Como dar um novo aspecto à casa-de-banho rapidamente

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A sua casa de banho está a precisar de ser renovada? Isso é muito mais fácil do que parece e nem sempre significa um grande gasto de tempo e de dinheiro.

A primeira coisa a fazer é aprimorar a limpeza. Os azulejos podem ficar com um novo aspecto após uma limpeza minuciosa feita com os produtos certos. Também o chuveiro pode beneficiar de uma limpeza periódica que vai melhorar o fluxo da água.

A seguir, você pode investir na pintura dos armários e paredes de alvenaria, mudando toda a atmosfera da casa de banho. O segredo é eleger a cor certa entre tonalidades quentes e frias de modo a se obter o efeito desejado para o espaço.

Personalizar a área do chuveiro também é capaz de transformar o ambiente completamente, assim como utilizar prateleiras em locais pouco usados como acima da porta, acima do vaso sanitário ou acima do suporte para toalhas.

Para dar um toque decorativo diferente e agradável, as plantas, as flores e os quadros podem fazer toda a diferença. Lembre-se, apenas, de que a humidade e o calor podem afectá-los e, por isso, é preciso ter um cuidado permanente com as condições da casa de banho que deve ser arejada e desumidificada.

Veja as sugestões que lhe deixamos.

Acabe com os riscos e as manchas

Se a sua casa de banho tiver um revestimento em madeira, pode ter certeza de que, com o tempo, surgirão riscos e manchas no material. Já no caso de azulejos, o principal inimigo é, ao lado da sujidade, o mofo nas juntas, sem falar na aparência opaca causada por manchas esbranquiçadas. 

Existem inúmeros produtos no mercado indicados para o tratamento e limpeza desses materiais, mas se prefere soluções caseiras, a internet está repleta de tutoriais e de fórmulas feitas com produtos acessíveis e, muitas vezes, naturais. Uma delas é a pasta de bicarbonato de sódio e vinagre branco que é passada nas juntas dos azulejos, ficando aí alguns minutos, depois dos quais a área deve ser enxaguada e seca. 

No caso dos azulejos, o brilho pode ser recuperado com um lustra-móveis ou cera, cujo excesso deve ser retirado, passando-se, de seguida, a polir os azulejos com uma flanela. Esse primeiro passo, o da limpeza e da recuperação das características básicas dos revestimentos, é muito importante para mudar o aspecto da sua casa de banho.

Restabeleça o fluxo de água do chuveiro

Casas de banho clássicas por Paul D'Amico Remodels
Paul D'Amico Remodels

Converting Out Building into Shower Room

Paul D'Amico Remodels

Para quê fazer isso se ninguém vai ver? É simples: para ter mais conforto na hora de tomar banho. Nada mais desagradável do que entrar debaixo do chuveiro e tomar um banho quase sem água, resultado de os furos estarem entupidos e de a água sair em pouca quantidade e de forma difusa.

Mas, como limpar esses furos entupidos? Basta retirar o bocal e deixá-lo de molho por uma ou duas horas num copo de vinagre misturado com um copo de água. Se os furos ainda estiverem fechados depois disso, esfregue-os a eles e ao bocal com detergente, usando uma escova de dentes velha. Porém, o mais provável é que o vinagre com água seja eficaz. Pode, também, colocar a mesma solução dentro de um pequeno saco plástico e prendê-lo com elástico no bocal ainda incorporado ao chuveiro. Deixe de molho durante alguns minutos. 

Limpar e polir os metais

Casas de banho clássicas por Inhuisplaza b.v.
Inhuisplaza b.v.

Smalle shutter panelen

Inhuisplaza b.v.

Os metais da casa de banho também precisam de uma limpeza periódica para evitar ou tirar manchas e ferrugem. Os metais podem ser prateados, dourados ou acobreados e cada tipo tem características próprias, pelo que vale a pena procurar produtos de limpeza e brilho para cada tipo de metal. 

Ainda assim, existe uma receita caseira que é muito eficiente para metais de todas as cores: passe limão directamente sobre os metais e deixe actuar pelo menos durante 30 minutos após os quais deve passar novamente água limpa. 

Outra alternativa é misturar o sumo do limão com bicarbonato de sódio, fazendo uma pasta, e aplicar nos metais, deixando-os de molho e depois retirando a pasta com um pano macio. A limpeza e o polimento vão fazer uma grande diferença no aspecto da sua casa de banho, mas pode ainda trocar essas peças por outras mais modernas ou, se preferir, mais rústicas.

