As divisões fundamentais nos projectos de casas

Ritamelo Ritamelo
Loading admin actions …

Os projectos de casas são sempre desafiantes, entusiasmantes, e uma porta aberta para uma obra de construção que ao ganhar vida resultará num lar adaptado e totalmente adequado a novas vivências familiares, únicas.

Os projetos de casas surgem muitas vezes como primeira materialização da ideia de ter um lar construído à medida. Ver num papel a maquete de uma casa ajuda a ter a noção espacial da obra, permite verificar todas as hipóteses de divisão do espaço disponível, e ainda estudar as melhores opções para cada canto do conforto futuro.

A consulta de um profissional é aconselhável e até indispensável para que sejam tidas em conta tanto as melhores opções de construção, como as mais indicadas, como ainda ver aplicadas, de forma teórica, todas as possibilidades arquitetónicas espelhadas no papel.

Os projetos de casas supõem o estudo minucioso de cada divisão da casa, para a optimização perfeita do espaço.

Não desfazendo dos restantes casos, o estudo da localização exata de uma piscina e área de lazer exterior, o jardim que rodeia a casa e a forma como este interage com a construção da casa são de extrema importância. As áreas exteriores dão sensação de espaço e permitem a vivência de momentos de qualidade numa casa. Para estes, um arquiteto de exteriores será a pessoa mais indicada para dar o seu contributo.

Pensando no interior da casa, a casa de banho principal, a cozinha de todos, o escritório, os quartos e a sala de jantar são as áreas que interessa serem as mais funcionais e práticas. Para estes, um arquiteto e um decorador de interiores são as peças essenciais para jogar.

Por fim, existem ainda opções para divisões de luxo que quando englobadas na fase de projeto de uma casa conseguem ser englobadas de forma orgânica e acrescer valor à construção.

A zona da piscina

Renovação moradia em Birre II | Cascais: Casas modernas por shfa
shfa

Renovação moradia em Birre II | Cascais

shfa

Os projectos de casas grandes, ou com áreas envolventes espaçosas, ou mesmo de condomínios fechados têm quase sempre uma piscina englobada. Isto dá-se uma vez que uma piscina significa sempre um aumento de qualidade de vida e valor acrescido ao imóvel.

A piscina projetada pode ser de forma simples ou elaborada à volta da casa, com ou sem grandes motivos decorativos dentro da mesma e existem ainda várias opções a estudar na sua construção como ser aquecida ou não, ao ar livre ou coberta, sendo que as opções de cobertura são imensas e variadíssimas. Os projetos de casas deverão englobar piscinas adaptadas à área envolvente disponível.

A zona exterior de lazer

A área de lazer exterior deverá envolver-se totalmente com a piscina pensada na fase de projecto, e é aqui que um arquitecto de exteriores continua a fazer magia. Estudos sobre a exposição solar da zona, a pendente do terreno, circulação de águas subterrâneas da zona e projecto da casa anexa à obra são factores a ter em conta para o planeamento da zona de lazer conjunta com a piscina.

Um jardim diferente

Outro fator complementar com as duas zonas anteriores de um projeto de casas é o jardim exterior. Na imagem é apresentada uma solução diferente, totalmente ligada com a própria construção da casa em si. Ainda que estes dois estejam ligados, não é possível descurar a complementaridade do jardim com a zona de lazer exterior e a piscina. É nesta fase dos projetos de casas que os arquitetos paisagistas entram e mais contribuem para uma harmonia plena das zonas exteriores.

Casa de banho majestosa

Casas de banho clássicas por homify

Passando para o interior da casa, onde o arquiteto de interiores e o decorador de interiores mais interagem com o feliz proprietário da futura casa.

Uma das divisões que mais bem-estar proporciona aos seus moradores é a casa de banho e por isso, esta divisão merece o maior cuidado. Uma divisão espaçosa e com mobiliário simples é a combinação perfeita para momentos íntimos de descontração.

Cozinha super prática!

Cozinha  por Meson's

A cozinha, quando vista na fase dos projetos de casas, parece sempre um amontoado de riscos mas quando materializada pode ser a divisão que mais alegria traz à casa. A preparação dos pratos mais incríveis proporciona os convívios mais apetecíveis: à volta da mesa!

Escritório de elite

038 | Apartamento, Ericeira, Mafra: Escritório  por T2 Arquitectura & Interiores
T2 Arquitectura & Interiores

038 | Apartamento, Ericeira, Mafra

T2 Arquitectura & Interiores

O escritório da casa, como divisão de elite, apenas poderá ser um desejo próprio desde as fases iniciais do imóvel, caso esteja englobado desde o projeto. Poder aproveitar para fazer um escritório de raiz significa escolher a sua localização mais adequada dentro de casa, pensar na sua adaptabilidade a outra divisória se necessário, e a exposição solar que o mesmo tem, importantíssima para uma boa concentração.

Quarto luxuoso

O quarto principal pode ser pensado de forma majestosa desde o início. Os projetos de casas normalmente dão bastante ênfase a esta divisão para que a comodidade no quarto seja máxima. Nesta imagem fica um excelente exemplo de como é possível concretizar o verdadeiro quarto de reis, para a atualidade.

Crianças com tudo o que precisam

You are Loved by me: Quarto de crianças  por catita illustrations®
catita illustrations®

You are Loved by me

catita illustrations®

Outro quarto, também de extrema importância, é o quarto das crianças da casa. Nos projetos de casas consegue-se englobar soluções inteligentes de adaptabilidade do espaço dos quartos das crianças para que estes tenham tudo o necessário e indispensável a um bom crescimento, como ainda espaços adequados a um recheio com tudo do melhor para que nada falte.

Durante os projetos de casas é permitido tudo. Pensar de forma arrojada em toda a casa é ponderar, por exemplo, uma parede de escalada no quarto dos mais novos.

Salas de jantar para todos

Niche with Pattern Collection / Cupboard, Sideboard and Dining Table: Sala de jantar  por Temahome
Temahome

Niche with Pattern Collection / Cupboard, Sideboard and Dining Table

Temahome

A sala de jantar nos projetos de casas são talvez as divisões que acabam por ser as maiores na casa. O objetivo é conseguir albergar um grande número de pessoas, ser práticas e acolhedoras ao mesmo tempo, e ainda ter pormenores deliciosos.

Nesta imagem é fácil perceber que a arquitetura desta sala de jantar é simples, e de tão simples é também perfeita. O teto trabalhado e o pormenor dos azulejos no chão são os pormenores arquitetónicos que conjugados com o candeeiro magnífico dão charme á divisão, sendo que as janelas grandes deixam entrar bastante luz e ainda permitem um enquadramento perfeito para o mobiliário encaixar de forma a ser funcional.

Melhorar corpo e mente!

Por fim, mas não por último, aproveitar a fase de projeto de uma casa para num canto com espaço englobar um mimo como é o exemplo de um banho turco com chuveiro é de génio! O valor da casa sobe, o bem-estar cresce, o corpo agradece e a felicidade é plena.

A fase de projeto de uma casa é a materialização do sonho no primeiro passo essencial para a concretização de uma obra-prima!

Deixe-nos a sua avaliação aqui!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!