Tudo o que Precisa de Saber para ter um Jardim Bonito – 21 Exemplos!

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Moradia Unifamiliar - Palmela, Tiago Tomás Arquitecto Tiago Tomás Arquitecto Jardins modernos
Loading admin actions …

O verão está mesmo à espreita, já não faltam muitos dias para desfrutarmos do calor, do sol e dos dias longos, depois de um inverno tão longo e rigoroso. Por isso, vamos pôr mãos à obra e vamos tratar do nosso jardim, das nossas flores, cortar a relva, pensar em comprar finalmente o mobiliário de jardim e, evidentemente, cuidar da piscina para dar uns bons mergulhos.

Então, para o inspirar, a homify reuniu 21 exemplos de jardins. Todas as imagens são creditadas por profissionais portugueses registados na nossa plataforma. Por isso, se tiver alguma dúvida, só precisa de clicar em cima da foto e aceder ao perfil, onde encontrará os respetivos contactos.

Além desta boa dose de inspiração, preparámos algumas dicas e conselhos para que possa cuidar melhor do seu jardim, deixando-o (ainda) mais bonito!

Quer ver como? Então, acompanhe-nos!

1. Analisar o jardim

Jardim em casa Particular em Moreira da Maia, Viveiros Florido Plantas Viveiros Florido Plantas Jardins rústicos Plantar,Comunidade de plantas,Folha,Retângulo,Vegetação,Terreno,Design urbano,Planta terrestre,Arecales,Vaso de flores
Viveiros Florido Plantas

Jardim em casa Particular em Moreira da Maia

Viveiros Florido Plantas

Antes de embarcar na jardinagem, deve ser razoável, pois é importante limitar-se nas suas intenções, de acordo com o tempo que deseja dedicar ao seu jardim. Este é um espaço que exige muita observação. Precisa de analisar regularmente e ver se as plantas precisam de algo. É melhor começar com um pequeno espaço que seja fácil de manter.

Uma solução é optar por plantas mais simples de cuidar e criar um jardim com pedras, parcial ou totalmente.

2. Pedras de jardim

Há tantas opções incríveis para delimitar jardins e incluir pedras. Este jogo de materiais e cores confere uma dinâmica incrível, quer em termos estéticos, visuais e de volumes. Além disso, as pedras no jardim poupam trabalho, já que são zonas que não requerem nenhuma ou pouca manutenção.

3. Calçada portuguesa no jardim

Já se tinha lembrado de colocar calçada portuguesa no seu jardim? Se ainda não, temos a certeza que irá adorar esta sugestão, pois além de ser bonita, também lhe poupa horas de manutenção.

4. Crie privacidade no seu jardim

Deck em madeira de pinho e oliveira Catobranco Lda Jardins mediterrânicos Madeira Acabamento em madeira deck, madeira, jardim, súlipas, travessas caminhos de ferro
Catobranco Lda

Deck em madeira de pinho e oliveira

Catobranco Lda

É importante criar um jardim intimista e privado, por isso, deve encontrar soluções para dar mais privacidade ao espaço. Além disso, dá logo outro sentimento ao jardim. Pode optar por painéis de madeira, PVC, ferro forjado, metal ou outro material. Também pode comprar plantas e arbustos, e escolhê-los já em flor e grandes o suficiente para que o efeito esteja lá desde o momento do plantio.

Leia: 23 vedações para jardim baratas, mas eficazes (e com estilo!).

5. Optar por um jardim minimalista

Moradia Unifamiliar - Palmela, Tiago Tomás Arquitecto Tiago Tomás Arquitecto Jardins modernos
Tiago Tomás Arquitecto

Moradia Unifamiliar – Palmela

Tiago Tomás Arquitecto

Gosta do estilo minimalista? Também não quer ter muito trabalho, nem despesa para cuidar do seu jardim? Então, opte por algo tão simples assim. Aqui, o menos é mais e tudo está numa perfeita sintonia. Como vê, não precisa de ter um grande investimento para ter um projeto de jardim incrível. Pode sempre contratar um profissional especialista, para criar o seu jardim de sonho. Veja a lista de profissionais: aqui.

6.

Espaço exterior de condominio fechado, Arqnow, Unipessoal, Lda Arqnow, Unipessoal, Lda Jardins minimalistas
Arqnow, Unipessoal, Lda

Espaço exterior de condominio fechado

Arqnow, Unipessoal, Lda

7. Plantas de casa já crescidas

Deixe-se levar pela compra por impulso com a vasta gama de plantas oferecidas em vasos, já em flor, sejam perenes ou arbustivas. Cria garantidamente um efeito imediato! Mas certifique-se de humedecer bem a raiz, plantá-la imediatamente e seguir as regas.

Escolha plantas que acabaram de florescer ou que estejam, ainda, fechadas para um efeito mais duradouro.

8. Plantas suspensas

Instalação de plantas suspensas fiu no Hotel Minho fiu jardins, lda. Jardins modernos produtos,Madeira,Galho,Plantar,Mancha de madeira,Madeira dura,Grama,Padrão,Árvore,Tronco
fiu jardins, lda.

Instalação de plantas suspensas fiu no Hotel Minho

fiu jardins, lda.

Faça diferente e procure ideias atuais! Para decorar o seu jardim, pode optar por estas pequenas oliveiras suspensas. Não só ficam super decorativas, como também criam uma dinâmica vertical muito interessante.

Pode apostar por suspender várias, com diferentes alturas, para dar este visual irreverente.

9. Oliveira no jardim

Se no exemplo anterior vimos pequenas oliveiras, agora partilhamos uma árvore grande e desenvolvida. Não é segredo para ninguém que as oliveiras são das árvores mais procuradas para ornamentar jardins, não só por aquilo que significam, mas também pelo seu lado rústico e a sua fácil adaptação.

10. Mobilar o jardim

Depois de cuidar do seu jardim e ter plantado o que idealizava, é importante instalar nele alguns móveis para poder desfrutar desse espaço. Geralmente, o mobiliário de jardim (mesas de jardim, cadeiras de jardim, etc.) é útil quando queremos descansar um pouco e receber amigos no nosso jardim.

Para tal, pode optar por espreguiçadeiras ou móveis de jardim. A opção que selecionar será baseada nas suas preferências e estilo de vida, mas seja qual for a peça de mobiliário que irá instalar no seu jardim, esta deve trazer mais à sua decoração.

11.

Este sofá de jardim é uma peça de mobiliário incrível para se ter num jardim, mas antes de se deixar levar pelo lado estético da peça, deve garantir que tem espaço suficiente para o ter. Meça corretamente o seu jardim e não se esqueça de deixar espaço para circular.

Deve sempre escolher peças de mobiliário proporcionais ao lugar, mantendo coerência e harmonia.

12.

Espaços Exteriores, MUDAME MUDAME Jardins modernos Plantar,Mobiliário,Cadeira,Mobília ao ar livre,Grama,Apoio de braço,Árvore,Conforto,Design urbano,Mobiliário de rua
MUDAME

Espaços Exteriores

MUDAME

Existem opções mais simples, mas igualmente bonitas!

13. Lareira elétrica no jardim

Varanda de quarto hotel de luxo Vanda Boavida Jardins rústicos
Vanda Boavida

Varanda de quarto hotel de luxo

Vanda Boavida

Já pensou em incluir uma lareira elétrica para dar uma conforto ao seu jardim? Se ainda não, depois de ver esta inspiração, não irá pensar noutra coisa! Além de criar um efeito visual incrível, proporciona uma atmosfera inesquecível, nomeadamente quando os convívios se prolongam pela noite dentro, no jardim.

14. Jardim vertical

Jardim de sonho _ moradia, MEA Interior Design MEA Interior Design Jardins tropicais
MEA Interior Design

Jardim de sonho _ moradia

MEA Interior Design

Se quiser dar um efeito visual diferente ao seu jardim, como tapar alguma parede ou criar uma atmosfera mais zen, pode perfeitamente criar um jardim vertical.

Recomendamos que este trabalho seja feito por um profissional especializado. Leia mais sobre este tema, neste artigo: Jardins verticais: o futuro passa por eles!

15. Jardim com diversidade de plantas

Jardíssimo - Casa Raio de Luz, Porches, Jardíssimo Jardíssimo Jardins tropicais
Jardíssimo

Jardíssimo – Casa Raio de Luz, Porches

Jardíssimo

Que plantas escolher para ornamentar um jardim? É sempre uma grande dúvida, mas a verdade é que a resposta dependerá sempre dos seus gostos pessoais, mas também do tempo que dispõe para cuidar das plantas. Informe-se sobre os cuidados necessários de cada planta, antes de comprá-la, porque algumas requerem mais cuidados que outras e se não tiver muito jeito, nem tempo, poderá estar a gastar dinheiro em vão.

Por exemplo, as palmeiras e as bananeiras conferem um ambiente exótico e não requerem grandes cuidados.

16. Um pequeno jardim

Pode dividir o seu jardim assim! Deixando apenas uma pequena parte para plantas, árvores ou horta e o resto fica revestido num material à sua escolha, como deck de madeira, cerâmica ou calçada portuguesa.

É uma opção muito bonita e perfeita para instalar o mobiliário de jardim, para desfrutar do verão!

17.

Jardíssimo - Villa Louella, Vale de Boi, Jardíssimo Jardíssimo Jardins modernos
Jardíssimo

Jardíssimo – Villa Louella, Vale de Boi

Jardíssimo

18. Criar um caminho

Pode criar um caminho no seu jardim, para evitar de andar na relva. Além de ficar bem, em termos visuais, torna-se muito prático também.

A mistura de cores e materiais resultou muito bem neste projeto. O ambiente está relaxante e intimista.

19. Que relva escolher?

Colocação de Tapetes de Relva Natural, GRASS4YOU GRASS4YOU Jardins campestres
GRASS4YOU

Colocação de Tapetes de Relva Natural

GRASS4YOU

A escolha da relva é sempre um dilema num projeto de jardinagem: artificial, tapete ou natural?

De facto, é mais uma questão pessoal, que tem a ver com o seu orçamento e disponibilidade, mas para tirar todas as suas dúvidas, leia sobre as vantagens e desvantagens de cada opção: Relva em tapete, artificial ou natural – solução para quem não quer ficar a ver a erva crescer!



20. Decorar o jardim

Project - Amoreiras Family Home, LojaQuerido by Ana Antunes LojaQuerido by Ana Antunes Jardins clássicos Preto
LojaQuerido by Ana Antunes

Project – Amoreiras Family Home

LojaQuerido by Ana Antunes

Depois de ter escolhido as flores, as plantas, a relva, o material, os revestimentos, as vedações… É necessário pensar nos detalhes decorativos do seu jardim. É muito importante dar-lhe um toque pessoal, tal como faz dentro de casa. No fundo, o seu jardim é a extensão da sua casa, por isso, cuide dele da mesma forma!

21. Casas com piscina

E, por fim, não podíamos concluir o nosso artigo sem um exemplo de uma casa com piscina! Ter uma piscina em casa é, sem dúvida, um luxo, mas que dá muito mais alegria ao ambiente e aos seus moradores!

Piscina pequena ou grande, se tiver essa possibilidade não hesite em considerá-la, porque a casa fica mais valorizada.

Gostou de ver este artigo? Inspirou-se? Conte-nos tudo!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!