Flores e Plantas: Cor, Vida e Frescura Dentro de Portas | 29 Fotos Para o Inspirar

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Saldanha 67, Andréa Schaefer Studio Andréa Schaefer Studio Salas de jantar escandinavas
Loading admin actions …

Seja qual for o estilo arquitectónico ou decorativo da sua casa, independentemente da estação do ano e do sítio onde vive, as flores e as plantas serão sempre uma boa opção para decorar e criar ambientes. No que toca ao seu uso, não existem restrições ou regras definidas. Assim sendo, enquanto elementos de decoração, as flores e as plantas podem ser utilizadas nas mais diversas texturas, tons e formatos e em qualquer divisão. Através delas, pode criar as atmosferas e as sensações a que almeja, sejam elas mais românticas, alegres ou relaxantes. Para além das características de que os seus olhos podem desfrutar, o recurso a plantas naturais permitir-lhe-á, ainda, utilizar um outro sentido que mudará a forma como absorverá as sensações que a sua casa desperta: o olfacto.

O artigo de hoje é dedicado a elas. Acompanhe-nos neste passeio colorido!

1. Que tipos de plantas e flores existem?

É impossível nomear todos os tipos de plantas e flores existentes. Tentaremos dividir a classificação por grupos mais abrangentes.

  • De interior: é importante identificarmos as plantas mais adequadas aos ambientes de interior, pois só sobreviverão mediante determinadas condições. Note-se que há uma diferença entre plantas que se adaptam ao interior e plantas de interior, pois, em boa verdade, não há plantas de interior, mas sim espécies mais propícias a serem usadas nesse contexto. Entre as mais usadas no interior, estão as violetas, o aloé vera, a samambaia, os cactos e os lírios.
  • De exterior: pelo contrário, há plantas e flores que, pelas suas características, são mais usadas em ambientes exteriores. Escolha-as sempre consoante o clima da região em que habita, o tempo que tem para a manutenção, o estilo da casa – minimalista, campestre, etc. – e o seu gosto pessoal. Destacamos e hera, as palmeiras, as hortênsias e as túlipas.
  • Perenes: a palavra “perene” significa “por anos”. É esta a designação atribuída a vegetação com um ciclo de vida longo. Ao contrário do que se possa pensar, não significa que estas plantas duram para sempre. A perenidade está relacionada com o ciclo de vida que ultrapassa os dois anos.
  • Anuais: são aquelas cujo ciclo de vida tem apenas um ano, ou seja, germinam, florescem e morrem neste intervalo de tempo.
  • Bianuais: assemelham-se às anuais, mas têm um ciclo de vida de dois anos. No primeiro ano, desenvolvem-se e, no segundo, florescem, dão frutos e morrem. As plantas bianuais são mais raras do que as primeiras e, em alguns casos, completam o ciclo de vida num ano.
  • De sombra, semi-sombra e luz directa: todas precisam de luz para se desenvolverem, mas umas mais do que outras. É, por exemplo, muito comum criar jardins sob o vão das escadas. Estas áreas são, geralmente, mal iluminadas pelo que se torna impreterível escolher espécies que sobrevivam à sombra ou com pouca luz.
  • Artificiais: sim, é verdade. Não são realmente plantas. Mas, hoje em dia, já se fazem perfeitas imitações que podem servir para ornamentar o interior das casas sem com isso acartarem inconveniências de manutenção, posicionamento em relação ao sol, adubagem ou escolha de terra. São também conhecidas como plantas permanentes.

2. Como e onde utilizar flores dentro de casa?

Não há necessariamente regras sobre a utilização de flores e de plantas dentro de casa. As flores e as plantas são extremamente versáteis, por isso, siga a sua intuição e, claro, inspire-se nas fotografias que utilizámos para ilustrar este artigo e que pertencem todas a empresas e projectos de profissionais portugueses. Porém, se sente que precisa de algumas dicas, considere as que se seguem nas próximas imagens.

A entrada é o primeiro espaço que se vê quando se entra em casa e funciona como cartão de visita da mesma. A decoração desta área deve, por isso, ser cuidada. E que melhor do que flores frescas e plantas para dar as boas-vindas? Tente fugir das tradicionais coroas de flores penduradas nas portas e foque-se em arranjos de flores mais modernos que emprestem frescura ao ambiente. Escolha as flores em função das cores que predominam no espaço ou do estilo do mesmo (numa decoração clássica, por exemplo, as rosas e as orquídeas poderão ser uma boa opção). Mas, se preferir um arranjo menos exuberante, visto esta ser uma área de passagem, use só folhas e flores com cores mais neutras como o branco (que fica sempre bem!).

