Criatividade no Quarto de Criança

Rafael Valente Batista Rafael Valente Batista
Loading admin actions …

Todos nós já fomos crianças um dia e sabemos como a pequenina cabeça delas funciona. Já sonhámos em ser bombeiros, domadores de leões, exploradores do mundo, médicos, etc. e tudo o que mais queríamos era um espaço que reflecte-se as nossas aspirações. Então nada é mais prazeroso que desenhar um espaço para que os nossos pequenos rebentos possam sonhar.

No meio de toda esta agitação é importante não descuidar de alguns aspectos importantes como a funcionalidade do espaço concebido, este deve reflectir a criança para quem o quarto está a ser desenhado, pois é para ela e será aqui que esta passará grande parte do seu tempo sem prejudicar a organização do espaço. Para tal iremos desvendar-lhe alguns truques para que se mantenha fiel à imaginação do protagonista sem descuidar das suas necessidades.

Vamos então relembrar alguns dos nossos próprios sonhos de criança e projectar o melhor para as nossas crianças!

Acampamento de Jardim

Quartos de criança escandinavos por KYD BURO

Comecemos então a nossa viagem ao tempo em que éramos crianças. 

Lembro-me de em criança montar tendas com os lençóis da minha própria cama no mobiliário ao redor e explorar a vida nocturna do quarto de lanterna na mão, acompanhado com os amigos de infância. Porque não montar esse ambiente dentro de casa. Seria fantástico criar um ambiente assim!

Basta estabelecer bem as zonas dedicadas ao lazer, descanso e arrumação. Veja como a parede de fundo do quarto foi tratada de forma decorativa; bastante interessante de forma a conter a arrumação dos objectos do quarto. 

Grandes apontamentos

Sala de estar  por Stange Design
Stange Design

Schaf MOLLY

Stange Design

Quer algo mais simpático e adorável que uma criança? Então a decoração e até o mobiliário devem corresponder a este momento da sua vida. É o caso da estante que lhe trazermos hoje, por exemplo. Esta é uma peça desenhada e executada pela equipa de Stange Design. Esta é uma solução muito divertida e dinâmica de organizar o quarto da sua criança, para não falar da intemporalidade que a peça possui. Podendo esta acompanhar o crescimento do seu filho. Uma dica importante; sempre que apostar em peças de mobiliário marcante opte por uma cor sólida e neutra.

Descobrir o mundo

Quartos de criança modernos por MIKOŁAJSKAstudio
MIKOŁAJSKAstudio

Pokój dla dziewczynki

MIKOŁAJSKAstudio

A solução de criar um quarto em mezanino poderá parecer algo trabalhoso mas apenas apresenta vantagens. Pois assim irá duplicar a área útil de circulação. Opte por criar na zona inferior do quarto a arrumação, necessária para o quarto ser funcional, a cama e uma pequena zona de trabalho, é necessário que o ambiente em que a criança se encontra seja estimulador e incentivador das tarefas escolares. Na zona superior crie uma uma pequena zona de lazer. Assim terá dois ambientes no mesmo espaço, uma forma inteligente de aproveitar o seu espaço.

Corrida no mundo

Aqui deixamos uma proposta de quarto para crianças com uma grande personalidade. Esta é sem duvida uma solução bem diferente e irreverente. É nesta altura que não podemos ter medo de arriscar e ser assertivo com a nossa escolha; que não se torna tarefa fácil. A melhor dica que a equipa do homify lhe pode é criar um ambiente misto, ou seja, certo mobiliário expressivo contrabalançado com peças decorativas mais simples intercaladas com pinturas alusivas ao tema escolhido.

Peças chave

Quartos de criança clássicos por MoRo

Contrariamente ao exemplo mostrado anteriormente o conceito deste quarto de criança opõe-se. Aqui o mobiliário escolhido fica com o papel secundário. Não nos interprete mal, com isto queremos dizer que a escolha do mobiliário aqui, foi de mesmo modo um factor a tomar no planeamento do quarto. O foco de destaque neste tipo de quarto de criança passa pela decoração; escolhendo mobiliário mais discreto a personalidade da criança ir-se-à revelar na escolha dos elementos decorativos, como no candeeiro escolhido, a pintura de parede ou na assimetria do tapete.

Parque de diversão

Quartos de criança minimalistas por Студия дизайна Interior Design IDEAS
Студия дизайна Interior Design IDEAS

Спортивный интерьер детской комнаты

Студия дизайна Interior Design IDEAS

Mostramos-lhe mais um quarto em mezanino com algumas soluções bastante engraçadas que poderá adoptar para organizar o espaço do seu filho. 

Quando pensamos em escadas pensamos no espaço morto que irá resultar. Mas repare, de forma inteligente, como o vão da escada é aproveitado para embutir algumas gavetas. Ideal para a pequena altura do seu filho. Chamamos-lhe à atenção para a cabeceira da cama, esta poderá ser mais que um elemento decorativo mas também funcional podendo comportar-se como mesa-de-cabeceira, libertando espaço ao seu redor.

Várias paixões

E quando percebemos que a nossa pequena pessoa alimenta várias paixões e não sabemos o que fazer para decorar o quarto. A equipa da homify deixa aqui alguns conselhos.

Escolha sempre tons neutros que possamos conjugar com outras paletas de cores, para base das suas paredes: misture elementos decorativos sem ter receio, será uma experiência engraçada e poderá sempre ir associando novos objectos aos existentes assim que a criança for somando pequenas paixões.

Feira mundial

O caso que lhe mostramos é uma proposta perfeita para o quarto de bebé. Lembre-se que numa primeira etapa este será também um espaço que frequentará bastante. Para tal o quarto terá de ser desenhado à sua medida também. A escolha de mobiliário clássico é sempre uma boa opção permitindo uma fácil reciclagem para uma futura decoração. Os tons pasteis enquadram se sempre bem. Jogue com elementos decorativos, como as fitas ou ate bandeirinhas. Conseguirá sempre aquele toque de festa e animação, que reflecte a alegria que estará a passar.

Casa na árvore

Toda a criança gosta de trepar à árvore e explorar. Imaginar-se um pirata a navegar os mares. 

Por vezes montar um quarto totalmente temático parece ser uma obra sem fim, mas nem sempre isso acontece. Planeando bem o tema e o espaço será bem fácil construir este espaço. Jogue com os elementos funcionais da casa, como por exemplo o cesto de arrumação; colocado assim junta-se ao tema assemelhando-se a uma liana. Afinal a cabeça dos mais pequenos é bastante fértil.

Neutralidade

Para aqueles que ainda se encontram indecisos sobre o tema decorativo a escolher para o quarto da sua criança terminamos o nosso artigo com um caso neutro. Esta é uma opção bastante fácil e precisa. Não se deixe enganar, esta é uma opção bastante prática que permite uma renovação fácil no futuro. Seja menino ou menina a decoração com cores neutras e objectos diversificados oferece a possibilidade da sua criança, ao longo do tempo ir descobrindo a sua essência e criar o seu espaço de modo a que ela se reveja nele.

Veja aqui algumas propostas para um dia mais tarde!

Vamos chamar as crianças e começar a projectar. Mostre-nos como elas foram criativas!! Diga-nos algo através da caixa de comentários
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!