Utensílios de cozinha – 5 Dicas Imprescindíveis Para fazer as Escolhas Certas (em 16 fotos)

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Nova coleção CRIVART- Acessórios de Cozinha em oliveira CRIVART Cozinhas campestres
Loading admin actions …

Aqui na homify falamos regularmente de cozinhas. Estes espaços, durante muito tempo dedicados exclusivamente à sua prosaica função de área de preparação de alimentos, têm progressivamente regressado às suas origens de convívio familiar, tornando-se autênticos espaços de vivência quotidiana que nos fascinam. Mas, se tratamos muitas vezes de armários, pavimentos, sistemas de organização e outras características necessárias ao bom funcionamento de uma cozinha, há um aspecto que é substancialmente menos abordado: – os utensílios de cozinha!

Os utensílios de cozinhas são um mundo dentro do universo das cozinhas… Já por si são muitos e de várias categorias, e para tornar tudo ainda mais complicado há numa variedade imensa de materiais, formas e funções que deixam confusos os menos experientes.

Hoje não vamos deixar os utensílios de cozinha de fora dos nossos conselhos e recomendações! Venha connosco descobrir como pode comprar utensílios de cozinha originais e bonitos com a funcionalidade que lhes é inerente. Das panelas aos pratos, das espátulas às taças, vamos imergir no mundo dos imprescindíveis na culinária!

Dica 1 – Conheça os utensílios de cozinha

vista do interior da cozinha FORA Arquitectos Cozinhas modernas
FORA Arquitectos

vista do interior da cozinha

FORA Arquitectos

A comida é uma das necessidades básicas do ser humano. Isso faz da cozinha uma instalação essencial em qualquer casa. Comprar utensílios de cozinha pode parecer uma tarefa simples, afinal são apenas utensílios para fazer comida, mas quando pensamos na quantidade de lojas de utensílios de cozinha e na imensa variedade de elementos que existem à venda, verificamos que esta é uma tarefa de maior dimensão do que antecipámos, sobretudo quando pensamos numa substituição total. Mas antes de avançar para a compra de quaisquer utensílios de cozinha o melhor é conhecer a fundo aquilo que tem à sua disposição e avaliar as suas necessidades. Se não o fizer pode arriscar-se a acabar com as gavetas e as prateleiras da cozinha a abarrotar de coisas de que não precisa e com a carteira muito mais vazia do que seria de desejar, pois as melhores marcas de utensílios de cozinha podem ser bastante caras!


Apartamento Pedras Negras (2012) pedro pacheco arquitectos Cozinhas minimalistas
pedro pacheco arquitectos

Apartamento Pedras Negras (2012)

pedro pacheco arquitectos

A utilidade dos utensílios de cozinha varia com mas suas aptidões para a culinária e com o tipo de preparações que faz com mais frequência, ou com aquelas que quer vir a fazer. No entanto há utensílios de cozinha que são essenciais enquanto outros são opcionais. Por exemplo, não há cozinha, por mais básica que seja que não precise de talheres, copos, pratos, facas e panelas, por isso tem mesmo de os comprar e ir fazendo renovações periódicas do stock. Por outro lado, um cortador de pizza, um abridor de latas eléctrico ou uma máquina de fazer biscoitos podem ser opcionais.

House in Coruche, Santarém é ar quitectura Cozinhas modernas MDF Branco
é ar quitectura

House in Coruche, Santarém

é ar quitectura

Pesquise o tipo de utensílios que podem fazer a diferença na sua cozinha e realmente ser-lhe úteis, para que a sua compra seja bem sucedida e útil.

Deve também decidir se quer comprar os utensílios de cozinha individualmente em um conjunto. Ambas as opções têm os seus méritos: – um conjunto vai dar à sua cozinha um ar mais coerente e um visual mais profissional, mas restringem-lhe as possibilidades, porque nem todas as marcas têm tudo o que precisa, Por outro lado, comprar elementos individuais dá-lhe maior liberdade, mas pode resultar num visual confuso e mais deselegante.

