Maravilhoso T3 no centro de Lisboa

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

Viver no centro da cidade é sempre um luxo. O centro histórico possui um sentimento patrimonial cujo valor é indiscritível. Morar no centro da cidade oferece um conjunto de vantagens diversas. Em primeiro lugar todas as vantagens de viver perto da agitação da metrópole que incluem uma grande facilidade de acesso a serviços, supermercados, lojas, museus e outros equipamentos sociais. Em segundo lugar, o facto de facilitar a deslocação na cidade, recorrendo aos transportes públicos ou para os mais sortudos que podem deslocar-se apenas a pé ou de bicicleta.

O projecto que hoje iremos ficar a conhecer consistiu num projecto de reabilitação de um edifício antigo no centro de Lisboa. A transformação foi da autoria do atelier Obrasdecor que actua nas mais diversas áreas da arquitectura, oferecendo possibilidades distintas ao cliente. Desde a recuperação de edifícios antigos à decoração de interiores passando por projectos de reabilitação e construção, decoração de apartamentos e hotéis e até estofo novo e recuperação de cortinados, sofás, cabeceiras e papel de parede. As possibilidades são infinitas e estão à distância de um clique!

Entrada esplendorosa

T3+1 na baixa: Corredores e halls de entrada  por Obrasdecor
Obrasdecor

T3+1 na baixa

Obrasdecor

Começamos pelo início, isto é, pela entrada principal do prédio. Um primeiro olhar revela-nos imediatamente de como este lugar é especial. A pedra e o tijolo são os principais materiais construtivos e à madeira cabe o papel do revestimento e do contacto do habitante com o solo. 

A entrada é efectuada através de uma moderna porta de vidro que foi colocada aquando da reabilitação do edifício. 

Sofisticação com história

T3+1 na baixa: Salas de estar rústicas por Obrasdecor
Obrasdecor

T3+1 na baixa

Obrasdecor

Assim que observamos os interiores da habitação rapidamente percebemos como este é de facto um espaço repleto de história e carisma. O soalho de madeira envernizado, o azulejo na parede, os tectos trabalhados em madeira, tudo isto são indícios históricos deste apartamento tão particular.

No pavimento é um grande tapete vermelho que transmite uma cor quente e confortável ao espaço tornando assim esta sala de estar num verdadeiro recanto de paz e tranquilidade.

Onde a tradição encontra a contemporaneidade

T3+1 na baixa: Corredores e halls de entrada  por Obrasdecor
Obrasdecor

T3+1 na baixa

Obrasdecor

À medida que vamos subindo vamos descobrindo um espaço contemporâneo, claro e brilhante mas sempre com reminiscências do passado. 

Portas que se abrem

T3+1 na baixa: Salas de estar rústicas por Obrasdecor
Obrasdecor

T3+1 na baixa

Obrasdecor

As divisões relacionam-se de uma forma extremamente particular em que os espaços comunicam mas ainda assim encontram-se devidamente separados por elementos físicos. Na imagem é possível vermos como uma grande porta dupla permite a união ou encerramento do espaço.

Cozinha única

T3+1 na baixa: Cozinhas rústicas por Obrasdecor
Obrasdecor

T3+1 na baixa

Obrasdecor

No espaço imediatamente adjacente à sala de estar situa-se a cozinha. Esta é uma divisão completa na medida em que dispõe de vários espaços e ambientes distintos. Apesar de moderna a cozinha, possui detalhes rústicos que a conectam com os restantes espaços da casa como é o caso do tapete com padrão e do pequeno sofá encostado à parede.

O grande candelabro dá um toque rústico à divisão conformando assim uma aura extremamente acolhedora e tradicional.

Moderna e tradicional

T3+1 na baixa: Cozinhas rústicas por Obrasdecor
Obrasdecor

T3+1 na baixa

Obrasdecor

Aproximamo-nos agora da área destinada propriamente à preparação e confecção de alimentos. Esta zona é conformada por um pequeno módulo onde se organizam as diversas funções da cozinha. A materialidade simula um tom mais escuro de madeira cujo estilo é complementado pelos electrodomésticos em aço inoxidável. 

Vislumbres mágicos

T3+1 na baixa: Salas de estar rústicas por Obrasdecor
Obrasdecor

T3+1 na baixa

Obrasdecor

É através de perspectivas bastante particulares que as portas enquadram as restantes divisões da casa. Os detalhes nestes interiores são marcantes, a madeira cobre grande parte do espaço transmitindo assim um carisma harmonioso que se propaga pelo ambiente.

A tradição é também um tema recorrente neste apartamento não só a nível decorativo mas também a nível arquitectónico. A estrutura em gaiola pombalina do século XVIII, foi preservada e é um magnífico detalhe arquitectónico que atribui um grande valor à casa.

Quarto digno de hotel

T3+1 na baixa: Quartos rústicos por Obrasdecor
Obrasdecor

T3+1 na baixa

Obrasdecor

Num quarto deve reinar a tranquilidade e a leveza, este quarto é perfeito e nós explicamos-lhe o porquê. Apesar de bastante simples, este quarto é também extremamente funcional pois possui apenas o que é estritamente necessário à utilização desta divisão. Neste sentido o espaço é conformado por duas camas individuais e respectivas mesas de cabeceira. Para além disso existem apenas alguns elementos decorativos que animam e dão vida ao quarto como é o caso dos quadros.

Sonhos tranquilos

T3+1 na baixa: Quartos rústicos por Obrasdecor
Obrasdecor

T3+1 na baixa

Obrasdecor

Terminamos este artigo noutro quarto da habitação onde a linha estética é a mesma do que vimos anteriormente apenas mudam alguns detalhes.

Se ficou com vontade de ver outras dicas inspiracionais para esta divisão veja também este livro de ideias com dicas económicas para a decoração do seu quarto!

O que achou deste magnífico encontro entre a tradição e o design?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!