Mesas de cabeceira: Diferentes Estilos e 20 Fotografias para o Inspirar a Escolher a Sua!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Quartos de Casal Atelier Renata Santos Machado Quartos modernos
Loading admin actions …

Tão pequena, mas tão útil. Assim é a mesa de cabeceira. Senão repare: é lá que “pousamos a vida” antes de dormir. O telemóvel, o livro que andamos a ler, aquele chá quente para nos ajudar a dormir, os óculos, o candeeiro que nos ilumina as leituras e, claro, há sempre espaço para um ou outro toque de decoração que reflecte a nossa personalidade, desde o vaso de flores à moldura com uma fotografia que imortaliza um momento inesquecível.

Mas, por ter esta função tão prática, não significa que lhe devamos descurar a estética. Afinal de contas, a mesa de cabeceira está ao lado da cama, o móvel que é o ponto focal do quarto, pelo que deve ser bonita e harmonizar-se com o conjunto. Evite que sirva apenas para acumular todos os seus objectos. Mantenha-a bonita e organizada. Se tiver uma gaveta ou prateleira, tanto melhor. O seu quarto é estreito? Não se preocupe. Também lhe vamos mostrar soluções para espaços mais pequenos. Veja lá as nossas escolhas e divirta-se com a nossa dose diária de inspiração.

1. Mesas de cabeceira a combinar

Remodelação de apartamento Architect Your Home Quartos modernos
Architect Your Home

Remodelação de apartamento

Architect Your Home

Comecemos por aquela que é a combinação mais usual e a que menos compromete: as mesas de cabeceira a combinar. É uma escolha clássica que empresta sempre simetria e equilíbrio a um quarto. Embora, hoje em dia, se opte por brincar com materiais, formatos, dimensões e até estilos, nem sempre é fácil conseguir essa harmonia entre duas peças diferentes. É necessário ter um certo instinto e uma boa intuição para a decoração e o design de interiores, mas, claro, pode sempre inspirar-se nos projectos da homify para tirar ideias!

Porém, se optar por mesas de cabeceira iguais e sente que o seu quarto precisa de algo mais disruptivo, pode, por exemplo, brincar com a iluminação, tal como no quarto da imagem acima. Como vê, optou-se por mesas de cabeceira modernas e iguais, mas rematadas por candeeiros suspensos (uma boa alternativa aos típicos candeeiros de mesa).

2. Mesa de cabeceira só de um lado

Quarto Tropical | Depois MUDA Home Design
MUDA Home Design

Quarto Tropical | Depois

MUDA Home Design

O olho humano adora simetria e ter duas mesas de cabeceira é o caminho mais fácil para a alcançar. Contudo, estes dois projectos são a prova de que criar assimetrias, na decoração, pode tornar os espaços muito interessantes e que brincar com as escalas não compromete a harmonia e beleza de um projecto de interiores. Ter apenas uma mesa de cabeceira não é recomendável para casais – porque, à partida, ambos vão querer ter a própria mesinha -, mas é uma boa opção para quartos onde só dorme uma pessoa, tenham eles uma cama de casal ou de solteiro. Além disso, é uma excelente opção para se optimizar o espaço, visto que um dos lados da cama fica libertado para qualquer outra coisa (um toucador, uma cómoda, uma secretária, uma planta, uma poltrona, um candeeiro de pé, entre outras coisas), sendo que este lado pode, tão-somente, ficar vazio para o ambiente respirar e transmitir a leveza de que precisamos para conseguirmos desligar e descansar.

3. Mesa de cabeceira entre duas camas

Av. Ilha da Madeira Apartment ATMOSFERAS_ Interior Design Quarto de criançasAcessórios e Decoração
ATMOSFERAS_ Interior Design

Av. Ilha da Madeira Apartment  

ATMOSFERAS_ Interior Design

Para quartos duplos, colocar uma mesa de cabeceira entre duas camas é a solução que faz mais sentido. Pode optar por uma mesa de cabeceira de chão ou por uma de parede. Se o quarto em questão não for especialmente grande, favoreça uma mesa de cabeceira compacta. Por outro lado, se tiver espaço, e considerando que se trata de um quarto usado por duas pessoas, pondere a compra de uma mesa mais volumosa, com gavetas, e crie ali um ponto de arrumação útil.

A iluminação vai, também, depender do tamanho da mesa. Se a superfície desta for pequena, coloque só um candeeiro. Se for maior, pode colocar dois. Como alternativa, pode, ainda, optar por iluminação de parede: um candeeiro ao lado ou sobre cada cama. Assim, a mesa fica livre para outras coisas e a decoração fica mais jovem!

