A casa de lazer de Gloria Kalil fica em São Paulo e tem uma piscina no teto

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
CASA DE FIM DE SEMANA EM SÃO PAULO, spbr arquitetos spbr arquitetos Casas
Loading admin actions …

Se você é paulista, provavelmente já vivenciou a situação desagradável de ficar horas preso no trânsito a caminho do litoral. São horas de tédio no congestionamento. Para evitar a dureza de passar horas presos no trânsito, a jornalista e consultora de estilo Glória Kalil possui uma casa de férias no meio de São Paulo.

A casa de lazer de 185 m², projetada pelo estúdio SPBR Arquitetos, tem como elementos principais um jardim, uma piscina no teto e um solário suspensos. O restante do programa de necessidades, que compõe uma casa convencional, cozinha, sala de estar e dormitórios, é apenas complementar. O nível térreo foi deixado quase inteiramente livre a fim de se alcançar o máximo de área verde e recriar a sensação de uma casa de campo.

Confira a seguir mais detalhes e mais imagens desta casa de férias insólita, que comprova que é possível, embora no nível privado, curtir e desfrutar os fins de semana na metrópole, longe da praia, mas cercado da atmosfera tropical.

Fachada frontal

Esta casa de fim de semana difere das demais casas de férias não só porque está localizada na região central da cidade de São Paulo, onde o sol nem sempre está disponível no nível da superfície, mas porque quem observa a casa se depara apenas com um jardim no nível térreo e volumes de concreto aparente suspensos.

A fachada frontal da residência é caracterizada, portanto, pelo jardim tropical no pavimento térreo e pelos volumes de concreto suspensos, que abrigam a maior parte do programa de necessidades, a piscina e o solário, que juntamente com o jardim, compõem os elementos principais da residência.

Terraço com piscina

O lugar para estar nesta casa de férias é o terraço, situado a seis metros de altura, nível máximo permitido pela legislação. A piscina e o solário foram situados neste nível para contornar o problema do sombreamento das construções vizinhas, proporcionando sol abundante e uma vista panorâmica incrível para o contexto urbano.  

Se você aprecia casas de férias litorâneas, recomendamos-lhe este artigo sobre uma casa de praia fascinante com alma caiçara.

Espelho d'água

Os painéis de vidro, que fecham as laterais do volume habitável, que abriga o apartamento do caseiro e os dormitórios, e o painel de madeira, que reveste a fachada frontal, contrastam com o brutalismo da estrutura de concreto aparente, com o jardim tropical e com os espelhos d’águas, situados em três níveis diferentes e evidenciam o caráter contemporâneo do edifício. Os espelhos d’água desempenham um papel primordial no projeto, criando atmosferas e sensações diferentes nos três níveis em que se encontram. Além da função ornamental, os espelhos d’água regulam a umidade e a temperatura dos ambientes.

Living room

O living room está situado na parte posterior do terreno no nível e abre-se inteiramente para o jardim tropical, através de amplos painéis móveis de vidro e esquadrias de madeira. O living room abriga a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha, integradas, além de um lavabo. As cores neutras das superfícies de concreto aparente e do piso de pedras portuguesas servem para realçar o protagonismo da natureza e as vistas deslumbrantes do jardim. O mobiliário contemporâneo dialoga com a arquitetura do edifício.

Escada

Um dos destaques do living room é a escada de concreto aparente com degraus em balanço, engastados na parede estrutural. A escada dialoga com a estrutura do edifício e realça o estilo moderno e brutalista do projeto. A escada dá acesso ao apartamento do casal de proprietários e ao terraço intermediário e serve como poço de luz, capturando a luz natural para dentro do ambiente.

Sala de jantar

O projeto buscou aproveitar ao máximo as áreas livres a fim de intensificar a interação dos proprietários com o jardim. O projeto criou uma sala de jantar extra, situada em meio ao jardim e protegida pelo vão de 12 metros do volume principal da casa, sustentado por dois apoios. A sala de jantar é composta de uma mesa de madeira in natura e de bancos de madeira de estilo rústico. O piso de pedra portuguesa reforça a sensação de continuidade espacial com o living room.  

Jardim tropical

Embora situada na região central, a casa foi projetada para proporcionar aos seus proprietários todo o conforto e todos os prazeres de uma casa de veraneio situada no interior ou no litoral. 

Além da piscina, situada na cota de 6 metros, o maior destaque da casa de fim de semana é o projeto paisagístico que recriou no nível térreo um jardim tropical com mais de 40 espécies da mata Atlântica brasileira, que proporciona aos proprietários e convidados uma verdadeira simbiose com a natureza e recria em plena região central de São Paulo uma atmosfera exuberante, relaxante e idílica.

Dormitório

A estrutura de concreto aparente define a forma da edificação e dá unidade ao projeto. Os volumes são fechados por painéis de vidro, que permite o melhor aproveitamento da luz natural sem comprometer a sensação de privacidade. A suíte do casal é caracterizada pela combinação destes dois materiais, vidro e concreto, e proporciona conforto e vistas agradáveis para o jardim tropical.

Mais informações sobre projetos de quartos, você encontra aqui.

Organização espacial

Esta imagem do modelo da casa de férias evidencia bem a composição estrutural da residência e o ciclo de águas. A piscina e o solário foram dispostos como volumes paralelos, e dois pilares foram locados no vão de 1 metro entre esses volumes. O vão de 12 metros entre os dois apoios principais se depara de um lado com vigas que suportam a piscina e, de outro, com vigas que suportam o solário, que também penduram o piso inferior. O nível do solo ficou livre de qualquer construção para proporcionar o máximo de área ajardinada. Como resultado, há três camadas diferentes e três atmosferas diferentes: o nível do solo com o jardim, o nível do apartamento e a cobertura, que abriga o solário e a piscina.

Veja mais fotos desta casa impressionante:

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista