Colchão de Espuma – 5 Coisas que Precisa de Saber sobre este Tipo de Colchões Antes de Comprar

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Moradia no Monte-Estoril, FEMMA Interior Design FEMMA Interior Design Quartos modernos
Loading admin actions …

Dorme mal? Acorda todos os dias cheio de dores no corpo? Está na hora de trocar o seu colchão!

A frase fica no ouvido, mas reflecte a mais pura verdade. A troca de colchão deve ser feita a cada 8-10 anos, e por vezes menos, tendo em conta a qualidade dos materiais, e sempre que a vida útil do colchão é excedida isso repercute-se na qualidade do seu sono e no seu bem-estar quotidiano.

Mas quando chegamos à parte de escolher o colchão certo ficamos alarmados face a imensidão da oferta. Colchões de molas, colchões de espuma, colchões viscoelásticos… Qual será o melhor para nós?

A escolha depende muito do peso que o colchão terá de suportar e do nosso gosto especial, sendo que cada versão tem vantagens e desvantagens, sendo importante conhecer bem cada uma das opções. Para o elucidar, hoje a homify explora os colchões de espuma, explicando as versões, os materiais, as vantagens, as desvantagens e muito mais. Assim, quando se dirigir à sua loja de eleição já vai na posse de toda a informação para escolher um colchão de espuma ou outro tipo de colchão, apenas baseado no seu conforto. E ainda pode encontrar muitas imagens de quartos inspiradores dos nossos profissionais, para aliar o conforto à beleza no seu espaço mais privado!


1 – O que são colchões de espuma

Há basicamente três tipos de colchões: – o colchão de molas, o colchão de espuma e o colchão de tecnologias mistas, com espuma e molas na sua constituição.

No colchão de espuma a estrutura é integralmente constituída por espuma, sendo que esta espuma pode ser de um ou mais tipos: – espuma de látex, espuma de poliuretano e espuma viscoelástica. A composição de cada colchão de espuma depende do fabricante, da qualidade do produto e do seu objectivo.

Antes de continuar permita-se apreciar este lindo quarto da LAGOM STUDIO e prepare-se para mais imagens inspiradoras enquanto descobre mais sobre este tipo de colchões.

2 – Os tipos de espuma

Espuma de látex

A espuma de látex é uma espuma produzida pela vulcanização do látex líquido, transformando-o numa espuma sólida. O processo de vulcanização reticula as partículas de látex com enxofre, por meio da aplicação de calor e da adição de aceleradores como o óxido de zinco. A espuma de látex pode ser produzida com látex natural, que é colhido da árvore da borracha, ou com látex sintético, que é produzido a partir de derivados do petróleo. A espuma de latex natural é mais saudável, embora não seja adequada para pessoas com alergia ao latex, mas pode ser muito mais cara.


Vantagens da espuma de látex

A espuma de látex é excelente porque fornece um suporte exato e reage imediatamente a cada movimento ocorrido sobre ela. Não “afunda” com o passar do tempo, mantendo um suporte constante, e não amolece quando aquecida. Estas características proporcionam uma noite mais relaxante, pois os movimentos não vão interromper o sono. Normalmente, num colchão de espuma de látex, a espuma usada na face em contacto com o corpo tem relevos pontiagudos que permitem um contorno e uma adaptação perfeita a cada parte do corpo, o que especialmente útil para quem dorme de lado, pois estas pessoas precisam de mais flexibilidade nas áreas dos ombros e das ancas, e mais firmeza na seção média.


Espuma de poliuretano

A espuma de poliuretano é a espuma mais barata usada em colchões e protectores de colchão. Esta espuma é normalmente associada com o tipo de espuma usada nas almofadas do sofá ou nas capas de colchão mais baratas, mas há muitos tipos de espumas de poliuretano. A espuma de poliuretano é totalmente fabricada de compostos derivados do petróleo

Alguns fabricantes de colchões usam a espuma de poliuretano como camada superior dos colchões de molas devido ao seu preço mais baixo.

Como referido há muitas variedades e densidades de espuma de poliuretano. A espuma de poliuretano de alta densidade é mais durável, enquanto a espuma de poliuretano de baixa densidade pode degradar-se muito rapidamente (em um ou dois anos de uso intensivo). No entanto, mesmo a espuma de poliuretano de alta densidade é menos densa do que a espuma de látex ou do que a espuma visco elástica, por isso o que acontecer na maior parte das vezes é esta espuma ser conjugada com com outros tipos de espumas.


Vantagens da espuma de poliuretano

A maior vantagem desta espuma é o seu preço mais baixo, mas as espumas de boa qualidade também têm algumas vantagens nomeadamente:

Respirabilidade: um colchão de espuma de poliuretano é capaz de dispersar o calor e a humidade acumulada durante as horas de descanso;

Firmeza: uma das características mais importantes do poliuretano.