A sala de estar é um espaço pensado para o repouso e para a reunião entre amigos e família. Será aqui que vão ser recebidas as suas visitas, por isso, a decoração deve transmitir sensações positivas e ser convidativa. Uma vez que este é um ambiente muito utilizado, é importante garantir que as flores e plantas não comprometem a funcionalidade do espaço. Aposte em pequenos toques floridos e arranjos em cima das mesas de centro, de apoio e de aparadores e também em jarras ou vasos que acrescentem valor estético ao ambiente, de acordo com o estilo de decoração do mesmo. O móvel de televisão é um bom local para colocar uma jarra bonita. Pode também preencher uma esquina com uma jarra alta com uns ramos secos ou umas pampas.

2.3. Cozinha

A cozinha é um espaço muito valorizado actualmente. Trata-se de uma divisão que, cada vez mais, serve para desfrutar da companhia dos outros ao sabor de deliciosas refeições. Assim sendo, é fundamental que nela seja criado um ambiente agradável e alegre, capaz de elevar o estado espírito de quem por lá passa. Aproveite as bancadas, as mesas e os parapeitos das janelas para dar um toque de cor e trazer a natureza ao ambiente. Sendo um espaço com uma acentuada vertente utilitária, sugerimos flores em jarras pequenas ou plantas pequenas (podem ser plantas aromáticas) em vasos simples e discretos. Note-se, ainda, que é importante escolher plantas que se dêem bem em ambientes húmidos e quentes como a cozinha. A hera-do-diabo, por exemplo, é uma boa planta para a cozinha.

2. 4. Escritório

Nos tempos que correm, há muitas pessoas que estão a trabalhar a partir de casa a tempo inteiro. Sendo este um espaço onde passam uma boa parte do dia, é importante tornar o ambiente mais leve e apelativo. E nada como usar flores e plantas para o efeito! Coloque plantas e/ou pequenos arranjos florais na secretária ou até nas estantes misturadas com os livros e demais objectos decorativos. Estes toques de cor oferecerão luminosidade e naturalidade ao espaço tornando-o, de imediato, mais interessante. Além disso, as plantas têm o poder de deixar o ambiente mais alegre, o que tem impacto no estado de espírito e na produtividade de quem o usa. Trabalhar num espaço escuro e sem cor deixa-nos mais desanimados.

2.5. Quarto

As flores e as plantas tornam a atmosfera do quarto mais serena e propícia ao repouso. Sabemos que as plantas fazem a fotossíntese durante o dia e produzem oxigénio à noite, mas a quantidade de oxigénio consumida é parca e não causa qualquer problema a um ser humano, por isso, não hesite em incorporar plantas ou flores no seu quarto. Sugerimos, porém, que não sobrecarregue o espaço com plantas para que o consiga manter leve e arejado. Aposte apenas numa ou duas plantas – uma oliveira, por exemplo – e/ou em plantas pequenas; no caso das flores, pode colocar pequenos arranjos a decorar as mesas de cabeceira ou um arranjo de flores bonito numa jarra sobre a cómoda. Os vasos suspensos, como vemos no projecto acima, são, igualmente, uma boa opção para este espaço, pela estética despojada e romântica que criam.

2.6. Sala de jantar

Na sala de jantar, decorar a mesa com uma jarra de flores é, sem dúvida, a escolha mais apropriada. Contudo, se tiver móveis de apoio à mesa, como um aparador ou uma consola, também pode decorá-las com uma jarra ou um vaso bonito. É uma forma de tornar este ambiente – de socialização, por natureza – mais alegre, colorido e fresco.

À semelhança da cozinha, desaconselhamos o uso de plantas demasiado grandes na casa de banho, a menos que se trate de uma casa de banho ampla com uma banheira independente, tal como a da imagem, onde se criou um ambiente em jeito de spa.

Todavia, e de um modo geral, é preferível optar por pequenos apontamentos como a colocação de apenas folhas numa jarra. Como é um espaço muito húmido, exposto a temperaturas mais altas e que, por norma, não recebe muita luz natural, deve procurar espécies resistentes ou favorecer plantas artificiais ou flores secas.

