Uma casa numa paisagem vinícola

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

As paisagens produtivas estão presentes um pouco por todo o país, elas são diversas e magníficas. Uma das mais famosas paisagens produtivas portuguesas é a paisagem da cultura da vinha. Que se tornou famosa mundialmente pelas magníficas paisagens do alto douro vinhateiro. 

Por mais que sejam modernas e muito confortáveis por vezes as moradias ficam definidas por características especiais da sua envolvente. Assim hoje mostramos-lhe a casa da vinha, uma habitação muito moderna situada numa vinha na zona do Rio Tâmega. O projecto é da autoria do gabinete ENGEBASTO – ATIVIDADES DE ENGENHARIA E ARQUITETURA, LDA., de Celourico de Basto. Esta empresa, constituída em 2007 conta com uma experiência adquirida em diversas áreas, tais como: Projetos de Arquitetura, Projetos de Engenharia, Fiscalização e Coordenação de Obras e Certificações.

Vamos conhecer…

Fachada

Uma habitação moderna, com formas cúbicas, linhas simples, telhado raso. Um volume de um andar em que na fachada dominam tons escuros em conjugação com o branco. São como dois volumes lidos como um só. Sendo que têm diferentes proporções e algo os separa ao centro…  

A paisagem envolvente, ao fundo é uma área florestal aparentemente vasta. Ao redor da casa, a bonita vinha, que se vê já em parte nesta imagem…

Jardim frontal

Quem chega a esta casa entra por um jardim simples onde já se vê a vinha. Um caminho de calçada desenha a entrada, onde certamente entra também o carro, para a garagem. As plantações, sobretudo de relvado e vinha encontram-se elevadas ladeando o caminho. Um cenário agradável para quem chega a casa…

Constrastes

Neste cenário há vários contrastes como poderá reparar. Há um contraste entre o material vivo: a relva, o inerte: o edifício e o céu azul. No próprio volume da habitação há contrastes de cor e material, claro e escuro.

Ao centro

A entrada para o volume permite também atravessar para o lado de lá do edifício. É como uma janela para a paisagem, para perceber o que está do outro lado. O ritmo criado por alguns degraus de acesso contraste com a verticalidade das ripas nesta zona da fachada. Uma composição interessante.

Esplanada com piscina

Do lado da entrada não dá para adivinhar o que esconde o volume da casa, mas nesta imagem torna-se evidente. Nas traseiras da casa encontra-se um fantástico espaço de piscina. Um espaço tranquilo com uma vista bucólica para a paisagem produtiva de vinha. Uma piscina ampla, perfeita para uma família com um espaço de apoio com confortáveis espreguiçadeiras e uma estrutura de sobreamento que traz muito conforto a este espaço exterior. Várias janelas estabelecem a relação entre o interior e o exterior. Conheça outros espaços de piscina aqui

Jardim da piscina

Associado ao espaço de lazer no exterior, ao pé da piscina, foi criado um jardim de pedras escuras com várias árvores. As pedras são cada vez mais uma tendência na decoração de jardins, conheça aqui mais ideias para este tipo de jardins. Há muitas opções, vale a pena ver…

Uma casa moderna

Todos gostamos de habitações modernas. Para além do conforto dos seus interiores estas casas têm geralmente janelas amplas que permitem estabelecer uma relação interior-exterior. Lá dentro entra muita luz solar e até calor gerado pelo sol, pode também ter-se vistas espetaculares. Este é um desses casos em que a vista para a paisagem é bonita e por isso vale a pena que o volume tenha aberturas para permitir vislumbrar a envolvente. A piscina é uma grande vantagem, quem não gosta de aproveitar um dia de sol com mergulhos e até algumas braçadas numa piscina com uma agradável vista para a paisagem, neste caso uma vinha e uma paisagem florestal…

Gostou desta casa da vinha?! Deixe o seu comentário...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!