Pinte o móvel da casa de banho

Pintar o móvel da casa de banho pode mudar toda a atmosfera do espaço. Se a casa de banho, paredes ou azulejos forem coloridos, escolha uma cor que combine com as demais presentes no ambiente. Se, pelo contrário, for totalmente branca, pode ousar um pouco mais e pintar o móvel de um tom vibrante. Pode, ainda, optar por tons suaves que relaxam e acalmam. Por fim, é possível combinar diferentes cores, uma na estrutura e outra nas gavetas ou nas portas. O tipo de tinta a ser usada vai depender do material com que é feito o móvel, por isso pesquise em lojas especializadas o melhor produto.

Pinte as paredes com cores vibrantes

O mesmo vale para as paredes de alvenaria da sua casa de banho: pinte-as com cores vibrantes, por exemplo, para imprimir mais vitalidade e alegria ao ambiente. As casas de banho pequenas, em especial, podem beneficiar de luz nas paredes ou meias-paredes. Mais uma vez, tenha em consideração as cores dos azulejos para escolher a cor das paredes de alvenaria. Não exagere na cor se não houver muito branco ou cores neutras para compensar a intensidade e a vibração dela. 

Se a casa de banho for moderna, talvez seja uma boa ideia de optar por tons mais frios e suaves para servir como pano de fundo. Já se a casa de banho tiver um toque clássico, como por exemplo um espelho com uma moldura mais trabalhada e um móvel antigo, uma cor mais forte na parede do móvel, pode enfatizar o estilo.

Personalize a área do chuveiro

Uma coisa que dá um efeito diferente à casa de banho é personalizar a área do chuveiro. Se a sua casa de banho é simples e não tem cabine de duche, procure cortinas com estampados diferentes e que combinem com as cores básicas do ambiente. 

Hoje em dia, para quem tem poucos recursos e não pode mandar instalar uma cabine de vidro por qualquer motivo, há uma grande variedade de estampados originais e bonitos que ficam perfeitos em casas de banho menos sofisticadas. Outra possibilidade, agora para quem tem recursos, é colocar uma superfície de vidro temperado que, para além de bonito, é leve e eficiente na vedação da água. 

Se desejar trazer ao ambiente um pouco mais de personalidade, mande colocar azulejos estampados apenas na área do chuveiro. No projecto de Emmilia Cardoso Designers Associados, a casa de banho moderna combina paredes brancas e laranja com azulejaria com um padrão geométrico no interior do duche. O efeito é elegante, de uma forma despojada. É verdade, no entanto, que instalar uma cabine ou trocar os azulejos exige um maior gasto, embora a execução seja rápida.

Utilize prateleiras acima do vaso sanitário ou da porta

Casas de banho modernas por JS Interiores
JS Interiores

Estudo para casa em Itaipu

JS Interiores

Uma outra ideia que ajuda a aproveitar melhor o espaço da casa de banho é nele instalar prateleiras logo acima do vaso sanitário ou, ainda, na parede acima da porta de entrada. Esses elementos de mobiliário são óptimos para se colocar toalhas, produtos de higiene e beleza ou outros objectos, inclusive decorativos. Dependendo da cor,  do formato e do material com que são feitas as prateleiras, elas podem ainda dar um toque especial à decoração do ambiente. As opções são, na verdade, várias: podem ser prateleiras ou nichos abertos, de madeira ou metal, nas mais variadas cores. Podem inclusive ter luzes LED embutidas.

Utilize prateleiras acima do suporte para toalhas

A parede acima do suporte para toalhas geralmente não é utilizada de forma optimizada. A instalação de prateleiras nesta área pode ser muito útil para guardar toalhas e artigos de beleza e higiene em pequenos cestos confeccionados em materiais naturais. Verifique, apenas, se o material é resistente ao calor e à humidade para não ter problemas com mofo e outros agentes de deterioração.

Coloque plantas e flores na casa de banho

Uma maneira de deixar a sua casa de banho mais colorida e bonita é decorá-la com plantas e flores. É verdade que a humidade e o calor podem ser um problema para elas, portanto pesquise as espécies mais indicadas para esse ambiente mais inóspito. Um modo de mantê-las vivas e bonitas por mais tempo é arejar o espaço após cada banho. Por isso, se tiver uma boa janela nessa divisão, adquira o hábito de abri-la, até mesmo durante o banho, especialmente nos meses mais quentes. Já no Inverno, abra a janela logo após o banho e procure usar um desumidificador de ar por alguns minutos.

Leve arte para a casa de banho

Sim, é possível ter arte na casa de banho. Não importa o seu estilo, você pode colocar quadros ou posters nas paredes e, assim, dar um toque diferenciado à atmosfera. Todavia, também neste caso, é preciso estar atento ao problema do calor e da humidade para que as peças não se deteriorem. Evite colocar quadros com faixas de papel no verso, pois a tendência é que elas se estraguem com a humidade. Quanto aos cuidados preventivos, eles são os mesmos que se aplicam às plantas e às flores: arejar e desumidificar.

Vai pôr em prática algumas das nossas ideias? Se vai, depois diga-nos como correu.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!