Tapetes de Entrada: um Guia para Escolher o Seu! + 16 Fotos como Inspiração

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Apartamento Edifício do Parque - T4 MATOSINHOS ShiStudio Interior Design Corredor, hall e escadasAcessórios e decoração
Loading admin actions …

A entrada é aquele espaço da casa que nem sempre merece a devida atenção. Tratando-se de uma área que é, essencialmente, de passagem, acaba, não raras vezes, por ser descurada do ponto de vista da decoração. Não acontece sempre, mas acontece muito. E porque é que assim é? Afinal de contas, estamos a falar do espaço da casa com o qual temos – nós e quem nos visita – o primeiro impacto e que acaba por funcionar como cartão de visita da mesma. Uma entrada cuidada e bonita cria, inevitavelmente, uma boa primeira impressão.

Como espaço de passagem que é, não é conveniente ser decorado com demasiadas peças que possam criar um constrangimento a uma circulação fácil, mas se há peça de decoração de que a entrada beneficia, independentemente do tamanho, é de um tapete. Hoje, é sobre tapetes para hall de entrada que escrevemos. Pôr um tapete na entrada ou não? O que considerar ao escolher um tapete de entrada? Que materiais são mais resistentes? Que tapetes ficam bem no hall de entrada? Vamos responder a estas e a outras perguntamos e, como de costume, ilustrar o nosso artigo com imagens pertencentes a projectos levados a cabo por designers de interiores e decoradores portugueses.

1 – Devo pôr um tapete na entrada?

Hall | Depois MUDA Home Design Corredores, halls e escadas escandinavos
MUDA Home Design

Hall | Depois

MUDA Home Design

Apartamento Contemporâneo - T4 com cozinha aberta para a sala - PORTO ShiStudio Interior Design Corredor, hall e escadasAcessórios e decoração
ShiStudio Interior Design

Apartamento Contemporâneo – T4 com cozinha aberta para a sala – PORTO

ShiStudio Interior Design

Hall de entrada Lagom studio Corredores, halls e escadas escandinavos Pedra Branco
Lagom studio

Hall de entrada

Lagom studio

A nossa resposta é um retumbante “sim!”. Ainda que, à primeira vista, possa parecer desnecessário – por ser um espaço onde passamos muito tempo e porque tem muito tráfego -, um tapete é uma mais-valia num hall de entrada e nós explicamos-lhe porquê:

Estética: do ponto de vista estético, a entrada fica muito mais valorizada com um tapete, uma peça que reflectirá a sua personalidade, que denunciará o que podemos encontrar no interior da casa, que é aconchegante, que poderá dar ao ambiente aquele toque de cor de que ele estava a precisar e que o beneficia térmica e acusticamente. Além disso, como é um espaço que não deve ter demasiados móveis e peças de decoração a estorvar, pode-se apostar num tapete que não atrapalha nem rouba espaço.

Protecção: sendo a entrada uma área de alto tráfego, um tapete actuará como uma barreira de protecção para o chão. Com pessoas e animais de estimação a entrar e a sair, é normal que o chão comece a apresentar as marcas de uma utilização intensa que o tapete pode prevenir que apareçam. Seja inteligente na sua compra e favoreça um tapete facilmente lavável. Mas já vamos a esse ponto.

Segmentação: se, por exemplo, a sua porta de entrada abre directamente para a sala, o tapete é uma boa solução para definir o espaço que pertence à entrada, demarcando-o e diferenciando-o do da sala.

2 – Como evitar que o tapete do hall de entrada se estrague rapidamente?

Apartamento Edifício do Parque - T4 MATOSINHOS ShiStudio Interior Design Corredor, hall e escadasAcessórios e decoração
ShiStudio Interior Design

Apartamento Edifício do Parque – T4 MATOSINHOS

ShiStudio Interior Design

Hall de entrada - Moradia em Miramar - SHI Studio Interior Design ShiStudio Interior Design Corredores, halls e escadas modernos
ShiStudio Interior Design

Hall de entrada – Moradia em Miramar – SHI Studio Interior Design

ShiStudio Interior Design

É certo que os tapetes de entrada protegem o chão deste espaço, mas como podemos fazer para que eles não se desgastem rapidamente?

Tire os sapatos ao chegar: esta é uma regra-chave que devia ser implementada em todas as casas. Os nossos sapatos levam todo o tipo de bactérias e sujidade para o interior, por isso, devemos tirá-los antes de entrarmos em casa e calçá-los só ao sair. Se ainda não pôs esta regra em prática, faça-o e encoraje toda a família!

Mantenha um móvel de calçado na entrada: não é, todavia, prático tirar os sapatos e não ter onde os pôr (ou não os ter à mão quando os queremos calçar, ao sair). O remédio para este problema é simples e passa por ter uma sapateira/móvel para calçado no hall de entrada. Hoje em dia, fazem-se sapateiras de todos os tamanhos, formas e preços, pelo que não terá dificuldade em encontrar uma para a sua entrada. Porém, também pode usar cestos para o efeito. Tire ideias do nosso artigo dedicado a móveis de sapatos para entrada.

Mantenha dois tapetes na entrada: outra solução passa por ter um tapete principal – o maior e o que acrescentará mais em termos estéticos – e outro, mais pequeno, utilizado apenas para limpar os pés. Na verdade, pode ter um destes últimos tapetes do lado de fora e do lado de dentro da porta, especialmente no Inverno e em dias de chuva (nestes dias, pode até manter uma toalha no espaço para uma limpeza adicional).­­ Sugerimos que consulte a secção “tapetes de entrada IKEA” onde encontra tapetes bonitos e baratos com uma base antiderrapante que tanto podem ser usados no interior como no exterior.

