Casa rústica com um toque de modernidade

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A vida no campo provoca em qualquer pessoa uma inevitável sensação de encanto e de familiaridade. O estilo de vida calmo parece preencher os mais profundos desejos sobre o que seria uma vida plena e realizada. Apesar disso, com toda a tecnologia que nos rodeia, acabamos por não querer abandonar as comodidades modernas que nos trazem inegáveis vantagens.

Embora pareça um problema sem solução, há opções cada vez mais abrangentes no mercado, que se flexibilizam, oferecendo um estilo de vida que mistura o melhor de diferentes mundos. Encontramos, assim, casas que foram criadas para trazer uma acolhedora sensação de refúgio e de protecção, ao mesmo tempo que incluem tecnologia de ponta.

Os que procuram proximidade em relação à vida urbana, mas, ao mesmo tempo, não dispensam o conforto de uma casa cercada por elementos naturais, vão identificar-se com a moradia que integra este livro de ideias. Aproximando estes diferentes conceitos, a casa tem uma arquitectura que concilia a madeira e o vidro, ambientes diferenciados e exteriores que invadem os ambientes interiores. 

A empresa responsável, a Woody-Holzhaus, localiza-se em Burg Stargard, na Alemanha, e traz um conceito de retiro, construído para oferecer descanso e recreação. O resultado é um chalé de madeira perfeito para uma família que ama a natureza e ao mesmo tempo a modernidade. 

Venha descobri-lo. 

Fachada rural ou moderna?

Como não podia deixar de ser, a madeira é um dos principais materiais constituintes deste projecto residencial. Trata-se de uma casa rústica que, claro está, não dispensa a utilização de materiais e de uma estética naturais, com exteriores completamente integrados com o entorno. Esta característica confere à fachada um ar de refúgio natural e rural, sendo por isso a casa perfeita para relaxar perto da natureza.

Apesar de todas estas características, a sua volumetria com linhas alongadas e a presença de muito vidro indiciam um olhar moderno e actualizado sobre o que é a nova habitação rural.

Uma entrada diferente

A casa ergue-se sobre uma plataforma construída em betão. Este elemento cria uma ilusão de grandiosidade e luxo por elevar a casa, tal como era feito na Grécia antiga.

O chalé recebe os convidados através de um percurso interessante que conduz à entrada. Este percurso marca e delimita o acesso a um alpendre superior através do qual se faz o acesso principal à casa, marcado por uma estrutura em metal. Além deste percurso, é possível entrar na casa pelo piso térreo. Neste caso, entra-se através do jardim.

Uma varanda e tanto!

No interior, a casa transforma-se na sua tonalidade, com a presença da madeira clara e revestimentos luminosos que tornam os ambientes leves e arejados. 

A sala de estar é um espaço amplo e aberto e surge ligada à varanda com uma divisão transparente em vidro. Aqui, o mobiliário é simples, na maior parte em madeira, e segue uma linguagem rústica e casual que cria uma sensação de lazer e de relaxamento.

A natureza e a família encontram-se neste espaço de estar totalmente aberto que assenta na ideia de conforto. 

Detalhes acolhedores

Temos, através desta imagem, uma perspectiva um pouco mais aproximada da sala de estar. Aqui, a atmosfera é acolhedora. A parede é em madeira clara, estilo escandinavo, contrastando com o piso escuro em cerâmica. A decoração materializa-se por via de uma mistura intrigante entre rusticidade e contemporaneidade. A lareira é o elemento-chave do espaço com uma estética industrial que traz carácter à divisão.

O limite entre o rústico e o clássico

O grande pé-direito da zona de estar da casa permitiu a criação de espaços com vistas abundantes para a vegetação exterior. A paisagem luxuriante entra pela casa, inundando-a de forma pictórica. Neste recanto, o charme da rusticidade mistura-se com o dos móveis com uma estética que pode ser definida como clássica ou até kitsch. Daqui, os moradores podem desfrutar de um recanto repleto de privacidade, mas ainda assim com ligações e vista livre para o jardim.

Uma cozinha modernizada

cozinha é o ambiente mais assumidamente moderno da casa, onde o preto e o inox conformam a maioria do mobiliário presente no espaço.

Apesar de moderno, este espaço também se reveste em madeira que lhe garante um ar campestre singular e acolhedor. A cozinha divide-se entre os armários colocados ao longo da parede e um balcão que inclui a pia e a zona de preparação de alimentos e, num nível mais elevado, a área de refeições.

Uma vista geral

Como percebemos a partir desta imagem, a cozinha encontra-se no mesmo espaço de uma área de estar, numa lógica de plano aberto com ambientes integrados. O sofá em forma de “U” acentua o olhar contemporâneo enfatizado pelo piso escuro e pelos contrastes de cores, formas e texturas.  

Esta casa explora toda simplicidade e calor campestres, conciliando-os com um estilo de vida actual e funcional. Para terminar, não deixe de admirar a intensidade com que a luz natural invade todos os cantos, as aberturas variadas e a estrutura em pé direito duplo e mezanino. Um verdadeiro sonho!

Que acolhedora casa e que cenário envolvente. De 0 a 10, como classificaria este projecto? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!