Almofadas: Dicas para Escolher este Acessório Decorativo + 30 Opções

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Projeto 53 | Quarto de Casal Alta de Lisboa maria inês home style Quartos modernos
Loading admin actions …

Temos, muitas vezes, a tendência de subestimar o impacto das almofadas, mas de facto este é um acessório decorativo essencial para os nossos interiores.

No sofá ou na cama, no peitoril da janela ou no banco, no jardim ou na varanda, numa cadeira ou simplesmente colocada no chão, a almofada decorativa permite trazer um toque de cor, para deixar qualquer assento mais sofisticado ou para decorar uma cama de forma mais aconchegante e acolhedora.

As almofadas multiplicam-se e permitem dinamizar a decoração de uma divisão. As boas notícias são que não precisa de ser um especialista na área da decoração para usá-las em sua casa. As capas de almofadas podem ser trocadas facilmente, já que o preço é super acessível (ou não depende das marcas para as quais recorre) e por ser fácil de mover, inevitavelmente encontrará um lugar perfeito, sem correr grandes riscos.

Por exemplo, quem tiver paredes lisas usarão a almofada decorativa para trazer padrões e estampas para dentro da casa, enquanto os amantes do branco aproveitarão a oportunidade para destilar toques de cor. E quem gostar de misturar e combinar cores e padrões poderão dar asas à sua imaginação misturando formas, materiais e padrões para criar combinações decorativas irreverentes.

Neste artigo, a homify partilha consigo várias dicas para escolher este acessório decorativo. Além disso, tem o privilégio de se inspirar com 30 bonitas imagens com almofadas decorativas e algumas até são almofadas personalizadas, especificamente para o projeto.

Vamos descobrir? Então, acompanhe-nos!

1. Escolher o formato da almofada certo

Refúgio a sul Spacemakers Quartos modernos
Spacemakers

Refúgio a sul

Spacemakers

Não vale a pena deixar-se levar por todas as almofadas que vir na loja, porque existem algumas questões a ter em conta, nomeadamente é importante saber o formato que quer comprar.

Apesar de ser fácil, misturar qualquer almofada tendo em conta os seus desejos, mas apostar nas dimensões certas é fundamental para um resultado perfeito.

Note que as almofadas mais comuns medem 40 x 40 cm. Existem também 45 x 45 cm, bem como retangulares de 35 x 50 cm ou 30 x 40 cm.

Não escolha almofadas muito grandes, para não encolher o sofá, mas também nem muito pequenas, para não dar uma ideia desatualizada. Todavia, as almofadas podem ser variadas e misturadas de forma a brincar com o lado assimétrico.

Opte por almofadas redondas, quadradas, formato grande, modelo pequena, que irão ajudar a dar uma impressão de profundidade. Não se esqueça de colocar a almofada mais pequena na primeira fila.

2. Optar por colocar várias almofadas

Zona de estar - pormenores chevron, em coral. Victor Bertier Design Salas de estar modernas Bege
Victor Bertier Design

Zona de estar – pormenores chevron, em coral.

Victor Bertier Design

Já imaginou um sofá sem almofadas? De facto, é difícil e temos que a admitir que um sofá ou até uma cama sem almofadas é enfadonho, como se faltasse um pouco de vida.

Para nós, as almofada são verdadeiras aliadas decorativas. São, muitas vezes, o elemento impulsionador das peças de mobiliário. Graças às almofadas é possível misturar cores mais vibrantes, pastel ou primárias com padrões muito gráficos, tropicais ou mais vintage. Se gostar de um estilo mais escandinavo, as almofadas permitem reforçar o espírito aconchegante, conjugando-se lindamente com os materiais naturais.

Mas atenção, porque se o seu sofá for colorido, opte por almofadas de cor mais clara, apenas com algumas estampas para não sobrecarregar o conjunto. No caso de um estilo mais minimalista, opte por uma diretriz como material, cor ou estampas do mesmo estilo.

3. Optar por um número ímpar

A disposição das almofadas num sofá responde também a uma regra de número!

Se tradicionalmente, o sofá era acompanhado de uma almofada a cada ponta, hoje esta ideia parece-nos um pouco convencional. Não hesite em quebrar esta simetria de número e opte por almofadas com números ímpares.

Também pode optar por colocar uma almofada grande numa extremidade e outra mais pequena noutra extremidade, para criar um mix interessante, moderno e dinâmico em termos visuais.

4. Que cores de almofadas escolher?

As almofadas devem combinar com a decoração e proporcionar volume. Se quiser misturar materiais pode optar pelo veludo e lã para uma o sofá da sala de estar, prefira o algodão e linho lavado ou seda no quarto, opte por uma variedade de tons.

Se tiver sensibilidade para a decoração e design de interiores pode ousar e arriscar em combinações de cores ousadas: verde esmeralda, amarelo mostarda, azul petróleo, terracota… as cores da moda têm uma verdadeira identidade e misturam-se facilmente com tons mais neutros como o cinza escuro ou o bege.

+ Descubra as cores tendência de 2021: Ultimate gray e Illuminating: as cores Pantone 2021 em 31 fotos.

5. Almofadas com estampas

Pormenor Almofadas MOYO MOYO Concept Centros Comerciais modernos Aglomerado Cinzento
MOYO Concept

Pormenor Almofadas MOYO

MOYO Concept

É importante combinar uma almofada com estampa geométrica com uma orgânica, ou então, que o tecido do seu sofá ou cama seja liso.