Espuma viscoelástica

A espuma viscoelástica é um tipo específico de espuma de poliuretano que contém compostos adicionados que mudam a sensação que o material transmite. Isso dá-lhe as propriedades de movimento lento, que permitem manter a forma por algum tempo, pelas quais esta é conhecida. Por exemplo, a espuma viscoelástica mantém a impressão de uma mão por alguns segundos depois de pressionado por ela. Tal como acontece com a espuma de poliuretano, a espuma viscoelástica é composta principalmente de compostos derivados de produtos derivados do petróleo. 


Apesar das muitas vantagens desta espuma, nomeadamente no que concerne à adaptação ao corpo, ele pode aquecer bastante e não proporciona apoio suficiente ao corpo, pelo que é normalmente usada em camadas superiores, para dar mais conforto ao colchão, ou seja, não há um colchão de espuma viscoelástica, mas colchões com esta espuma.

3 – Colchão de molas ou espuma?

Colchão de espuma

  • É mais adequado para pessoas que dormem de lado ou alternam entre posições.
  • Funciona melhor para pessoas com um peso médio e para indivíduos com estrutura corporal mais pequena.
  • Tem normalmente uma firmeza média com um conforto mais macio e acolchoado.
  • Proporciona um alívio de pressão localizado e preciso, especialmente os que têm uma camada em viscolástico.
  • Pode tornar-se mais quente, o que pode afectar a qualidade do sono (varia muito de colchão para colchão e entre marcas de colchões.
  • Dependendo do colchão, a espuma pode não permitir uma ventilação adequada do colchão

É possível ter um colchão dobrável de espuma, o que é importante para camas adaptáveis, para pessoas com dificuldades de movimentos.

  • Proporciona um bom alinhamento da coluna.
  • Não permite a transmissão de movimentos quando há duas pessoas a dormir no mesmo colchão, como no colchão de espuma casal.
  • Pode apresentar odor a derivados petrolíferos.
  • É bastante duradouro (uma vez mais depende muito da qualidade dos materiais do colchão.
  • É mais caro do que o colchão de molas.


Colchão de molas

  • É ideal para quem dorme de costas ou de barriga para baixo.
  • É adequado para pessoas de peso médio a elevado.
  • Proporciona um conforto firme e muito resistente.
  • Não se adapta tão facilmente ao corpo como o colchão de espuma, a não ser que tenha uma boa camada de viscoelástica.


  • Não aquece tanto como os colchões de espuma e permite uma melhor ventilação no geral.
  • Não tem qualquer odor.
  • Proporciona um bom apoio para a coluna.
  • Permite a transferência de movimentos de um lado para o outro, o que significa que não é tão bom para dormir em casal.
  • É menos durável.
  • Normalmente é mais barato (é importante contar com as imensas variações de produtos no mercado dos colchões).

4 – Factores que afectam o preço do colchão de espuma

Já temos vindo a referir: existem colchões de espuma com preços muito diferentes. O que muda de uns para os outros? Quais são as diferenças?

Tomemos como exemplo um colchão de 19/20 cm de altura: ele pode ter preços muito diferentes em função de uma série de factores que determinam a qualidade do produto e que deve verificar na próxima visita à loja de móveis. Os principais são os que descrevemos abaixo.



Factores que afectam o preço

  • O tipo de espuma de que são feitos ou a percentagem de cada espuma usada na sua construção. Colchões de espuma de látex ou com grande prevalência de látex vão ser mais caros
  • A densidade do poliuretano, no casos de colchões com grande prevalência desta espuma. Para um colchão de poliuretano ser de boa qualidade, deve ter uma densidade mínima de 23 kg/m2, e o preço sobre bastante a partir deste mínimo.
  • O forro do colchão. Para um conforto eficaz, o colchão deve ser bem acolchoado, com um enchimento mínimo de 200 gr por metro quadrado. Este factor afecta a estética do colchão e a sua função técnica, pois o forro também atua como isolante térmico .

5 – Tamanhos do colchão de espuma

Os colchões de espuma vêm em qualquer medida standard, havendo sempre uma alternativa neste tipo de materiais para qualquer pessoa, mas há algumas considerações a ter em conta:

  • Um colchão de espuma solteiro é uma excelente opção, uma vez que a pessoa estará a dormir sozinha e por isso não há o problema da transferência de movimentos nem tanto risco de sobreaquecimento durante o sono.



  • O colchão de espuma para berço é provavelmente a melhor opção para o seu bebé, adaptando-se suavemente ao seu corpinho, com o necessário suporte para a sua frágil estrutura óssea. Antes de comprar assegure-se de que o colchão de espuma cumpre com todos os critérios de segurança, permite uma higienização adequada e uma boa ventilação, e é feito com espuma natural de látex, de preferência.
  • Um colchão de espuma queen size pode não ser adequado para duas pessoas com um peso, mesmo que médio. A transferência de movimento é mais acentuada com a proximidade, o que significa que cada movimento seu vai acordar o seu parceiro de sono. Neste caso é melhor ponderar a compra de um colchão de molas ou, se prefere mesmo o colchão de espuma, uma cama maior.

Agora descubra mais informação importante sobre outro tipo de colchões o artigo ’Tudo sobre o Colchão Viscoelástico: Características, Vantagens e Preço’.


Qual é o seu tipo de colchão preferido?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista