8 Salas de estar minimalistas para suspirar

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

A sala de estar como lugar predileto de casa, merece sempre a nossa atenção. Pode as ver nos seus mais variados estilos e cores, todas terão as suas características, mas também as suas histórias por contar… Hoje contamos a história de oito salas de estar, tão felizes e tão brilhantes, que fizeram questão de se distinguirem e de aparecerem na homify!! Malandrecas ou não, vamos aproveitar este embalo para as descobrir e quiçá sonhar e projetar com a nossa futura sala. 

Elas são todas minimalistas, mas atenção não são de todo simplistas, apenas querem ser revestidas do essencial. São arejadas e luminosas, e sabemos que elas irão chamar a vossa atenção. 

A história começa agora…

Radiante

Na concepção de Filip Tack  podemos ver que existe uma ligação entre as várias divisões, uma verdadeira união. Mas é possível sentir-se confortável e em paz ao olhar para esta imagem, uma vez que as cores claras, permitem aliviar o ambiente, além de que existem apenas os móveis essenciais, sofá, mesa, cadeiras… e pouco mais. No entanto, não foi negligenciado o conforto. 

Outro ponto a referir, é que nas doutrinas minimalistas, é privilegiado a qualidade, ao contrário da quantidade. Como tal, apostar em móveis de qualidade é uma necessidade. 

Por isso, simplifique a planificação dos espaços e faça uma breve análise do mobiliário que pretende mesmo. Vai ver que irá ganhar espaço, luz, brilho e circulação.

Está cá tudo!!

Salas de estar minimalistas por AShel

Amador ou não da corrente minimalista, é sempre surpreendente descobrir arquiteturas ou espaços minimalistas, onde com tão pouco fazem muito, onde a simplicidade das formas resplandecem e enchem-nos as medidas.

Uma sala onde as linhas retas e direitas se sobrepõem a todo o resto, móveis cadeiras ou ainda acessórios, tudo foi pensado à risca. A luz e as cores claras irradiam o espaço, não ficamos encadeados, apenas surpresos de tanta simplicidade e beleza junta. Quem diria, que uma sala de estar minimalista, teria tanto estilo e ousadia no seu decor. Mais? 

Nada mais… não é preciso mesmo mais nada!

Simples e singela

Parede e piso  por U2
U2

WHITE WASHED WOOD

U2
U2
U2

O estilo minimalista não é desprovido de detalhes ou de itens decorativos, apenas jazem os essenciais. Não há vitrinas cheias de bibelots ou de souvenirs, apenas a decoração certa em cada canto e recanto. O resto, não é preciso ficar à vista. Os seguidores da corrente minimalista fazem da sua vida algo de simples, o que não é necessário, não precisa estar por casa. Muitas vezes falta-nos essa capacidade de nos desfazer das coisas, guarda-se, guarda-se e tudo fica atulhado. A verdade é que quando está tudo simples e em que rege apenas o essencial, a nossa casa fica mais arrumada e atrativa. 

Vejam, como a decoração deste lugar prende-se a pequenos detalhes, em que todos parecem estar interligados. 

Luminosa

A luz é algo de fulcral numa decoração minimalista, jamais poderá ser esquecida. É um elemento-chave que tão bem caracteriza este estilo. É importante por isso, favorecer a entrada da luz natural, não tapar as janelas, com cortinas opacas ou com mobiliário à frente, deixe penetrar os raios solares. Por outro lado, há um investimento em candeeiros, para a iluminação artificial. 

Lembre-se pontos de luz, muitos!

Como a neve… é branca

Neste exemplo português, do atelier JSH Algarve, verificamos uma sala impecável e radiante. Tudo é branco, a cor predileta do estilo minimalista. Projetaram esta sala num lugar-chave desta casa, perto das janelas, que remetem para o jardim, havendo um elo de ligação, com o mobiliário do exterior. 

Uma sala de estar perfeita para relaxar e conviver, com toda a boa disposição do mundo! 

What else?! 

Uma harmonia feliz

Salas de estar minimalistas por 21arquitectos
21arquitectos

Sala de Estar

21arquitectos

Tudo aqui é voluntariamente limpo. As linhas são simples e precisamente definidas. O espaço é elegante e funcional. Não há um detalhe a mais ou a menos, tudo foi posto dentro do sítio e meticulosamente colocado. Não há tapete mas sim, algumas almofadas, um sofá e uns cadeirões do mesmo tom, um candeeiro arredondado de teto, de mesa e outro de pé, como sabe a luz é fundamental. Este exemplo da 21Arquitectos, mostra a importância de ligar o interior e o exterior, isso quando é viável, onde neste caso deixaram a transparência das paredes entrar para dentro do salão. 

Pequenos detalhes verdes

Salas de estar modernas por Fiaba (피아바)
Fiaba (피아바)

White + Green 'Jack and the beanstalk'

Fiaba (피아바)

Ao longo destes exemplos vamos percebendo que está fora de questão sobrecarregar uma divisão, neste caso a sala de estar, fora móveis ou peças inúteis. Se expor uma coleção de pratos ou copos num vitrina é bonito num outro estilo, aqui dispensa-se, prefere-se apostar em algumas plantas, desde de simples e discretas, como cactos ou suculentas. Vejam como nesta imagem, podemos vê-las expostas discretamente em vasos simples e brancos. 

Num ambiente cozy

Terminamos com um exemplo diferente de todos os anteriores, mas que também demonstra o carácter do estilo minimalista, apesar da presença de cores mais escuras. De facto, todo este espaço foi decorado com o mínimo de itens, há organização e cuidado em cada detalhe, nada está aqui em vão ou porque sim, mesmo aquela simples e pequenina planta em cima da mesa de estar.

Para descobrir mais inspirações do estilo minimalista veja este livro de ideias:

Explore algumas ideias de design minimalista.

Gostou de descobrir as nossas salas minimalistas? Alguma em especial?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!