3. Como fazer as flores durar mais tempo?

Recebeu ou comprou um ramo de flores que adora e fica triste por murcharem tão rápido? Pois é. A menos que sejam flores secas, há sempre esse problema. Mas ainda que não durem tanto quanto gostaríamos, há formas de prolongar a vida de um ramo de flores numa jarra. Em baixo, deixamos-lhe algumas:

  • Não exagere na quantidade de água: este é um dos aspectos ao qual não se tende a prestar muita atenção. Pegamos numa jarra, enchemos com uma quantidade de água aleatória e já está. Ora, para as flores durarem mais não precisam que a jarra esteja cheia. Bem pelo contrário. Dois ou três dedos de água bastarão. Mais do que isso levará ao apodrecimento das raízes e à multiplicação de microrganismos.
  • Troque a água: não trocar a água é outro factor que leva a que os ramos de flores murchem rapidamente. Não as deixe mergulhadas na mesma água por vários dias. Troque a água de dois em dois dias para que as flores não fiquem mergulhadas em água suja onde proliferam bactérias e fungos.
  • Corte os caules: aproveite para cortar os caules, na diagonal, cerca de 0.5cm, quando mudar a água, de dois em dois dias. O corte do local permitirá que absorvam melhor a água.
  • Mantenha-as num local bem ventilado: evite colocar as jarras em ambientes que não sejam arejados ou demasiado abafados. Estes factores aceleram a vaporização da água que a planta absorve rapidamente e diminuem as acções orgânicas das flores, fazendo com que respirem menos e acabem por murchar.
  • Não as exponha directamente ao sol: o sol em excesso pode queimar as folhas e secar a raiz. Escolha um ambiente onde possam estar bem iluminadas, mas não directamente expostas durante demasiadas horas (especialmente durante a tarde).
  • Retire flores e folhas murchas: vá retirando as flores e folhas murchas porque estas últimas libertam gás etileno que contagia as restantes.

4. Tendência: ramos ou galhos com pequenas folhas

Se acompanha as tendências, então já terá reparado que, actualmente, se utilizam amiúde ramos ou galhos com pequenas folhas ou flores. Deste modo, os elementos naturais estão presentes, mas de forma mais subtil e minimalista. Além disso, surgem colocados em jarras ou vasos simples de cerâmica e de vidro. Estes arranjos secos, para além da elegância que emprestam aos espaços, exigem pouca ou nenhuma manutenção e podem durar anos.

5. Que plantas são fáceis de cuidar?

Adora plantas, mas os seus dotes de botânica deixam a desejar? Então, deve procurar espécies fáceis de cuidar. Eis algumas, entre muitas outras, que pode considerar:

  • Monstera deliciosa;
  • Echeveria agavoides;
  • Sansevieria laurentii;
  • Cathalea;
  • Hylocereus undatus;
  • Euphorbia acrurensis;
  • Dracaena marginata.

Espreite a nossa secção de DIY dedicada a jardinagem para explorar os cuidados a ter com centenas de plantas.

6. Plantas artificiais ou plantas naturais?

Antigamente, as plantas artificiais eram francamente feias. A palavra “artificial” assentava-lhes na perfeição porque era por demais evidente que não eram naturais. Hoje em dia, porém, há plantas artificiais que reproduzem tão bem as reais que, por vezes, é difícil perceber se estamos perante “o original ou a cópia”. A grande vantagem destas plantas é, obviamente, não precisarem de manutenção. Basta que lhes seja limpo o pó porque, de resto, estão sempre bonitas!

Mas… não é a mesma coisa. As plantas naturais purificam o ar, têm um cheiro e um toque diferentes e são uma forma de trazermos a natureza para mais perto de nós e que tanta falta faz nas cidades e nos espaços onde nos movimentamos, sejam eles a nossa casa, o escritório ou espaços públicos e/ou comerciais. Além disso, é bonito ver um organismo vivo a crescer, a desenvolver-se, a cumprir ciclos e a gerar novos rebentos. No mais, e como já referimos, há plantas tão resistentes e fáceis de manter que há sempre escolha, mesmo para os mais ocupados, distraídos ou desajeitados.

7. Aconselhe-se junto dos melhores profissionais!

E já que falámos de flores e plantas, não deixe de consultar a nossa base de dados com empresas de jardinagem portuguesas e de arquitectos paisagistas que o podem ajudar a criar o seu jardim de sonho, seja ele no interior ou no exterior. Pode afunilar a sua pesquisa, inserindo o nome ou o código postal da área onde reside. São estes profissionais que lhe podem dizer quais as melhores plantas e flores de jardim para a sua região, que estilo de jardim melhor se adequa ao seu espaço e casa, que cuidados deve ter com cada espécie, entre muitas outras coisas!

Tem flores ou plantas preferidas? Estas dicas foram-lhe úteis?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista