Fachada Final:   por Decorando - Inner Spaces

Antes e depois: um restauro que transformou um espaço rural

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

Acreditamos que o futuro da arquitectura passa também pela restauração uma temática cuja relevância tem vindo a aumentar consideravelmente nos últimos anos. Todos sabemos a importância da área da conservação e do restauro para a preservação do património histórico no entanto esta pode também ser muito útil para todos os que desejem ver a sua habitação renovada.

O projecto que lhe vamos dar a conhecer hoje era um edifício que não possuía propriamente um valor patrimonial no entanto os donos queriam reformulá-lo, dar-lhe uma nova vida e torná-lo habitável. A obra de reabilitação foi da autoria dos profissionais Decorando – Inner Spaces que actuam no âmbito de intervenções interiores, em restauros completos de edificações e espaços comerciais.

O resultado depois da obra de remodelação é realmente espantoso. Veja as imagens do antes e depois e tente descubrir as diferenças!

Antes: um edifício abandonado

Antes do projecto a habitação estava totalmente degradada. Notava-se como a passagem do tempo tinha afectado a construção. O tecto houvera caído integralmente e do edifício antigo restavam apenas as paredes e as aberturas dos vãos. Não existia uma barreira física que separasse o interior do exterior e por isso, a habitação esta inabitável a necessitar de uma obra urgentemente.

O terreno envolvente apresentava um potencial incrível no entanto graças ao elevado estado de degradação do local, seria também preciso intervir em todo o espaço envolvente da habitação.

Depois: uma fachada renovada

Depois da obra o resultado foi de facto impressionante. A estrutura e as paredes da casa foram aproveitadas e reabilitadas. Onde antes estavam apenas buracos estão agora grandes janelas que permitem que a casa olhe a paisagem ao mesmo tempo que a iluminação natural banha os espaços interiores.

As paredes foram ''descascadas'' deixando assim a alvenaria em pedra integralmente à vista. O resultado é uma estética rústica que destaca um modo de vida rural que se adapta perfeitamente ao local onde a habitação se insere. 

Antes: um jardim seco

Toda a envolvente da habitação apresentava um terreno natural e fértil que acentua a relação do edifício com a natureza no entanto, antes da obra de reabilitação, a habitação possuía um grande jardim que outrora servia para fins de cultivo. Esta imagem mostra-nos como esse mesmo jardim já apresentava um elevado estado de abandono. 

A horta estava seca e descuidada sendo que uma intervenção neste espaço exterior, era urgente. A imagem seguinte vai mostrar-lhe o resultado final do jardim depois da renovação que este sofreu…

Depois: um extenso relvado

Uma vez que a obra de reabilitação também incidiu sobre a área envolvente da habitação, onde antes estava uma horta abandonada existe agora um extenso jardim coberto com relvado. A transformação foi realmente impressionante. Agora os habitantes da casa podem usufruir de um extenso e verdejante jardim perfeito para os mais diversos tipos de actividades e funcionalidades.

A intervenção dos arquitectos ofereceu uma abordagem mais contemporânea que se adapta mais facilmente a um estilo de vida moderno.

Alpendre perfeito

Terminamos este artigo num dos espaços mais especiais da habitação: um magnífico alpendre perfeito para todas as ocasiões. As vantagens deste espaço são infinitas na medida em que este permite uma grande diversidade funcional independentemente do clima ou da altura do ano. Isto é, ao ser um espaço coberto e resguardado, o alpendre permite a utilização deste espaço exterior mesmo em contextos temporais com chuva ou outras pequenas intempéries. 

Se gostou deste espaço e gostaria de ver outras ideias veja este livro de ideias: Magníficos baloicos de alpendre e jardim!

O que achou desta transformação incrível? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!