Como converter o seu sótão num espaço CHEIO de vida

LuciPais – homify LuciPais – homify
Google+
Loading admin actions …

Um sótão pode ser muito mais do que um sótão, basta que para tal esteja disposto a transformar esta importante área de sua casa, que durante anos e anos não passava de um simples espaço de armazenamento. Hoje, a história de um sótão, e felizmente, começa a contar-se com muita vida. Há projetos fantásticos!

Como tirar, então, proveito deste espaço? Acredite, se é que ainda tem dúvidas, que os profissionais da homify pensam em tudo. Debaixo do telhado, cabe um mundo de ideias. Cabe, na maioria das vezes, aqueles pormenores que anda adiar há meses ou há anos.

Um armazenamento sob o telhado é a solução ideal para guardar livros, fazer um armário à medida. Siga-nos ao longo das próximas imagens. Antes de avançar com a transformação, sente-se e tire todas as medias, para que todos os seus sonhos tenham lugar. Luz, água, isolamento, altura são alguns dos aspetos que deve ter em atenção e consideração.

É alto suficiente?

Quarto  por de-cube
de-cube

Attic Shot

de-cube

Numa casa, os espaços para armazenamento nunca são demais. Não é verdade? Se o sótão de sua casa está votado abandono, lembre-se que pode dar-lhe vida e torná-lo num espaço de armazenamento por excelência. Além de mais um quarto que pode criar, lembre-se de acrescentar armários à altura da telha. 

Certifica-se que planeia cada espaço ao pormenor, já que está a meter as mãos na massa. Os armários à altura da telha, como quem diz do teto, permitem-lhe preencher todos os espaços. Face a esta opção, terá também mais cantinhos para preencher. O verde o branco são cores que combinam sempre bem!

Cantinho no céu

É na parte mais alta da casa que se encontra este espaço de sonho. Para chegar a esta transformação, foi essencial pensar bem o projeto. A luz exterior é sempre importante, se não essencial. Por isso, se conseguir, e for esse o seu objetivo, abra clarabóias, dado que nem sempre há janelas nas laterais.

De forma harmoniosa, e tendo em conta a altura das paredes, nas zonas mais baixas, disponha as peças de mobiliário e decorativas. Assim, e de forma grandiosa e bela, pode ficar com uma sala de estar e de leitura, na qual todos os elementos da família vão querer estar.

Uma sala de estar especial

A madeira fica sempre bem. O jogo entre o escuro e o claro é sempre um belo momento para qualquer olhar. Disponha a sala de estar de forma a que a área do sotão seja aproveitada da melhor maneira. Se tiver dúvidas quanto a este processo, peça ajuda a decoradores interiores. Nas páginas da homify, encontra vários profissionais dispostos a fazê-lo.

Com poucos peças de mobiliário já viu o que pode fazer? Esta imagem é o exemplo de que com pouco se faz muito e que a simplicidade é, na maioria das vezes, o segredo para o sucesso. 

Um cantinho junto a outro

  por Bartolucci Architetti
Bartolucci Architetti

Mansarda open space

Bartolucci Architetti

Ter um sótão reaproveitado já é de sonho. Quando se junta ainda um pequeno terraço, poderá ser ainda mais ternurento. A exposição solar é digna de registo. Se não se importar de dispensar parte da cobertura para fazer um pequeno terraço, poderá ganhar luz.

Todos os pormenores foram definidamente pensados e cumpridos. O teto e as traves em madeira pintadas de branco dão ainda mais luz e romantismo ao espaço. Se ainda não o convencemos clique neste projeto e veja como ficou encantador este reaproveitamento de sótão.

Remodelação em ação

Chalé das Três Esquinas: Quartos ecléticos por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

Há um arquiteto português inspirador que todos já conhecemos nas páginas da homify, que é Tiago do Vale Arquitectos. Também o seu Chalé das Três Esquinas é inesquecível. Um projeto que pode facilmente pode pôr em prática no sótão da sua casa. Alguma dúvida, fale com quem sabe. Os nossos profissionais estão sempre disponíveis para o ajudar.

Preservou-se as vigas e traves, que foram pintadas de brancos, aliás como todas as paredes. Um quarto de sonho, para quem gosta de dormir nas alturas. O chão em madeira também é fantástico. Por vezes, é apenas preciso remodelar o que já existe.

Pense na iluminação

Quem disse que não pode juntar várias possibilidades no seu sótão?! Apresentamos-lhe uma ideia fantástica ou, melhor, várias. Transforme o seu sótão num espaço para jogos, para descansar e para arrumar roupa. Uma forma para tentar a sua roupa de verão e inverno sempre à mão. Para tal, como tão bem exemplifica a imagem, coloque um varão e disponha a sua roupa.

Repare como, e apesar de vários estilos, pode juntar harmoniosamente, no mesmo ambiente, várias necessidades. Um espaço divinal para partilhar com amigos e familiares. Para que este projeto tivesse este impacto foi importante o estudo da iluminação, não só da interior como exterior. Se o seu objetivo for construir uma pequena cozinha ou casa de banho, não se esqueça das respetivas canalizações.

Também transformou o seu sótão? Conte-nos tudo...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!