Aço Corten - 7 Coisas que Precisa de Saber Sobre Este Material Versátil | homify

Aço Corten – 7 Coisas que Precisa de Saber Sobre Este Material Versátil

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Estudo para Moradia moderna em betão e aço corten Form Arquitetura e Design
Loading admin actions …

Aço Corten… Um material super especial, duradouro, lindíssimo e cheio de potencial. Já conhecia o nome? 

Na verdade, Corten é o nome da marca mais conhecida a produzir este tipo de aço, designado de aço patinável ou auto patinável, por causa da pátina de oxidação que adquire e lhe dá tanto apelo estético.

Este aço é um material contemporâneo por excelência, mas de certeza que já o viu muito por aí, uma vez que tem sido cada vez mais utilizado em arte e embelezamento urbano. Sabe aquelas peças metálicas, artísticas, que se vêem muitas vezes em monumentos contemporâneos, esculturas, memoriais e outros, com uma tonalidade castanho avermelhado? São elaboradas com aço Corten!

É verdade… Em geral, tentamos evitar ao máximo a ferrugem nos produtos de metálicos que compramos. O aparecimento de ferrugem é sinónimo de má manutenção ou de fraca qualidade e quando se instala tentamos ao máximo disfarçar e parar o seu progresso. Por exemplo, se aparece ferrugem no aço inoxidável, que, tal como o nome indica, não deve oxidar, isso significa que ele não teve o tratamento correcto e é de qualidade duvidosa. Mas não no aço Corten! 

Neste material a ferrugem é algo que queremos pelo aspecto estético e porque ajuda a proteger o próprio metal.

Além das referidas peças artísticas o aço Corten é muito utilizado em construção, como revestimento ou como elemento decorativo, e em decoração, com imensas utilizações distintas.

Venha com a homify conhecer melhor este material tão cheio de possibilidades e descubra como pode incorporá-lo na sua casa!


1 – O que é Aço Corten

O Aço Corten é um aço ao qual foram adicionadas pequenas quantidades de fósforo, cobre, cromo, níquel, entre outros para que se tornasse mais resistente à corrosão atmosférica. É verdade, ele tem ferrugem mas não fica corroído!

Esta pátina de oxidação que se cria na superfície deste material demora entre 1 e 3 anos a estar completa, dependendo das condições ambientais. Graças à presença do fósforo, a camada protectora regenera-se continuamente na superfície e forma uma barreira contra a umidade, o oxigênio e a poluição (e dá ao aço um aspecto único, porque cada peça vai oxidando de maneira diferente.

Na origem do seu nome COR-TEN estão as suas duas propriedades principais: resistência à CORrosão e resistência TÊNsil (resistência à tracção).

2 – Vantagens do Aço Corten

Robustez: Este aço tem uma resistência estrutural muito superior em comparação com os aços tradicionais. Também tem resistência à corrosão e à deformação por tração de 6 a 8 vezes mais elevadas do que outros aços.

Prático e durável: este material não necessita de qualquer manutenção. As suas ligas metálicas têm a propriedade de autoproteção graças à formação de uma pátina que se forma na sua superfície e impede a progressão da corrosão.

Original e versátil: a sua cor e o seu aspecto único são muito apreciados em inúmeras aplicações e combinam com todos vários tipos de edifícios ou ambientes, dos mais modernos aos mais antigos. A pátina confere também ao aço corten textura única, o que faz com que cada projecto seja irrepetível, mesmo que tenha a mesma forma de base.


3 – A origem do Aço Corten

As origens deste material são bastante prosaicas, quase exclusivamente funcionais. Originalmente, a liga do aço Corten foi desenvolvida para servir a indústria e a construção, em que as estruturas estão altamente expostas aos elementos e em ambientes agressivos. Era usado sobretudo nas actividades marítimas e ferroviária, em pontes, estradas e outras estruturas que se queriam resistentes. Mas o seu belíssimo aspecto rapidamente conquistou outros mercados, em especial na arquitectura, onde o revestimento aço corten tomou um lugar especial, em trabalhos exclusivos e distintos.

O aço corten fachada tem exactamente as mesmas características de resistência daquele utilizado na indústria naval, adicionando também aos projectos as características de resistência que o tornaram apetecível nessa área tão difícil para os materiais de construção. Actualmente, como já referimos, é muito usado em design de exteriores e até em designs de interiores! Na Europa, é encontrado quase exclusivamente em forma de chapa, que depois é cortada nas formas desejadas.

4 – Como se forma a pátina

As chapas de aço Corten laminadas antes de serem trabalhadas são cinzentas, exactamente como outro aço qualquer. Só quando as chapas são expostas aos elementos é que se começa a formar a pátina. É a alternância dos elementos (sol, chuva, vento, etc.) que inicia a corrosão necessária à sua formação, pois a camada de óxido só é criada quando o aço é molhado e depois seco repetidamente. Chapas de Corten mantidas dentro de portas, em condições controladas, nunca irão ganhar o seu expoente máximo de pátina nem o seu factor decorativo e de resistência característico. Para fazer umas escadas como as da imagem, as chapas de Corten têm de ser previamente envelhecidas.


