Jardins Verticais em Empresas e Habitações – Os Benefícios das Plantas Naturais em 8 Imagens Lindas

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Jardins Verticais - Paredes Verdes Que Dão Vida a Qualquer Espaço, Urban Jungle - Plantas e Projectos Urban Jungle - Plantas e Projectos Espaços comerciais
Loading admin actions …

A jardinagem é uma actividade milenar e tem estado presente na habitação humana quase desde que começou a haver agricultura. Tradicionalmente passava-se no exterior, em jardins ou varandas com intuito principal de proporcionar beleza, porque ainda havia uma grande ligação ao mundo natural. Mas a evolução do ser humano afastou-o da natureza… As casas fecharam-se e tornaram-se progressivamente mais pequenas e os espaços de trabalho tornaram-se frios e inóspitos.

No entanto, a inovação está sempre à espreita e esta ligação não se perdeu. Escolheram-se espécies que podiam crescer com menos luz e as plantas passaram a crescer também dentro de portas. Pesquisaram-se substratos, recipientes de crescimento, espécies novas e comprimentos de onda de luz para ajudar as plantas a crescer e tudo se tornou possível, até fazer paredes verdes!

Hoje na homify falamos de jardins verticais, essas soluções modernas de jardinagem que permitem a criação de espaços verdes em qualquer ambiente, mesmo quando as condições espaciais e luminosas não são favoráveis. Venha conhecer esta solução incrível através das imagens da URBAN JUNGLE – PLANTAS E PROJECTOS, a empresa que a produz à medida dos seus sonhos!

Benefícios de uma parede verde em ambientes de trabalho

Há uma tendência quase universal em ter escritórios ou oficinas bonitos, mas bastantes frios. Mas essa realidade tem vindo a mudar. Há uma crescente procura por ambientes mais agradáveis e acolhedores, onde os trabalhadores se possam sentir bem e com isso tornarem-se mais produtivos.

a inclusão de plantas naturais nos espaços de trabalho tem vindo a revelar-se uma ferramenta muito importante neste contexto.

As plantas no contexto de trabalho ajudam a aumentar a criatividade e a produtividade dos funcionários, havendo mesmo estudos que apontam para uma melhoria de 45 e 38 por cento, respectivamente.

Também está provado que a concentração melhora muito com a presença de plantas verdes no ambiente de trabalho, não só psicologicamente mas fisicamente: – as plantas proporcionam um ar mais saudável, além de relaxarem a mente o que aumenta a concentração.

Outro benefício é a acústica, que melhora substancialmente, pois as plantas absorvem ondas sonoras e a reverberação do som, o que melhora o ambiente de trabalho.

Por último as plantas naturais melhoram substancialmente a imagem da empresa, tanto para funcionários como para clientes.

E pode ter todos estes benefícios com os métodos de cultivo de última geração dos jardins verticais da Urban Jungle, mesmo em espaços muito pequenos!


Benefícios para os negócios

Sabia que as lojas com plantas vendem mais do que as que apenas apresentam um ambiente despido de elementos naturais? É verdade! Some a todos os benefícios de purificação do ar e de melhoria do ambiente de trabalho que referimos atrás, a uma enorme melhoria da experiência de compra do cliente e obtém a totalidade das vantagens das plantas naturais num espaço comercial. O ambiente torna-se mais agradável, mais relaxante e acolhedor e aumenta muito a probabilidade de o cliente voltar!

Por outro lado, uma parede verde é um pano de fundo incrivelmente eficaz a realçar um logo ou um nome de uma marca, criando um cenário inesquecível e único que não deixará ninguém indiferente. Como as espécies vegetais podem ser escolhidas em função do seu logo, terá sempre a garantia de originalidade, e como elas evoluem com o tempo esse cenário estará também a evoluir, atraindo os olhares.

Num restaurante, uma parede verde ajuda a criar um ambiente mais intimista e confortável, ao mesmo tempo que funciona como um ponto de atracção. Numa era em que as partilhas nas redes sociais podem ditar o sucesso de um negócio haverá melhor maneira de proporcionar um cenário para selfies e fotos de grupo? É publicidade gratuita!

Benefícios para a sua casa

Os benefícios para os nossos ambientes de vivência quotidiana em nossa casa são só dois – qualidade do ar e beleza! Só dois? Só estes dois benefícios trazem um mundo de melhorias na nossa casa… Frescura, purificação de compostos voláteis tóxicos (benzeno, formaldeído e muitos outros, libertados por móveis e tintas), relaxamento, aumento da quantidade de oxigénio e diminuição do dióxido de carbono, gratificação ao vê-las crescer, decoração, e sim, companhia, porque são seres vivos.

Já imaginou que maravilha poder ter uma coluna como esta da imagem acima a fazer a separação entre a sala de estar e a sala de jantar?

A beleza é um factor decisivo na escolha de uma parede verde, e em especial uma parede verde da Urban Jungle, que permite a criação de combinações de espécies com cores, texturas, e crescimentos diferentes, para criar incríveis efeitos visuais fabulosos.

Gosta de plantas ornamentais, mas não dispensa uma boa erva aromática na sua cozinha? E que tal uma parede verde feita com plantas aromáticas? Assim consegue aliar a beleza e a função de um jardim num espacinho estreito no canto da varanda, por exemplo!

Versatilidade e profissionalismo ao seu dispor

A esta altura o leitor poderá estar a interrogar-se sobre a manutenção destas paredes verdes e sobre as dimensões que podem alcançar, por isso deixamos-lhe duas últimas explicações:

Os jardins verticais da Urban Jungle utilizam estruturas próprias com sistemas de rega integrados e o sistema de luz também é trabalhado, pois se as condições de luz natural não forem suficientes, é utilizada iluminação artificial com um espectro de luz específico que garante o correcto desenvolvimento das plantas.

Estes sistemas modulares possibilitam a instalação de jardins verticais com o tamanho que for preciso, com menos de 1 metro quadrado ou com dezenas ou centenas de metros quadrados!

Mas não se fique só com as nossas explicações. Entre já em contacto com a empresa e tire todas as suas dúvidas. Aqui ficam os contactos:

Morada: Rua José Elias Garcia 96, 2640-495 Mafra

Telemóvel: 915772089

Site: urbanjungle.pt

Saiba qual é a planta de interior certa para si no artigo ’1 Planta para cada Signo do Zodíaco – Veja a sua!’.



Já tinha pensado em ter um jardim vertical em sua casa?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista