Salas de jantar modernas. O que é essencial?

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Em qualquer casa, a sala de jantar é uma zona de reunião que se pode decorar e distribuir de mil e uma formas: uma sala própria, um espaço integrado na sala de estar ou na cozinha, com uma mesa grande ou, pelo contrário, pequena. O importante é que o lugar onde fazemos as nossa refeições seja também o ambiente onde compartilhamos agradáveis momentos com familiares e amigos. Seja como for a sala de jantar, o importante é que esse espaço nos faça sentir confortáveis.

Se lhe quiser dar um toque de estilo, não perca os conselhos que aqui lhe vamos deixar e que o ajudarão a transformar a sua sala de jantar.

Um espaço de reunião

As refeições servem para compartilhar momentos íntimos e conversas que, por vezes, se estendem muito para lá das horas das mesmas. Todavia, para que isto seja possível, é necessário que a sala de jantar tenha um ambiente confortável, onde nos possamos sentir bem, que nos agrade à vista e onde desejamos permanecer mesmo depois das refeições terem terminado.

Combinação de elementos

A zona central da sala de jantar é composta pela mesa e cadeiras que escolhemos de acordo com o espaço disponível: mesa grande, pequena, extensível, redonda ou quadrada.

O que realmente importa na hora de imprimir personalidade à nossa sala de jantar é pensar sobre que estilo lhe queremos dar. Existem estilos como o vintage, o industrial, o moderno, o rústico ou o retro – apenas para mencionar alguns – que permitem a combinação de diferentes tipos de mobiliário, materiais e texturas. As mesas e as cadeiras que escolhemos podem definir a linguagem do resto sala que acabará por seguir a mesma decoração.

Podemos escolher uma sala de jantar em tons harmoniosos e jogar com diferentes tipos de cadeiras em várias cores. Se não possuirmos um grande orçamento, a reciclagem de mobiliário e objectos decorativos pode ser uma grande ajuda para criarmos uma sala a nosso gosto, dando-lhe um estilo único que expresse a nossa personalidade.

Cozinha com sala de jantar

Mesmo não tendo uma divisão exclusiva para a sala de jantar, não nos devemos privar de conforto e do estilo que procuramos e merecemos. Ao ter a sala de jantar integrada na cozinha, o importante é que ambos os espaços sigam o mesmo estilo e funcionem em conjunto. Tendo na mesma área a zona de preparação de alimentos e de refeições, o ideal é que o sector onde colocamos a mesa tenha uma decoração harmoniosa, pois não existe nada mais incómodo do que fazer refeições em zonas com excesso de estímulos visuais. O ambiente onde comemos deve transmitir tranquilidade para que possa desfrutar verdadeiramente do momento.

Uma forma inteligente para dividir o espaço de refeições do espaço da cozinha é a escolha de diferentes revestimentos para o piso. Para além de dividir, esta é uma forma de decorar o sector da sala de jantar sem colocar muitas coisas nas paredes.

Todos os elementos fazem parte da decoração

Se a sala de jantar é parte inerente da cozinha podemos aproveitar e decorar o espaço de uma forma muito moderna: colocando estantes e deixando os objectos mais vistosos da cozinha à vista, aproveitamos de maneira excepcional o espaço e, ao mesmo tempo, conseguimos um ambiente relaxante e confortável para as refeições.

Escolher frascos para as massas, o café e as especiarias, pendurar os pratos e taças mais bonitas, dispor de maneira simples mas vistosa os pratos e copos ajudará a criar uma decoração adequada ao espaço e às necessidades. Não devemos ter medo de arriscar, pois com um pouco de imaginação os utensílios de cozinha podem-se transformar em excelentes elementos decorativos.

Um detalhe que marca a diferença

Um ponto que talvez não chame a atenção, mas que marca a diferença é a iluminação. Devemos procurar que a mesa tenha uma iluminação exclusiva e que pode ser conseguida através de um grande e apelativo candeeiro – será o ideal para uma sala de jantar independente – ou da escolha de um jogo de luzes que nos permita baixar a intensidade na cozinha e aumentar na mesa no momento das refeições. 

Uma escassa iluminação fará com que queiramos acabar de comer rápido e não nos deixará desfrutar do momento. Para conseguir um ambiente mais intimista, os candeeiros baixos são uma excelente opção, centrando a iluminação na mesa e mantendo o resto do espaço iluminado de forma ténue.

Decoração da mesa

Independentemente do tipo de mesa da sua sala de jantar, uma boa decoração fará sempre a diferença. Uma toalha bonita, um arranjo de flores ou a clássica fruteira ficarão sempre bem. Também podemos, se o espaço assim o permitir, colocar centros de mesa com flores e velas de forma a ambientar as nossas refeições.

A imagem que apresentamos é de um projecto da autoria do estúdio Parrado Arquitectura.

O uso da cor

Salas de jantar industriais por Pop Arq

É certo que os tons mais escolhidos para a sala de jantar se encontram dentro da gama do bege, mas, ainda assim, nada nos impede de arriscar e utilizar um pouco de cor. Lembre-se que este é o espaço onde come e, como tal, deve ter uma certa serenidade que contribua para o momento. O ideal passa por escolher um tom neutro para a maioria das paredes e dar um toque de vida com um tom vibrante numa parede ou pormenor com cor diferente.

Outra opção interessante passa pela aplicação de vinil, papel de parede ou pela utilização de quadros. Estes podem gerar interessantes contrastes com as paredes neutras, tendo a vantagem de poder ser substituídos facilmente e rapidamente.

O que achou das dicas que aqui deixamos? Qual o tipo de sala e decoração que melhor encaixam na sua casa? Deixe-nos as suas respostas.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!