Quando são utilizadas em ambientes de interior, como elemento decorativo ou estrutural, as chapas são previamente expostas aos elementos para adquirirem pátina durante algum tempo. Depois de estabilizada a oxidação, as peças não passam ferrugem para a roupa. Para evitar a continuação do processo e a alteração do aspecto desejado, quando as peças estão prontas, podem ser revestidas por uma camada de selante.

A pátina praticamente não é permeável ao oxigénio e protege o aço de base, minimizando a perda de material em relação ao aço comum. Quando é danificada ela regenera-se espontaneamente, se o material estiver exposto aos elementos.

5 – Aço corten preço

O aço corten é realmente especial e único, mas um material tão resistente não poderia ser muito barato. Obviamente, sabemos que a sua durabilidade extraordinária e as propriedades de protecção que um revestimento aço corten confere acabam por compensar a médio prazo, mas ainda assim o investimento inicial pode ser elevado. Da nossa pesquisa concluímos que o aço corten custa entre 3 e 4 €/kg, o que pode revelar-se um investimento fora do alcance de muitos, sobretudo quando a sua utilização é extensa, como na aplicação em fachada ou pormenores extensos de fachada.


6 – As alternativas

Efeito corten X pedra natural homify CozinhaBancadas Cerâmica Metalizado/Prateado
homify

Efeito corten X pedra natural

homify

Se aprecia o efeito do revestimento aço corten, mas o preço está além do seu orçamento, este ponto é para si.

No mercado dos materiais de construção existem alternativas magníficas, com o acabamento a imitar o aço corten, mas a um preço muito mais baixo!

A cerâmica é um deles, e é o caso da imagem acima, cujo revestimento é feito com placas de cerâmica mas parece mesmo a pátina do aço corten.


Efeitos: pedra natural X oxy corten homify Casas de banho modernas Cerâmica Metalizado/Prateado
homify

Efeitos: pedra natural X oxy corten

homify

Também existem tintas que conferem um acabamento aproximado ao da pátina corten. Há tintas que dão este acabamento adequadas para uso em interiores e exteriores. Estas tintas podem ter um acabamento liso ou texturizado, sendo que este último oferece uma imagem visual e tacticamente mais realista. O efeito obtido com a aplicação deste tipo de tintas é sempre próximo do corten porque são fáceis de aplicar e uma aplicação imperfeita ainda vai proporcionar um acabamento ainda mais próximo do original.


7 – As aplicações

CASA CC1- Moradia na Quinta do Peru - Projeto de Arquitetura Traçado Regulador. Lda Casas modernas Madeira Branco
Traçado Regulador. Lda

CASA CC1- Moradia na Quinta do Peru – Projeto de Arquitetura

Traçado Regulador. Lda

Portão aço corten, escadas de aço corten, revestimentos e até vasos… Com este material a sua criatividade é o limite, porque ele é extremamente versátil!

Uma porta de entrada como a que vemos na imagem acima é uma obra de grande valor estético, que valoriza e eleva o estilo intemporal da construção

Já temos vindo a ver diversos exemplos excelentes de aplicações de aço corten dos nossos profissionais. Mas a partir deste ponto encontra ainda mais, para que possa ter a noção exacta de tudo o que pode fazer com este súper material!

Na imagem acima vemos um biombo vazado em aço corten, da autoria da ALEXANDRAMADEIRA.AC – ARQUITECTURA E INTERIORES. As divisórias decorativas, para interior ou exterior, representam uma das aplicações decorativas mais belas executadas com este aço.


SOLAR Séc. XVIII - Recuperação e Reabilitação ADVD atelier arquitectura e design
ADVD atelier arquitectura e design

SOLAR Séc. XVIII – Recuperação e Reabilitação

ADVD atelier arquitectura e design

Fazer a recuperação de um edifício antigo pode ser um desafio arquitectónico, mas com o aço corten torna-se um pouco mais fácil. Este material tem a particularidade de complementar e elevar a beleza de edifícios antigos!

Lareira de Exterior COSYFIRE, modelo Guincho antonio.loebbert JardimBarbecues e grelhadores Ferro/Aço
antonio.loebbert

Lareira de Exterior COSYFIRE, modelo Guincho

antonio.loebbert

Uma lareira de exterior em aço corten – uma peça funcional e altamente decorativa em qualquer estação do ano!

Uma casa muito mais resistente e duradoura, revestida com aço corten – quase sem manutenção posterior de revestimento!

Horta em canteiro próximo da cozinha RPV Arquitectura Paisagista Jardins modernos Ferro/Aço Laranja
RPV Arquitectura Paisagista

Horta em canteiro próximo da cozinha

RPV Arquitectura Paisagista

Um vaso, uma cercadura, uma escultura… O Corten é o melhor amigo dos exteriores – para sempre.

CASA AGUD TERRA JARDIM Jardins modernos
TERRA JARDIM

CASA AGUD

TERRA JARDIM

Junto à piscina, onde as condições de humidade e cloro do ar são agressivas, o aço Corten quase volta À origens marítimas, mas numa versão requintada e decorativa.

Veja mais inspirações de fachadas de casas, para além da utilização do Corten, no artigo ’20 fachadas de casas que deve ver agora mesmo (para se inspirar ao máximo!)’.


Já sabia o que era aço corten ou também pensava que era só metal enferrujado?

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!