4. Mesas de cabeceira diferentes

Mesas de cabeceira diferentes: como fazer? Ora, são muitos os projectos que nos chegam em que as mesas de cabeceira são descasadas, mas, como acima referimos, nem sempre é fácil encontrar o equilíbrio para que as mesas não surjam totalmente desfasadas em relação uma à outra e para que a decoração do quarto não pareça algo aleatória, por isso, certifique-se de que as mesas se relacionam de alguma forma: podem ter formas diferentes, mas serem do mesmo material (a madeira é uma óptima opção), podem partilhar um detalhe ou cor que faça o ponto de ligação e traga coesão ao conjunto, podem ser diferentes, mas dentro do mesmo estilo (rústico, moderno, etc.), podem partilhar a altura (é preferencial, mas não obrigatório que tenham a mesma altura), pode ser uma individual e outra dupla, e assim por diante. Não há, necessariamente, uma regra de ouro, até porque depende muito da decoração do quarto, por isso, siga o seu instinto, inspire-se nestas imagens e lembre-se de que o tal equilíbrio também se consegue através das outras peças de decoração.

5. Mesas de cabeceira suspensas ou mesas de cabeceira embutidas

APARTMENTO ALFAMA – LISBOA 2020 ORMSTUDIO Quartos modernos
ORMSTUDIO

APARTMENTO ALFAMA – LISBOA 2020

ORMSTUDIO

Apartamento da Glória homify Quartos escandinavos
homify

Apartamento da Glória

homify

Suite Principal em águas furtadas em Lisboa LAVRADIO DESIGN Quartos modernos
LAVRADIO DESIGN

Suite Principal em águas furtadas em Lisboa

LAVRADIO DESIGN

As prateleiras suspensas/de parede e as prateleiras embutidas são ideais para espaços pequenos e/ou estreitos ou onde se queira criar um ambiente o mais minimalista, leve e desimpedido possível. Além disso, são mesas de cabeceira baratas e, por isso, uma boa opção para quem não quer gastar muito a decorar o quarto. Como são mesas, normalmente, pequenas, sugerimos que as combine com iluminação/projectores de parede ou candeeiros compactos. Espreite a secção da IKEA mesas de cabeceira para encontrar estas e outras opções modernas e funcionais.

6. Mesas de cabeceira espelhadas

Double bedroom - detail Staging Factory QuartoMesa de cabeceira
Staging Factory

Double bedroom – detail

Staging Factory

DECORAÇÃO DE HOSTEL - Piso 1 (Audição) White Glam QuartoCamas e cabeceiras
White Glam

DECORAÇÃO DE HOSTEL – Piso 1 (Audição)

White Glam

Os móveis espelhados fizeram um enorme ’comeback nos últimos anos e as mesas de cabeceira não se escaparam’ à tendência. As peças de mobiliário espelhadas são extremamente elegantes, pelo que se ajustam especialmente a ambientes com um cunho mais clássico, embora também possam criar um contraste intrigante num quarto com uma estética mais moderna ou minimalista que não contempla, necessariamente, este tipo de acabamento (embora também dependa muito do formato da mesa). O valor estético inerente a estas mesas surge como uma boa forma de dar um novo élan à decoração sem lhe mexer em demasia. Além disso, estes móveis, por reflectirem aquilo que os rodeia, inclusive a luz, têm a vantagem de expandir visualmente os espaços em que se inserem.

7. Mesas de cabeceira vintage

Quarto casal - vivenda em S. Mamede - Projeto de interiores Shi Studio - Matosinhos, Porto ShiStudio Interior Design Quartos escandinavos Azul
ShiStudio Interior Design

Quarto casal – vivenda em S. Mamede – Projeto de interiores Shi Studio – Matosinhos, Porto

ShiStudio Interior Design

E por falar em tendências, não podíamos deixar de incluir, neste artigo, o apelo da estética vintage que, actualmente, se consubstancia, essencialmente, em peças mid-century. Sobriedade, linhas rectas e madeiras escuras são algumas das principais características das peças de mobiliário mid-century. Mas, atenção: se optar por mesas de cabeceira vintage, certifique-se de o resto da decoração é mais alegre e fresca para que o ambiente não fique demasiado pesado ou obsoleto.

8. Mesas de cabeceira em tecido

Apartamentos Rua de Trás - Alojamento turístico (7 apartamentos) - Centro do Porto ShiStudio Interior Design Quartos escandinavos
ShiStudio Interior Design

Apartamentos Rua de Trás – Alojamento turístico (7 apartamentos) – Centro do Porto

ShiStudio Interior Design

Quase a terminar, deixamos-lhe outra ideia, desta vez de mesas de cabeceira originais, em tecido laranja e debruadas, que criam um verdadeiro statement neste quarto. É curioso perceber como peças tão pequenas emprestam tanta luz e alegria à decoração de um espaço. Cabe, no entanto, dizer, que uma mesa deste género não é tão estável e que é mais difícil de limpar.

9. Onde comprar mesas de cabeceira?

Procura mesas de cabeceira originais, de alta qualidade e feitas em Portugal? Então, não deixe de espreitar a nossa base de dados de empresas portuguesas que comercializam mobiliário e acessórios para a casa.

De que tipo de mesa de cabeceira mais gosta? Deixe-nos o seu feedback!

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!