10 Plantas de Interior Para Iniciantes | homify 10 Plantas de Interior Para Iniciantes

10 Plantas de Interior Para Iniciantes

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
10 Plantas de Interior Para Iniciantes Urban Jungle - Plantas e Projectos CasaPlantas e acessórios
Loading admin actions …

As plantas de interior nunca passaram de moda, mas, nos anos recentes, é notório que as pessoas estão, cada vez mais, a descobrir os inúmeros benefícios de ter plantas em casa e a cultivar genuíno apreço e até carinho pela arte da botânica. Afinal de contas, é bonito cuidar destes organismos vivos que têm as suas exigências, que cumprem os seus ciclos, que originam nova vida sob a forma de flores e/ou folhas que, timidamente, se vão desenrolando até se transformarem em folhas brilhantes e viçosas.

Porém, quem só está agora a iniciar a sua urban jungle, pode sentir-se um pouco apreensivo e ter alguns percalços ao cuidar das plantas. Mas não se preocupe! Acontece-nos a todos. A pensar nisso, a Urban Jungle – Plantas e Projectos seleccionou 10 plantas de interior a pensar nos iniciantes. São fáceis de manter, perdoam esquecimentos na rega, são tolerantes a condições de luz reduzida e a variações de temperatura. Além disso, dão-se bem em qualquer canto da casa, mesmo no que fica mais esquecido. Estas características fazem delas as melhores plantas para começar, para quem tem pouco tempo ou jeito e para quem quer apenas ganhar alguma moral para, depois, comprar outras plantas mais desafiantes. É o seu caso? Então, tome nota!

1. Zamioculcas zamiifolia | Planta da Sorte

Zamioculcas zamiifolia | Planta da Sorte Urban Jungle - Plantas e Projectos CasaPlantas e acessórios
Urban Jungle – Plantas e Projectos

Zamioculcas zamiifolia | Planta da Sorte

Urban Jungle - Plantas e Projectos

O nome é estranho, mas os cuidados são simples. A Zamioculcas é a planta certa para qualquer principiante e apesar de se chamar planta da sorte, não é preciso ter sorte para a manter viva porque ela é capaz de sobreviver sem ser regada por longos períodos de tempo e tolera condições de luz muito reduzida. Além disso – e para os que se interessam pelo assunto – cabe mencionar que, de acordo com o Feng Shui, é uma planta associada a energias positivas. E olhe que bem que fica a decorar a secretária! Será esta a sua próxima colega de trabalho? 🤔

2. Monstera deliciosa | Costela-de-Adão

Monstera deliciosa | Costela de Adão Urban Jungle - Plantas e Projectos CasaPlantas e acessórios
Urban Jungle – Plantas e Projectos

Monstera deliciosa | Costela de Adão

Urban Jungle - Plantas e Projectos

É uma das plantas da moda e não é difícil perceber porquê. Chama-se Monstera deliciosa (ou costela-de-Adão) e é deliciosamente fácil de cuidar, o que a torna um clássico entre as plantas de interior. Com o seu ar exótico e crescimento exuberante, está entre as plantas mais queridas por iniciantes e experientes.

3. Espada de São Jorge | Sansevieria trifasciata

Espada de São Jorge | Sansevieria trifasciata Urban Jungle - Plantas e Projectos CasaPlantas e acessórios
Urban Jungle – Plantas e Projectos

Espada de São Jorge | Sansevieria trifasciata

Urban Jungle - Plantas e Projectos

A espada-de-São-Jorge é, também ela, uma das mais populares e intemporais plantas de interior. A planta pertence à família das Sansevieria e é conhecida pela resistência e adaptabilidade a uma grande variedade de condições. A planta deve ser regada com muito pouca frequência e tanto cresce bem sob sol directo como na sombra.