Ponha um tapete debaixo de outro: é provável que já tenha visto alguns projectos de decoração em que se colocaram os tapetes por camadas. Esteticamente, é bastante interessante. No que toca à funcionalidade, também. Pode, por exemplo, colocar um tapete de juta sob um tapete de um material mais delicado. Para além do conforto e estabilidade que as camadas proporcionam, o tapete de baixo ajudará a proteger e a prolongar a integridade do tapete que está por cima.

Evite cores claras: já se sabe que a sujidade se nota muito mais nas cores claras, por isso, privilegie um tapete de tons escuros ou colorido.

3 – Qual o melhor material para um tapete de entrada?

Se puser, realmente, em prática todas as medidas que acima mencionámos para proteger o seu tapete, o material do mesmo acaba por ser algo indiferente. Ainda assim, não perde nada em optar por materiais resistentes como:

A juta e o sisal: a juta e o sisal são dois materiais conhecidos pela sua durabilidade. Para além de bastante resistentes e de a sujidade mal se notar neles, são facilmente limpos. Contudo, são fibras naturais que, por essa razão, absorvem muita humidade. Assim sendo, se ficarem molhados, deve pô-los ao sol e deixar que sequem completamente antes de os devolver ao espaço. Isto não só protegerá o chão como prevenirá o aparecimento de mofo e de bactérias.

Fibras sintéticas: por fibras sintéticas, entendam-se o poliéster, o nylon, a fibra de olefina, entre outras. As fibras sintéticas podem ser tingidas de forma a gerarem tapetes de entrada originais, coloridos e com um design apelativo. Apesar de se gastarem mais rápido do que a juta e o sisal, são bastante baratas.

Lã: os tapetes de lã estão entre os mais escolhidos pelos designers de interiores, sendo também duráveis, fácil de limpar e resistentes à humidade e à água. Além disso, resistem ao desbotamento e ao desgaste.

Algodão: os tapetes de algodão são, muitas vezes, finos e mais fáceis de colocar na máquina de lavar.

4 – Que tamanho deve ter o tapete do hall de entrada?

O tamanho do tapete dependerá, obviamente, do tamanho da entrada, por isso, deve começar por medir a entrada e, depois, decidir a quantidade de chão que quer mostrar. Se tiver um belo chão de madeira, por exemplo, poderá querer deixar mais a descoberto. Se, por outro lado, tiver um chão gasto e com alguns problemas, como riscos ou manchas, poderá querer um tapete maior que oculte esses problemas.

Para além do tamanho, deve, também, ter em conta o formato. Para uma entrada longa e estreita, é preferível um tapete, também ele, longo e estreito (tipo passadeira). Para um hall rectangular, um tapete rectangular tenderá a ficar mais harmonioso. Contudo, também pode dar um toque especial à entrada com um tapete redondo que é menos usual e que traz uma certa dinâmica e ritmo à decoração, quebrando, eventualmente, as formas geométricas nela preponderantes.

Por fim, mas não menos importante, vale sempre a pena mencionar que é possível fazer tapetes de entrada por medida, uma boa hipótese para espaços com uma configuração ou perímetros incomuns.

5 – Que estilo deve ter o tapete do hall de entrada?

Pent House Apartment with middle eastern and oriental twist, Estoril Inêz Fino Interiors, LDA Corredores, halls e escadas ecléticos
Inêz Fino Interiors, LDA

Pent House Apartment with middle eastern and oriental twist, Estoril

Inêz Fino Interiors, LDA

Consola Inox Cosmo MJF Interiores Ldª Corredor, hall e escadasCómodas e estantes Metalizado/Prateado
MJF Interiores Ldª

Consola Inox Cosmo

MJF Interiores Ldª

Escolher o estilo do tapete para a entrada não é necessariamente diferente do escolher o estilo de qualquer outro tapete para o resto da casa. Os tapetes podem ir ao encontro do estilo da decoração, complementando-a – ou surgir enquanto contraste em relação à mesma. Como o hall de entrada é um ponto de confluência, numa casa, pode preferir um tapete mais sóbrio, que não surja desfasado em relação aos ambientes que lhe estão adjacentes, mas, por outro lado, também pode aproveitar para explorar a oferta de tapetes de entrada engraçados, coloridos, com padrões, entre outros, para criar uma decoração mais arrojada na entrada.

6 – Onde comprar tapetes de entrada?

Moradia unifamiliar - Tipologia T4 Esboçosigma, Lda Corredores, halls e escadas minimalistas
Esboçosigma, Lda

Moradia unifamiliar – Tipologia T4

Esboçosigma, Lda

Pent House Quinta dos Alcoutins, Lumiar Inêz Fino Interiors, LDA Corredores, halls e escadas industriais
Inêz Fino Interiors, LDA

Pent House Quinta dos Alcoutins, Lumiar

Inêz Fino Interiors, LDA

Terminamos com a lembrança de que, para além das grandes lojas internacionais, há muitas lojas portuguesas que vendem tapetes (de entrada e não só) de alta qualidade. Consulte a nossa secção de profissionais da área têxtil e de tapeçarias e contacte-os directamente a partir da homify. Note que muitas destas lojas fazem tapetes de entrada personalizados e à medida!

Este guia foi-lhe útil? Se tiver mais questões, deixe-as na caixa de comentários!

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!