Projectos arquitectónicos de que vai gostar

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Hoje o tema sobre o qual lhe escrevemos direcciona-se mais para o campo da arquitectura do que propriamente da decoração. Ainda que no nosso dia a dia seja bastante mais complicado, partir para uma mudança de casa, do que para uma mudança de decoração, gostamos sempre de lhe dar a conhecer o que se vai fazendo por aí. 

Como tema principal decidimos olhar para uma série de projectos arquitectónicos, nomeadamente fachadas e partilhar consigo algumas ideias e opiniões. Venha connosco e partilhe a sua opinião. Aqui na homify gostamos sempre de saber o que têm os nossos leitores a dizer! Vamos então começar este passeio!

Escritórios invulgares

Apresentamos-lhe mais um projecto de perfeita integração na natureza. O exemplo que lhe damos não é de uma habitação mas antes de escritórios de arquitectos. Não lhe parece o local perfeito para alguém trabalhar diariamente super inspirado? Com uma arquitectura muito simples  que recorre às ripas de madeira como material principal, este é um exemplo menos convencional que não nos deixa indiferentes.

Arquitectura clássica

Falamos-lhe vezes sem conta de arquitectura moderna damos-lhe vários exemplos de projectos arquitectónicos e assumimo-nos como fãs incondicionais deste tipo de arquitectura. Contudo os tempos modernos são também um regresso a estéticas mais clássicas ou tradicionais. E porque nem todas as casas têm de ter traços minimalistas, ou janelas que ocupam a área de uma parede, começamos por lhe mostrar este belíssimo exemplo, uma casa de linhas rectas e cor de tijolo. Dentro de um género muito mais clássico e com um piscar de olho a tempos mais antigos, é sem dúvida um óptimo exemplo e em português para iniciarmos este artigo.

Casa de campo

Esta é uma casa muito pitoresca onde nos imaginamos a passar vários fins de semana na tranquilidade e ar puro do campo. Projecto arquitectónico nacional – parece-nos bastante evidente, pelo uso da pedra – esta é uma casa que não só nos transmite esta sensação de paz, como também tem a grande vantagem de estar super integrada na paisagem, não criando nenhuma espécie de ruído. Imaginamos-nos com certeza a passar muitos e bons dias aqui.

Casas imponentes

O exemplo que agora he  mostramos é de uma fachada super imponente que nos leva para o imaginário das casas grandes americanas que vemos nos filmes. Estas casas têm sempre uma aura de mistério já que nada nos é revelado, o interior da casa existe como algo sagrado que está resguardado dos olhares alheios de quem passa. Com várias janelas a deixar entrar a luz, este é um exemplo fascinante, que o mínimo nos faz querer observar.

Janelas e portas emolduradas

A primeira coisa que nos chama a atenção neste projecto arquitectónico  é a forma como janelas e portas surgem na fachada. Todas elas existem como se fossem um quadro numa moldura, que em tudo as valoriza, cada um destes frisos é trabalhado de forma a qua a janela ou porta sobressaiam singularmente. Esta é uma opção que torna o exterior da casa muito mais bonito e de alguma forma especial. Um exemplo de bom gosto e sofisticação que nos agrada. 

Casas pitorescas

Este é mais um projecto arquitectónico extremamente pitoresco, que no mínimo nos faz sorrir quando olhamos para ele. Parece uma daquelas casinhas dos contos infantis. Conjugando diferentes materiais, e por isso cores e texturas, não estamos perante uma mansão de larga escala, mas estamos sem dúvida perante uma habitação muito original e fora daquilo a que estamos habituados.

Comunas em altura

Casas mediterrânicas por Estudio JP
Estudio JP

Fachada de Vivienda Leloir

Estudio JP

Ao contrário do exemplo anterior, este é um projecto arquitectónico de uma casa que para além de imponente é também de uma dimensão quase colossal. É importante observar que esta imponência surge em primeiro lugar pelas colunas que se encontram na fachada principal, que em altura acabam por acompanhar os dois andares da casa. Talvez possa ser considerada por alguns, um tipo de arquitectura bastante austera, contudo é uma casa que nunca passará despercebida.

Arcadas

Apesar de não termos esta casa em primeiro plano, aquilo sobre o que queremos escrever-lhe é bem visível nesta foto. As arcadas são uma opção que vem bastante de trás e que dão sempre um toque de graça onde que que existam. Nem sempre se justificará o seu uso, já que estas só terão a visibilidade que requerem se existirem enquanto conjunto. No projecto que aqui vemos elas são de facto uma mais valia para a casa, uma vez que quase se constituem com um acessório decorativo. Uma opção que nos agrada, e a si?

Clássico com apontamentos modernos

Apesar da perspectiva enviesada, escolhemos este projecto arquitectónico para lhe mostrarmos algo diferente do que temos estado a ver até agora. Uma casa que junta o mais moderno ao mais antigo. As janelas grandes conjugadas com a madeira e protegidas pelo telhado fazem desta casa um exemplo que em tudo nos agrada. O exterior está também primorosamente pensado e resulta a cem por cento com a fila de plantas e a escultura em pedra que vemos na fotografia. Provavelmente o exemplo mais moderno deste artigo que tem contudo, um cheirinho a clássico.

Casa para todos

Remodelaçãoe ampiação de moradia: Casas modernas por Castello-Branco Arquitectos, Lda
Castello-Branco Arquitectos, Lda

Remodelaçãoe ampiação de moradia

Castello-Branco Arquitectos, Lda

Por fim apresentamos-lhe um exemplo muito mais simples mas que agrega em si uma série de elementos que fomos falando até agora. Linhas simples, várias janelas, arcadas, um telhado clássico, algum espaço exterior que deixa a casa respirar e eis o projecto arquitectónico que não tem nada para não se gostar. Concorda connosco?

Gostou das casas que lhe mostramos? Partilhe connosco a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!