Casa na Comporta: Casas modernas por RRJ Arquitectos

6 conselhos para criar uma fachada inovadora

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Não nos devemos esquecer que a fachada de uma casa funciona como cartão de visita para a mesma. Quando vemos o estilo de uma fachada, imaginamos, de imediato, o estilo do interior. Uma casa em madeira denuncia uma decoração rústica. Uma casa minimalista contém interiores em plano aberto com uma estética moderna, e assim sucessivamente. Como é natural, isso não é uma regra e o interior pode perfeitamente surpreender-nos. Porém, a fachada importa pelo que devemos dedicar tanto tempo, quanto dedicamos ao interior.

Mas, o que ter em conta quando se trata de dar esse toque original à fachada? Antes de mais, devemos ter presente o estilo que buscamos e que queremos que represente a nossa residência, assim como os materiais, revestimentos, formas e cores. Parece difícil, mas não é. Precisa apenas de tempo, criatividade e, claro, dos conselhos da homify.

1. Fusão com o jardim

Estar em contacto com a natureza é a maneira mais simples e bonita de nos purificarmos – tanto a nós, como à nossa casa – pois respiramos ar fresco que se espalha por todas as divisões, renovando a atmosfera do interior.

Assim, aposte numa relação entre interior e exterior. O vínculo perfeito pode ser um belo terraço. Tome como exemplo a proposta da Studio Gilson Barbosa cuja cobertura avançada até ao verde nesta fabulosa casa de estilo moderno. Deixe que o ar fresco o ajude a criar o ambiente ideal para relaxar e meditar.

2. A frescura do verde

Casas campestres por Vertical Flore
Vertical Flore

Façade végétalisée / Mur végétal extérieur VERTICAL FLORE

Vertical Flore

jardim vertical é, neste tópico, o grande protagonista. Veja o da imagem, um projecto do gabinete Vertical Flore, combina uma portada de madeira com uma parede verde.

O jardim vertical traz várias vantagens para o seu bem-estar. As paredes verdes captam as emissões de carbono, reduzem a temperatura interna da moradia, isolam ruídos e absorvem os gases nocivos para a nossa saúde. A estes benefícios junta-se a componente estética. Um jardim vertical traz estilo e originalidade a um espaço, seja ele interior ou exterior.

Se optar por esta ideia, fale com um profissional primeiro para saber que tipo de plantas deve escolher e de que manutenção elas necessitam.

3. Revestir ou colocar madeira é garantia de beleza

Portas principais  por HORMANN
HORMANN

Porte d’entrée ThermoSafe Motif 680

HORMANN

A madeira é um material que traz uma essência natural à fachada, ao mesmo tempo que transmite calidez e uma sensação acolhedora. É por isso que, ao contemplarmos uma fachada que possui volumes ou detalhes em madeira, tal como a da imagem criada pela Agence Schilling Communication, estabelecemos um vínculo com o natural que faz desta casa um local melhor para ser habitado.

Claro que a sua beleza também carece de alguns cuidados pois é um material sensível aos efeitos do ambiente – como a chuva, sol forte e humidade – e aos insectos e pragas fúngicas. Logo, reforçamos a importância de um tratamento adequado para que a madeira se preserve no tempo e irradie toda a sua beleza.

4. O poder de uma boa iluminação

Não há dúvida de que as fachadas com amplas superfícies envidraçadas são uma constante na arquitectura moderna, sobretudo se a casa é rodeada por uma área verde agradável. O material que, por excelência, se veicula a esta tendência decorativa é o vidro. Cremos que, dificilmente, existirá um elemento que supere a sua elegante presença e brilho. Ora repare no impacto que tem o vidro nesta bela casa desenhada pelo gabinete Cristina Menezes Arquitetura.

Algo importante a considerar neste caso é a posição das paredes translúcidas. Recomendamos-lhe que eleja uma orientação para norte ou sul, pois as fachadas viradas para este ou oeste receberão muita radiação solar e, como consequência, o interior ficará demasiado quente, deixando de ser agradável.

5. Proteger a privacidade

AReA 7 - Arquitectos Ivo Amaro_ Jorge Machado: Casas modernas por AreA7
AreA7

AReA 7 – Arquitectos Ivo Amaro_ Jorge Machado

AreA7

Os olhares indiscretos e as pessoas que não respeitam a privacidade dos demais podem levar-nos a procurar uma casa com uma fachada muito mais hermética. Ter uma casa bem vedada não é sinónimo de ausência visual pois existe uma ampla variedade de materiais que mesclam a solidez com a graciosidade visual. Repare na fachada da imagem - uma proposta da AreA7 – com um robusto portão negro e muros de pedra que resguardam a casa como uma muralha guarda um castelo.

6. Uso de pedra

Casas mediterrânicas por Chiarri arquitectura
Chiarri arquitectura

Vista del cuerpo de día

Chiarri arquitectura

Para estilos mais tradicionais como o rural, o rústico ou, como nesta fachada da Chiarri Arquitectura, o mediterrânico, a presença da pedra é uma garantia de realce do estilo.

Com as suas características como a porosidade, a solidez e a tonalidade, as pedras são ideais para fachadas que procuram ter a textura como a sua maior qualidade. Assim, não hesite usar tipos de pedra como o mármore, o granito, o xisto, o arenito, entre outras. Não tenha dúvidas de que este material trará beleza e força à fachada sua casa.

De qual destas fachadas mais gostou e por qual destas ideias optaria? Deixe-nos a sua opinião na caixa de comentários ou no nosso Facebook! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!