Construir um alpendre em sete passos

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Na homify, gostamos de tudo o que tenha a ver com arquitectura, design e decoração. Gostamos, igualmente, de escrever sobre projectos DIY, ou seja, sobre projectos que pode pôr em prática com as suas próprias mãos. Esperamos que, desse lado, este tipo de artigos o inspirem e motivem a pôr mãos à obra. Mesmo que tenha algumas incertezas, pegue nos projectos e execute-os calmamente, passo a passo.

Há uma panóplia de ideias DIY que vão desde coisas simples - como fazer uma mesa de centro a partir de uma palete de madeira -, a coisas mais intrincadas como construir um alpendre. É sobre este último tema o artigo de hoje no qual o conduziremos através dos sete passos essenciais para erguer um alpendre.

Antes de mais, convém referir que só recomendamos este tipo de empreitada a pessoas com conhecimentos sólidos de construção e, se possível, que possa contar com a ajuda de outrem para a executar. Não se esqueça que a sua segurança é o mais importante.

Vamos ver.

1. Eleja o desenho adequado

Quando se trata de alpendres, e como em quase tudo na arquitectura, a escolha é variada. Pode-se eleger as tradicionais telhas que trazem um toque de rusticidade e dialogam com a natureza do seu jardim, assim como a madeira, o metal, o alumínio, entre outros. Quanto ao design, procure adaptá-lo ao seu espaço. Uma vez escolhido, deve fazer um orçamento e ir à loja de materiais para construção mais próxima do seu domicílio.

2. Escolha o melhor material

Os materiais mais utilizados são a palha, a madeira, as telhas e as folhas, estas últimas, para um tipo de cobertura laminada. Todos eles têm qualidades de eficiência e de ligeireza, já que quanto mais grosso e mais pesado for o material, maior solidez precisa para a fundação o que, por consequência, representa mais trabalho da sua parte. Escolha o material que melhor se adeque ao estilo do seu jardim, ao seu orçamento e ao clima da região onde vive.

Inspire-se no alpendre da imagem, um projecto do gabinete MeyerCortez Arquitectura & Design.

3. Solo, medidas e fundações

Antes de iniciar a construção, é importante que leia isto:

O estado do solo é essencial para garantir a solidez da construção, pelo que, antes de mais, vale estudar as suas propriedades. Se não o fizer, corre o risco de o alpendre ficar inclinado ou, pior, de colapsar quando o estado do tempo não for favorável. Se a terra do seu jardim é sólida e compacta, então não terá essa preocupação. Pode, não obstante, entrelaçar a estrutura do suporte para afiançar ainda mais resistência.

Solo, medidas e fundações – parte II

Pelo contrário, se o solo não é resistente e se caracteriza por ser pantanoso, fragmentado ou muito húmido, é preferível cobri-lo com um piso em betão armado e cimento refratário. Outra forma de reforçar a fundação é recorrer a âncoras ou ganchos que, estando enterradas no solo, a cerca de 70 centímetros, manterão o alpendre seguro, independentemente das condições atmosféricas.

4. Construir a estrutura

Uma vez contemplada a questão da fundação, é chegada a altura de pensar em como vai montar toda a estrutura. Deve, claro está, ligar os pilares às âncoras que colocou previamente. A madeira é um dos melhores materiais para construir a estrutura pois traz-lhe durabilidade, solidez, suporte e, como não podia deixar de ser, beleza. Precisa, no entanto, de ter os cuidados adequados. Incluímos, também, entre as nossas sugestões, os metais. Os mais leves são melhores, sendo que lhe asseguramos a sua resistência e manuseabilidade. 

5. O tecto

A base está pronta e os pilares estão de pé. Chegou, então, o momento de pensar no tecto. A cobertura plana é a mais simples de ser executada. Mas, se quer arriscar um pouco mais, pode considerar um tecto de duas águas que dá à construção um toque mais original.

6. Quer colocar janelas?

Se procura um alpendre fechado – que possa usar tipo jardim de Inverno -, então, tem que incluir este passo no seu projecto: a colocação de janelas. Para tal, após armado o tecto, planeie o seu contorno de forma a que este contenha janelas, de preferência amplas, que resguardem a casa e ao mesmo tempo deixem a paisagem e a luz entrar. Aposte em portas de correr para as abrir totalmente no Verão. Para a colocação de janelas, é essencial fazer cálculos para perceber o peso desta adição na estrutura.

7. Fechada ou aberta para o jardim

Cabe a si decidir sobre se prefere ter um alpendre aberto para o jardim ou com a protecção de uma porta. Qualquer que seja a sua decisão, deverá ter uma estrutura que elimine a fragilidade da entrada, pois esta área, por não ter uma parede, não tem a mesma solidez. O material eleito para a construção determinará a forma como vai desfrutar do espaço.

Gostaria de ampliar a sua casa através da construção de um alpendre? Então, veja os passos que deve seguir.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!