Uma casa de pedra nos Pirinéus

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Encontramos uma bela casa de pedra construída, aliás, reconstruída no alto dos montes Pirenéus. Foi renovada mas a sua essência rústica não foi de todo perdida, mas sim enfatizada e reforçada a todo o custo. As vistas de cercam a habitação são simplesmente de tirar o fôlego. No meio de uma aldeia rural, onde os alpes reflectem uma natureza rica e abundante, onde a agricultura e a pecuária são a principal actividade e comércio.

A arquitectura e desenho desta casa foi projectado pelo gabinete Dom Arquitectura, onde os profissionais fizeram de tudo para que a habitação continuasse a misturar-se bem com a beleza paisagística circundante. Após a remodelação a casa ganhou interiores confortáveis e um ar contemporâneo de sonho, mas claro, sem perder o seu charme pitoresco tão caracteristico.

Temos a certeza que as fotos seguintes o vão surpreender e fazer sonhar!!

O enquadramento

A pequena cidade de Cerdanya é o lugar que vamos visitar hoje. Localiza-se na encosta norte dos belos alpes da região dos Pirinéus, na cordilheira que divide Espanha e Itália deparamos-nos com esta bela habitação que está ladeada pelo belo Parque Natural Cadí – Moixeró.

O pátio interior

A casa tem um imenso pátio pavimentado com pedras grandes, bem ao estilo tradicional da região.  Aqui, vemos um terreno com arquitectura tradicional que nos lembra a era medieval. A estrutura é toda tão tradicional, que até mesmo o celeiro não foi esquecido e também, revestido no mesmo material.

Conhecendo os interiores

Se os volumes exteriores são firmes às suas origens rurais e tradições, a atmosfera interior introduz elementos totalmente diferentes e contemporâneos. Encontramos nesta imagem, um espaço amplo e arejado, onde todos elementos coexistem entre si: design rústico, o branco puro, o piso revestido a madeira cinzenta, as vigas em cimento no tecto e ainda um mobiliário simples e moderno.

Texturas

Um dos maiores destaques e que se sente mais neste  projecto é sem dúvida a concentração de diferentes texturas num ambiente com uma paisagem exuberante. Repare como o tecto e as suas vigas, combinam perfeitamente com uma parede de pedras oscilantes. O conceito de pura beleza está muito presente, já que a decoração é simples e bastante natural.

Espaço aberto

Com cerca de 610 m2 interiores esta habitação torna possível a existência de imensos espaços e ambientes distintos. A ala principal da casa possui diversas divisões onde a amplitude e grandeza do espaço é sempre o elemento principal. A cozinha, a sala de jantar e a de estar, estão restritos ao mesmo espaço, fornecendo um conceito de funcionalidade imensa no mais importante e desejado – a vida contemporânea. Os novos ambientes criados, destacam-se pela nova e original organização espacial criando fluidez e luz nestes espaços únicos.

As sala de estar

Na sala de estar também se pode contemplar através das janelas, um cenário fantástico sobre as montanhas. A mesa de jantar feita em madeira escura acrescenta elegância e modernismo à este ambiente rústico – industrial.

O quarto principal

No andar de cima, encontramos um dos quartos. Este é de design minimalista e as grandes vigas de madeira restaurada convivem no espaço, numa procura incessante por um aspecto industrial, fazendo com que cada elemento tenha na realidade a importância e o destaque que merece.

O branco é a cor predominante em todos os espaços interiores. Visível em todos os elementos construtivos (escadas, pavimento, tectos) e ainda em mobiliário.

O diálogo com o exterior

Já falamos anteriormente sobre o valor das vistas deslumbrantes emolduradas pelas grandes janelas grandes. A partir dessa imagem, podemos apreciar de forma directa o contraste entre os dois importantes elementos que geram a atmosfera: uma construção de pedra e madeira que evoca espaços antigos e rurais com uma aberta e contemporânea decoração.

O terraço

Um dos lugares mais especiais da casa é o terraço. Coberto por uma impressionante cobertura de vigas de madeira, este grande espaço, é na realidade um enorme sala de estar no exterior. A partir daqui, não só se contempla a vida nas montanhas, como também se aproveita a atmosfera repleta de cheiros e sons que levam qualquer um a desejar um estilo de vida mais natural e puro.

Vida pacata

Como podemos ver, esta habitação é verdadeiramente localizada numa charmosas região rural, onde o sinonimo da paisagem se resume a um bom vinho e a um belo pôr do sol.

Se gosta do estilo campestre não perca as melhores dicas neste artigo!

Ficou tão apaixonado como nós? Deixe-nos  sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!