarelo, quando têm os mesmos valores de saturação, ficam bem juntos. O vermelho e o amarelo mostarda, por exemplo, funcionam bem, mas um amarelo mais pálido ou pastel tenderá a ficar melhor com um rosa. No projecto que acima vemos, o vermelho e o amarelo (numa tonalidade mais quente e torrada) evidenciam-se ainda mais contra o fundo cinza escuro.

11. Vermelho e rosa

Tempos houve em que combinar cor-de-rosa e vermelho era uma espécie de pecado capital, tanto na Moda como no design de interiores. É natural haver algumas reservas em relação a usar estas cores juntas. Afinal de contas, ninguém quer ter a sensação de que vive dentro de um embrulho do Dia de São Valentim. Hoje em dia, é uma das conjugações mais elegantes, bonitas e expressivas, na medida em que tem algo de arrojado e, ao mesmo tempo, de delicado e romântico. Estas cores juntas podem ser pontuadas com tons como o tangerina, o violeta, o tangerina, o castanho ou o azul claro. Esta combinação e os apontamentos nestes tons são boas cores para sala e para quarto.

Gosta de vermelho? Que combinação prefere? Deixe-nos o seu feedback na caixa de comentários!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista