Salas de estar modernas por ESTER SANCHEZ LASTRA

Salas pequenas: 8 dicas para parecerem maiores e bonitas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Não é novidade que nas casas e nos apartamentos modernos, os espaços tendem a ser cada vez mais reduzidos. Assim, uma preocupação frequente é: como decorar estes espaços para aproveitar ao máximo o seu potencial? Como aproveitar cada recanto para que os vários elementos se distribuam com estilo e não se amontoem?

Com este livro de ideias, propomo-nos a ajudar a decorar a sua sala para que seja maior em tamanho, mas que esteja também carregada de personalidade. Tome nota e veja os conselhos que lhe deixamos. Seleccione aqueles que acha que pode implementar tendo em conta as suas circunstâncias. 

Preste especial atenção ao terceiro. Faz toda a diferença.

1. Utilize cores claras

Já está, seguramente, cansado deste conselho: para ampliar os espaços, pinte as paredes com cores claras. Parece ser o truque mais antigo na decoração, mas não é, por isso, menos eficaz, pelo que deve pô-lo em prática.

Algumas pessoas podem achar o branco aborrecido e pensar que a falta de uma cor viva na sala é o que a torna aborrecida. Mas, não é verdade. Ter paredes brancas não deve desmotivá-lo. Os detalhes adequados podem fazer com que a sua sala se torne verdadeiramente maravilhosa. Aposte neles. Inspire-se no exemplo da fotografia que nos mostra uma sala de estar onde imperam as cores sóbrias, interrompidas apenas por apontamentos coloridos presentes na almofada e na poltrona. A textura da também enfatiza o interesse da decoração e torna o ambiente mais confortável.

Para além disso, as cores claras não significam, necessariamente, a utilização do branco e do bege. Pode, igualmente, recorrer a outras tonalidades como o cinza pálido ou criar um contraste pintando uma parede de uma cor diferente. Porém, seleccione criteriosamente essa cor pois, quando mal escolhida, pode ter o efeito oposto.

Um projecto da Design Studio Details.

2. Evite sobrecarregar o espaço

Nos espaços pequenos, as texturas, a multiplicidade de cores, os padrões e o excesso de adornos podem ser fatais. Por este motivo, sugerimos que sustente o seu plano decorativo numa premissa que privilegie a simplicidade.

Se tem uma sala pequena e móveis em excesso, considere desfazer-se de alguns. Mude-os para outras partes da casa, ofereça-os ou venda-os. Mantenha apenas aqueles de que precisa e de que gosta e liberte o espaço para que possa circular melhor dentro dele e para o deixar mais arejado. Se precisar de comprar móveis novos, foque-se em peças com um estilo minimalista que cumpram a sua função estética e utilitária. Prefira tecidos simples pois uma sala que contenha uma miríade de padrões destoantes não funciona.

Depois de seleccionados os móveis, pense em comprar um detalhe específico como um candeeiro de pé que cause impacto, uma mesa de centro especial ou uma poltrona com um formato diferente ou uma cor apelativa.

3. Piso uniforme

Sala de estar  por ESTUDIO TANGUMA

Nem sempre podemos trocar o chão, mas se está a pensar substituí-lo ou está a decorar do zero a sua casa, invista num material claro como a madeira que vemos na decoração escandinava.

Como já mencionado, as cores claras tornam os espaços mais amplos e usar o branco – ou outro tom muito claro – no tecto e no pavimento vai dar maior dimensão à área em questão. Outro truque a que pode recorrer é colocar os tacos na diagonal. Visualmente, fará toda a diferença.

4. O minimalista fica bem

Sabemos que o estilo minimalista é uma das tendências actuais com mais força. Mas, porquê?

O minimalismo tem o poder de simplificar os espaços, usando poucos elementos para os decorar, sem olvidar a elegância e a classe. Para além disso, o minimalismo pode expressar-se de formas distintas e através de muitos projectos interessantes, pelo que é um estilo versátil com muito para oferecer. Por este motivo, é ideal para uma sala pequena. Recorde-se que, como a sua sala não é grande, não deve conter móveis demasiado ostentosos ou de aspecto pesado. Procure móveis com estruturas delgadas e aspecto mais ligeiro. Afaste-se de cadeiras com grandes braços e encostos largos que ocupam mais espaço.