4. Ficus elastica 'Tineke'

Conhecidas como borracheiras (calma, não precisa de ir esconder o álcool), as Ficus elastica são plantas versáteis que crescem bem no interior e no exterior. A variedade Tieneke alia a beleza à resistência, evidenciando-se pelas suas folhas variegadas com bonitos padrões brancos e verdes.

5. Ceropegia woodii | Corações emaranhados

Ceropegia woodii | Corações emaranhados Urban Jungle - Plantas e Projectos CasaPlantas e acessórios
Urban Jungle – Plantas e Projectos

Ceropegia woodii | Corações emaranhados

Urban Jungle - Plantas e Projectos

As pequenas folhas em forma de coração da Ceropegia estão ligadas entre si por um gracioso caule em fio. Caso para dizer que é amor à primeira vista! Esta planta, também conhecida como corações emaranhados tem folhas suculentas que aceitam bem longos períodos sem necessidade de rega. Cuidar de um coração emaranhado é sempre uma boa acção, mas esta pequena planta é muito resiliente!

6. Maranta leuconeura ‘Fascinator’

As Marantas são plantas famosas pelo movimento das suas folhas que segue o ritmo do dia: fecham-se sobre si quando anoitece e voltam a abrir ao amanhecer (um pouco como nós, não é?). Crescem bem em ambientes distintos e não carecem de grandes cuidados.

7. Scindapsus pictus | Jiboia prateada

Jibóia: apesar de o nome nos lembrar o da serpente, esta planta nem é perigosa nem matreira. É muito apreciada por ser fácil de cuidar e por ir ganhando um efeito pendente à medida que cresce. É perfeita para ser colocada suspensa, num macramé, ou em pequenos espaços numa prateleira.

8. Dracaena fragrans

Sabia que, para além de muito fácil de cuidar, a Dracaena é uma eficiente purificadora de ar? Isso significa que absorve o dióxido de carbono do ambiente, proporcionando-lhe maior quantidade de oxigénio fresco o que, subsequentemente, reduz a fadiga e nos torna mais concentrados e produtivos! Quem diria, hun? Parece-nos a planta perfeita para ter no escritório, mas o seu ar tropical eleva qualquer que seja o espaço!

9. Senecio rowleyanus ‘Tear drops’

Esta linda suculenta, com amorosas e pequeninas folhas, precisa apenas de um local bem iluminado e de algum sol directo para se sentir em casa. As folhas carnudas pendentes e em forma de lágrima não deixam ninguém indiferente, pois não? 😍

10. Pilea peperomioides | Planta Chinesa do Dinheiro

Pilea peperomioides | Planta Chinesa do Dinheiro Urban Jungle - Plantas e Projectos CasaPlantas e acessórios
Urban Jungle – Plantas e Projectos

Pilea peperomioides | Planta Chinesa do Dinheiro

Urban Jungle - Plantas e Projectos

As folhas em forma de moeda valeram à Pilea peperomioides o nome de planta chinesa do dinheiro (se o atraísse, comprávamos logo 20!😎).

Para além de não precisar de grandes cuidados, é totalmente segura para animais, o que quer dizer que, se tiver animais de estimação mais curiosos, não precisa de se preocupar porque nada lhes acontece se eles lhe forem dar uma mordiscadela!

Estas são apenas 10 das plantas ideais para iniciantes, mas convidamo-lo a visitar o site da Urban Jungle – Plantas e Projectos para ver que outras espécies são conhecidas pela facilidade de manutenção. Que tal esta suculenta? Ou esta que parece um colar de pérolas? Explore esta e outras partes do site para descobrir as suas preferidas!

Em baixo, deixamos-lhe todos os contactos da Urban Jungle que, para além de vender plantas, faz serviços de paisagismo e a instalação e manutenção de jardins verticais!

  • Morada: Rua José Elias Garcia 96, 2640 – 495 Mafra, Portugal
  • Telemóvel: +351 91 577 208 9 |
  • Site:
  • urbanjungle.pt
Que outras espécies acrescentaria à lista? 

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!