Dica 2 – Pondere os materiais

CRIVART: Acessórios de Cozinha em oliveira CRIVART Cozinhas campestres
CRIVART

CRIVART: Acessórios de Cozinha em oliveira

CRIVART

No que toca aos utensílios de cozinha, como tudo no mundo actual, há-os de todos os materiais passíveis de contacto com os alimentos – inox, alumínio, ferro, madeira, bambu, silicone, teflon, vidro, cerâmica, entre outros, ou mesmo de misturas de vários materiais.

Na hora de escolher é importante ter em mente o tipo de utilização que lhe vai dar. Numa cozinha industrial deve sempre evitar comprar utensílios baratos, de qualidade menos garantida e escolher sempre utensílios de cozinha profissional, com boa qualidade e materiais robustos, que possam aguentar o uso intenso por muitos anos. Os utensílios de cozinha industrial são normalmente de aço inoxidável de grande qualidade ou de silicone, embora possam usar-se outros materiais, desde que a qualidade e a resistência sejam garantidas.



Cozinha-Projecto Esboçosigma, Lda Cozinhas modernas MDF Branco
Esboçosigma, Lda

Cozinha-Projecto

Esboçosigma, Lda

Em sua casa, para as panelas, tachos e frigideiras, deve escolher um material que seja fácil de limpar. Para mexer, servir, virar ou escoar, deve optar por colheres, conchas, espátulas, coadores e outros utensílios em materiais que não danifiquem as panelas e frigideiras enquanto faz os seus cozinhados ou serve os alimentos. Os utensílios de cozinha silicone têm sido uma escolha muito acertada neste campo, mas ainda não convencem muitos cozinheiros mais profissionais, que os rejeitam.


CASA EM FORMA DE ABRAÇO pedro quintela studio Cozinhas rústicas Madeira Branco
pedro quintela studio

CASA EM FORMA DE ABRAÇO

pedro quintela studio

Os utensílios de cozinha em madeira são um clássico das nossas cozinhas e incluem as tão controversas e tão portuguesas colheres de pau. A madeira é um excelente material decorativo, mas absorve a humidade e potencia a proliferação de bactérias. Se gostar da madeira nos utensílios de cozinha deve escolher equipamentos capacitados para o contacto com alimentos e evitar usá-los para alimentos com gordura pois são muito difíceis de limpar. As tábuas de corte em madeira são um clássico, mas nós recomendamos que as use apenas para servir, usando as tábuas de plástico para os cortes do quotidiano.

Em qualquer circunstância deve sempre comprar utensílios de alta qualidade que durem muito tempo e não exijam uma troca muito frequente.

Dica 3 – Pondere o design

Design, é melhor tê-lo do que não tê-lo, é um facto. Mas a verdade é que as peças de design podem ser bastante caras e nem sempre são muito funcionais.

Actualmente há utensílios de cozinha com designs fabulosos e originais e estamos constantemente a ser bombardeados com novidades e marcas que prometem mundos e fundos, mas depois acabam por ser um fiasco, seja porque são feios, porque não são práticos, ou porque simplesmente não se adequam à nossa realidade. No que toca aos utensílios de cozinha, em especial àqueles que utiliza quotidianamente, dê o privilégio à funcionalidade.

Dica 4 – Aspectos a ter em contra na compra do trem de cozinha

No que respeita aos tachos e panelas muito há a dizer e por isso temos de ser sucintos. A maioria das pessoas não entende a composição de panelas nem entende porquê que alguns materiais de panelas são melhores e mais caros do que outros. Mas é um facto e isso descobre-se algum tempo depois, quando temos de comprar um novo trem de cozinha ou uma panela substituta porque os antigos não duraram nem dois anos.

Quando ponderar a comprar de um trem de cozinha tenha em conta os seguintes aspectos:

Condutividade de calor – alguns metais são melhores condutores de calor do que outros. Por exemplo, o cobre é um condutor de calor particularmente bom, enquanto o aço inoxidável não. Isto significa que, em termos de utensílios de cozinha, quanto melhor for a condutividade do calor, melhor e mais uniformemente será a cozedura dos alimentos. Isso também significa que quando se aumenta ou diminui o calor, a panela de cobre reage muito mais rápido à mudança de temperatura do que a panela de aço inoxidável. No entanto, o cobre é mais caro e menos resistente do que o aço inoxidável. No que respeita às panelas para usar em placas de indução, elas devem ter uma base férrica, para que reaja com os electroímanes da placa .