5. Móveis com dupla função

Sala de estar  por Idea Interior
Idea Interior

Sala estudio

Idea Interior

Quando se vive num apartamento pequeno ou numa casa pequena, há uma necessidade de tirar proveito de cada recanto para guardar coisas, para acomodar hóspedes, para sentar pessoas à mesa e para fazer com que tudo funcione perfeitamente. A sala não é diferente. Necessitará, muitas vezes, deste espaço para acomodar uma visita que decidiu ficar para dormir pelo que os móveis multifuncionais serão, para si, verdadeiros salva-vidas.

Todos reconhecemos, por exemplo, a praticidade e o encanto dos sofás-cama. Por isso, quando pensar na sua sala, considere a compra de móveis com dupla função. As mesas desdobráveis, os sofás-cama, os móveis com compartimentos de arrumação ou os ganchos para suspender uma televisão podem ser tudo aquilo de que precisava. Se a sua sala se divide entre a sala de estar e a sala de jantar, use uma estante de livros para as separar. Desta forma, ganhará um elemento que soma a sua característica de arrumação à de classificadora de espaços.

6. Comprometa-se com a arrumação

Os espaços pequenos não perdoam pelo que se quer a sua sala esteja sempre em boas condições, deve mantê-la limpa e arrumada. Não há desculpas. Se começar a acumular livros, roupa, bolsas ou outras coisas, na sala, rapidamente se instalará o caos que ofuscará o seu bom gosto.

Se acha que é arrumado, pense se não há ainda margem para melhorar. Propomos-lhe o seguinte exercício: coloque-se numa das esquinas da sala, feche os olhos e respire fundo. Depois, abra os olhos e veja tudo como se se tratasse da primeira vez, como se aquela não fosse a sua casa: que coisas estão a mais? O que poderia tirar? Tudo aquilo que não lhe parece em harmonia com o estilo do seu espaço pode ser retirado e levado para outro lugar. Não se prenda ao adorno que lhe ofereceu avó ou à jarra que, a princípio, era uma boa ideia, mas que agora passou de moda. O tempo passa. Evolua com ele.

7. Aproveite os espelhos

Os espelhos são como janelas. Trazem luz e dão a sensação de que os espaços são maiores. Os objectos de vidro e os espelhos farão com que a sua sala pareça maior e mais elegante. É um elemento pelo qual deve optar.

No mais, há vários tipos de espelhos com design e formas distintas que se adaptarão perfeitamente à sua sala, seja ela de que estilo for.

Para saber mais sobre espelhos, leia o nosso artigo - As vantagens de espelhos na decoração.

8. Ilumine o seu espaço

Salas de estar rústicas por ÁBATON Arquitectura
ÁBATON Arquitectura

CASA TRANSPORTABLE ÁPH80

ÁBATON Arquitectura

Sim, nós sabemos que nem sempre se pode rasgar paredes com vidros de correr que conduzam a um bonito jardim. Muitas vezes, mesmo que isto seja possível, as janelas ficariam viradas para o edifício da frente. Porém, a iluminação natural é a melhor para ampliar os espaços pois enche-os de luz e confere-lhes uma sensação de liberdade e de abertura. Mas, há outras opções.

Se não tem a possibilidade de deixar a luz natural fluir, escolha candeeiros que iluminem artificial cada recanto da sua sala e que enfatizem o que nela há de melhor, dando-lhe interesse e profundidade. Uma esquina vazia pode ter um candeeiro de pé. Ao lado do sofá, não pode faltar uma luz de leitura. Um candeeiro suspenso é sempre prático. As opções são muitas.

Esperamos que tenha gostado deste artigo. Vai pôr alguma destas sugestões em prática? Deixe-nos o seu feedback e se tiver mais ideias, partilhe con...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!