6 Formas simples de ajudar o planeta

LuciPais – homify LuciPais – homify
Google+
Loading admin actions …

Desde que nos deitamos até que nos levantamos, cometemos graves atentados contra o meio ambiente. Poupar, preservar e não desperdiçar nunca fizeram tanto sentido como nos de hoje. O planeta também se cansa de tantos disparates de que vai sendo alvo.

A possibilidade de mudar está todas nas nossas mãos. Tudo começa connosco. Se cada um fizer a sua parte, certamente o mundo será um lugar para viver. Não é apenas em nós que nos temos de centrar, mas nas gerações que estão a caminho.

Cada um a sua maneira, pode marcar pela diferença, desde que a causa seja o bem estar da humanidade. Por isso, comece a mudança já hoje. Como diz o ditado, não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Não faça comida em excesso para que depois não siga para o lixo. Aproveite as águas da chuva e do banho, para regar o seu jardim. Frutas e legumes, bem como vegetais, devem ser preservados em condições.

Uma casa com os olhos no futuro

Uma casa surpreendente de tão bela que é. O projeto, do Metro Cúbico Digital, que aqui lhe trazemos, não é mais do que um protótipo de uma casa do futuro. O trabalho desenvolvido por estes portugueses é para pôr em prática no Reino Unido.

Praticamente todas as áreas são revestidas em madeira, tornando o espaço ainda mais sustentável. As grandes janelas permitem recolher a luz natural, desviando a atenção de qualquer iluminação artificial durante as horas do dia. 

Recuperar móveis antigos

Janelas e portas rústicas por Cabbages & Roses

Há um jardim à porta de casa. Podemos ter o nosso lar mais acolhedor em poucos minutos, se colhermos algumas das flores que nascem harmoniosamente no campo. Não corte todas, assim estará belos em dois lugares diferentes.

A mesa antiga que já ninguém dava nada por ela, pode transformar-se em poucas horas. Participe em todo o processo. Depois de lixar a madeira e de aplicar os produtos de durabilidade, pinte a mesa, ou qualquer outra peça de mobiliário. Pode também usar as cortinas que, há uns anos, estavam penduradas na casa dos seus avós.

Reaproveitamento das águas

Uma casa de banho também pode ser amiga do ambiente. A responsabilidade acresce a cada dia que passa, nomeadamente se nada fez para alterar o seu comportamento. Já há sistemas que permitem reaproveitar as águas da chuva e do banho. 

Se está a construir uma casa aumente a sua pegada ecológica, desde o primeiro dia. Instale também painéis solares, crie um espaço para fazer compostagem, nomeadamente se tem um jardim. Um reservatório de águas também é uma excelente opção. Pequenas dicas que pode pôr em prática desde o primeiro momento.

Preservar frutas e legumes

Cozinhas modernas por VL Arquitetura e Interiores
VL Arquitetura e Interiores

Residência Água Verde L&O

VL Arquitetura e Interiores

A forma como armazena as frutas e legumes terá um grande impacto no sabor e na textura destes alimentos. E não só: significa que gastou dinheiro e que poderão estragar-se mais rápido. Por isso, trate de armazená-los adequadamente, para não terminarem no lixo.

Para manter as frutas e legumes frescas durante mais tempo, deve separar os produtos que emitem etileno (gás) dos produtos que são sensíveis a ele. Deposite os alimentos nas devidas gavetas do frigorífico. E deixe cá fora as frutas que não se estragam. Aproveite para sentir o aroma que libertam pela cozinha.

Não a desperdícios

Espaços comerciais  por Aralia
Aralia

Knightsbridge Roof Terrace – Aralia Garden Design

Aralia

Se a sua intenção é reaproveitar a águas das chuvas, precisa, em primeiro lugar, de construir um sistema para captação, filtragem e armazenamento da água. A captação pode ser feita com a instalação de um conjunto de calhas no telhado, que direcionam a água para um tanque subterrâneo ou cisterna, onde será armazenada. Poderá fazer a captação também a partir do jardim.

No reservatório haverá um sistema de filtragem que retirará todas as impurezas. Embora a água não seja própria para beber, tomar banho ou cozinhar, tem múltiplos usos numa residência, nomeadamente a a rega de canteiros e jardins, limpeza de pisos, calçadas e lavagem de carros

Arquitetura sustentável

Casas modernas por sanzpont [arquitectura]
sanzpont [arquitectura]

Vista Acceso Principal

sanzpont [arquitectura]

A arquitetura sustentável veio para ficar. Uma preocupação que está a tomar conta de cada vez mais projetos. Interessante perceber que a procura por este tipo de imóveis, com preocupações ambientais, tem cada vez mais adeptos e seguidores. 

A eficiência energética não se procura apenas nos eletrodomésticos. São cada vez mais as pessoas que procuram a certificação energética dos imóveis. Neste exemplo, temos uma arquitetura bioclimática. Uma casa suficiente.

Tem uma casa amiga do ambiente? Por onde começou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!