Reabilitação Apartamento Lisboa Studio A+1 Cozinhas ecléticas
Studio A+1

Reabilitação Apartamento Lisboa

Studio A+1

Preço -  A qualidade nos tachos e panelas é um factor crucial porque elas estarão sempre envolvidas em condições de trabalho árduo, de humidade e muito calor. Normalmente com boa qualidade vem um preço mais elevado. Como o investimento num trem de cozinha é bastante elevado, o nosso conselho é comprar o melhor que puder.

Durabilidade - alguns tipos de tachos e panelas mantêm o seu aspecto e duram mais do que outros. O aço inoxidável é considerado um dos melhores no que toca à durabilidade, mas há quem não goste da sua imagem demasiado impessoal e industrial. 

APARTAMENTO NO PARQUE DAS NAÇÕES UMA Atelier Cozinhas modernas
UMA Atelier

APARTAMENTO NO PARQUE DAS NAÇÕES

UMA Atelier

Reactividade – alguns metais reagem com certos alimentos. O alumínio, por exemplo, reage com os ácidos presentes nos tomates e outros alimentos ácidos. Isso significa que a sua comida pode absorver resíduos do metal, o que está ligado a algumas doenças. Por isso verifique o tipo de material que está a comprar e a sua reactividade com os alimentos.


CRIVART: Acessórios de Cozinha em oliveira CRIVART Cozinhas campestres
CRIVART

CRIVART: Acessórios de Cozinha em oliveira

CRIVART

Manutenção – se não gosta de tachos e panelas de alta manutenção tem de perceber que há elementos que precisam de muito mais manutenção do que outros. Por exemplo, as panelas de cobre e de ferro fundido geralmente requerem mais trabalho de polimento para se manterem nas melhores condições, enquanto o aço inoxidável é muito mais fácil de tratar.

Remodelação T2+1 Duplex Mouraria atelier B-L Cozinhas ecléticas Verde
atelier B-L

Remodelação T2+1 Duplex Mouraria

atelier B-L

Design - o design não é fundamental numa panela, mas ninguém se importa de ter panelas bonitas, que possa mostrar num expositor como este da ATELIER B-L. Pode tentar fundir beleza e durabilidade, pois as melhores marcas de utensílios de cozinha oferecem belíssimos trens de cozinha, de elevada qualidade, mas prepare-se para pagar bastante.









Dica 5 – Estabeleça limites orçamentais

A Casa da Vizinha - Cozinha Rima Design Cozinhas escandinavas
Rima Design

A Casa da Vizinha – Cozinha

Rima Design

Antes de comprar os seus utensílios de cozinha, estabeleça um tecto orçamental, mesmo que lhe pareça desnecessário. É fácil deixarmo-nos tentar e extrapolar as nossas possibilidades com peças chamativas, mesmo que não tenhamos necessidade delas. Faça o que puder para evitar tensões financeiras e se não puder comprar de imediato um utensílio topo de gama opte por versões mais baratas, mas não muito baratas, pois podem não durar muito. Os utensílios de cozinha – IKEA têm uma boa relação qualidade/preço, pelo que podem revelar-se uma excelente escolha, por exemplo. 



Comprar utensílios de cozinha individuais em vez de conjuntos, torna o investimento mais espaçado e mais fácil de fazer, uma vez que são mais baratos (embora o conjunto no final possa ficar muito mais caro).  Estabeleça prioridades e evite comprar apenas porque viu o utensílio no seu programa de culinária preferido. Faça uma boa pesquisa e faça comparações, em especial para peças maiores ou mais caras, como as panelas ou as facas de corte.

Já que falámos de utensílios de cozinha, veja também alguns interessantes no artigo ’Acessórios vs Utensílios engraçados de cozinha’.

O leitor é daqueles que têm a cozinha cheia de utensílios desnecessários ou dos que se "desenrascam" com duas ou três colheres de pau?

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!