Minimalismo vs. Romantismo na berma de um canal

anadomenti anadomenti
Loading admin actions …

Quem nunca sonhou com uma casa na berma de um canal? Numa linguagem romântica e em contacto extremo com a natureza, este será o sonho de qualquer um. Como uma cena romântica retirada de um filme, hoje iremos apresentar-lhe um projecto bastante inspirador. Vencedor de um concurso, este projecto localizado em Hamburgo da autoria do atelier DFZ Architekten cujo design foi inspirado na arquitectura dos barcos é um projecto excepcional, que combina a forma com a função. Ficou curioso?! 

A casa-barco

A vista proporcionada através do canal onde esta casa se localiza não deixa margens para dúvidas. Esta casa, claramente inspirada na arquitectura naval, é um lugar que combina a forma com a função. Já que se trata de um espaço limitado em termos de área, os espaços foram pensados até ao mais minucioso detalhe, possibilitando a que os mesmos exerçam múltiplas funções de acordo com o programa procurado. 

De uma forma geral, o conceito desta casa baseia-se na união de diferentes caixas que fazem lembrar os contentores de transporte de mercadoria normalmente localizados nos portos. Assentes uns sobre os outros, permitem a criação de diferentes espaços e diferentes ambientes.

A conexão com a rua dá-se através de uma escada extremamente esbelta, que divide de uma forma elegantíssima os dois blocos que formam a casa.

Relação com a envolvente

Já que se trata de um país onde a luz natural é relativamente escassa nos meses de inverno, foi extremamente importante a criação de grandes envidraçados que permitam a entrada abundante de luz natural. Para além da preocupação com a entrada de luz, foi também importante garantir a fantástica vista para o canal a partir de todas as divisões desta casa. 

Para além do acesso a partir da terra, é também possível aceder à casa a partir do canal. Assim, o acesso via barco é feito através do deck em madeira. E por falar em deck, já imaginou os banhos de sol que pode apanhar no verão a partir deste espaço incrível?

Um interior super moderno

No interior da casa, os materiais e as formas utilizadas no exterior também dão forma a estes espaços. Localizados no piso térreo, onde se dispõem a cozinha, sala de jantar e a sala de estar, encontramo-nos num ambiente bastante moderno e minimalista, e muito acolhedor. Para além da maravilhosa vista sobre o canal, esta cozinha transborda luz natural não só devido ao enorme vão introduzido mas também devido à luz zenital junto à parede branca. O elemento chave desta cozinha é sem dúvida a ilha.  Localizada ao centro do espaço (tal como o nome indica), é sem dúvida um lugar privilegiado para desfrutar da vista enquanto se cozinha.

As matérias e os tons

No piso de cima e seguindo a mesma linguagem arquitectónica apresentada na cozinha, o branco também ele tem dominância sobre este espaço. Como revestimento do pavimento, surge a madeira maciça para conferir maior conforto térmico a esta divisão. 

De forma a causar um efeito dramático sobre a escada, é também aqui introduzida a iluminação zenital. Para além de enfatizar a escada, permite a entrada de iluminação natural no espaço. 

A linguagem arquitectónica

E para finalizar, não podíamos deixar de o levar numa visita pelo quarto. Aqui o piso difere do pavimento em madeira utilizado nos restantes compartimentos apresentados. O branco utilizado nas paredes e tecto contrastam com o caixilho metálico preto e as guardas. De forma a provocar a sensação de que nos encontramos num barco, temos as guardas e as paredes a meia altura, que dão a sensação de que nos encontramos numa galeria. Ao fundo, a madeira num tom quente define um outro espaço. Apesar da mesma linguagem pretendida, a diferenciação dos espaços a partir dos materiais tornam cada divisão numa divisão especial e única. 

Gostou deste passeio de barco? Deixe-nos aqui a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!