6. Enchimento para almofadas

Algumas almofadas decorativas já têm o seu próprio enchimento, ou seja, não precisa de comprar e basta colocar a almofada na cama ou no sofá.

Noutros casos, precisa de comprar o enchimento da almofada, porque a capa de almofada vende-se separadamente. Neste caso, tome cuidado nas medidas da capa, para comprar o enchimento de almofada correto, de modo a caber e ficar bem – nem muito grande, nem muito pequeno.

7. O toque final

Sim, existe um pequeno truque para tornar a aparência das almofadas mais bonita. Toque no centro da parte superior da almofada e vai ver que que os cantos da almofada ficarão direitinhos! Terão a forma de um V.

Agora que já tem todas as dicas do seu lado, pode pô-las em prática e dar um novo ar de graça à decoração da sua casa.

8. Almofadas no chão? Sim, é possível!

Terraço Campo de Ourique Rita Salgueiro Varandas, marquises e terraços modernos
Rita Salgueiro

Terraço Campo de Ourique

Rita Salgueiro

Depois de uns longos anos esquecida, as almofadas de chão voltam em força. Almofada grande, pufe redondo, pufe pera… entre tantas opções práticas e decorativas.

As almofadas para paletes e/ou para chão são ideais para tornar qualquer recanto mais confortável e acolhedor.

Uma regra: escolha-as de preferência com capas removíveis e fáceis de limpar para facilitar a manutenção, pois esse tipo de almofada costuma sujar muito rapidamente.

9. Almofadas para dormir

As almofadas para dormir também podem ser decorativas, basta escolher uma fronha bonita e depois completá-la com outras almofadas decorativas.

Se procura opções baratas e bonitas, não hesite em procurar na Ikea almofadas. Encontra enchimentos de almofadas, almofadas para exterior, almofadas decorativas, capas de almofadas a partir de 2€…

10. Mais inspiraçação:

Veja mais imagens inspiracionais de almofadas nestes bonitos projetos de profissionais registados na plataforma da homify. Pode clicar em cima de cada imagem e aceder, assim, aos respetivos contactos, de modo a solicitar mais informações.

Se quiser, também, pode pedir um orçamento de um decorador, designer de interiores ou de um arquiteto para um projeto personalizado de design de interiores.

11.

Hall de Entrada | Inês Mocho ByOriginal Corredores, halls e escadas minimalistas
ByOriginal

Hall de Entrada | Inês Mocho

ByOriginal

Almofadas personalizadas com o logotipo da loja. Pode também usar esta ideia para uma cama de casal, por exemplo.

12.

Quarto - Moradia em Viseu - SHI Studio Interior Design ShiStudio Interior Design Quartos pequenos
ShiStudio Interior Design

Quarto – Moradia em Viseu – SHI Studio Interior Design

ShiStudio Interior Design

Brincar com as cores e padrões nunca fez tanto sentido!

13.

Sala Estar Rima Design Salas de estar escandinavas
Rima Design

Sala Estar

Rima Design

Almofadas com um espírito mais boho / étnico.

14.

Almofadas para cadeiras, cadeirões ou poltronas são, também, uma excelente opção.

15.

Número ímpar de almofadas, onde as cores se interligam.

16.

Almofadas personalizadas.

17.

Quarto de hóspedes The Interiors Online Quartos ecléticos
The Interiors Online

Quarto de hóspedes

The Interiors Online

As almofadas conferem o máximo conforto e dão volume à cama.

18.

VINT Casa Verde - Quarto de hóspedes Vint Interior Design Quartos ecléticos Laranja
Vint Interior Design

VINT Casa Verde – Quarto de hóspedes

Vint Interior Design

As almofadas nunca são demais!

20.

Um toque de cor para um ambiente vibrante. Repare como as cores combinam neste quarto. Um espaço harmonioso e encantador.

21.

Apartamento Lisboa S3D A78 Interiors Corredores, halls e escadas minimalistas
A78 Interiors

Apartamento Lisboa S3D

A78 Interiors

Uma almofada num banco para um efeito decorativo.

23.

Quarto do Martim Homestories Quartos de criança modernos
Homestories

Quarto do Martim

Homestories

Almofadas perfeitas para uma decoração escandinava.

24.

Vivenda | Santa Maria da Feira | Fotoreportagem Angelourenzzo - Interior Design Quartos minimalistas
Angelourenzzo – Interior Design

Vivenda | Santa Maria da Feira | Fotoreportagem

Angelourenzzo - Interior Design

26.

Pormenor de Almofada Rita Salgueiro Quartos modernos
Rita Salgueiro

Pormenor de Almofada

Rita Salgueiro

25.

27.

APARTAMENTO TURÍSTICO BAIRRO ALTO I - LISBOA TRAÇO 8 INTERIORES Quartos ecléticos
TRAÇO 8 INTERIORES

APARTAMENTO TURÍSTICO BAIRRO ALTO I – LISBOA

TRAÇO 8 INTERIORES

28.

Quarto da Maria Luísa This Little Room Quartos de criança ecléticos
This Little Room

Quarto da Maria Luísa

This Little Room

Almofadas num berço para um quarto mais bonito!

29.

Almofadas personalizadas e de fabrico português!

30.

« « Para mais inspiração e dicas sobre decoração, a homify recomenda a leitura destes seguintes artigos da sua revista:


+ Almofadas decorativas para todas as divisões

+ 13 salas de estar com sofá bege

+ 128 ideias de decoração

Tem almofadas em casa? Se sim, em que divisão?

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!